O município de Três Ranchos é um dos destinos mais procurados por turistas de Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal, além de diversas outras partes do país. E isso se deve a suas incontáveis belezas que estão espalhadas por todas as partes. Mas um cartão postal em especial é o mais procurado por todos: o exuberante Lago Azul que margeia a cidade.
Com o intuito de cultivar esse patrimônio e tudo que ele representa e preserva, a Prefeitura do município criou o "Mutirão de Limpeza do Lago Azul" que está em sua terceira edição, essa realizada no mês de celebração dos 69 anos de emancipação política do município.
A secretária de Meio Ambiente comemorou mais uma edição do evento e ressaltou o objetivo da ação: "Estamos realizando com muita alegria, mais uma edição do "Mutirão de Limpeza" as margens do lago azul. O evento que vem acontecendo como objetivo de conscientizar a nossa população e também os visitantes sobre o não descarte de resíduos no nosso lago. E também em promover a atividade ecológica da coleta desses resíduos que são descartados e ficam armazenados as margens do represamento da Usina Hidrelétrica de Emborcação (UHE). Já vimos resultados positivos, desde que a ação foi implantada e temos certeza que a cada nova etapa, veremos uma maior participação de todos em preservar nosso lago e assim nosso meio ambiente". - ressaltou Clicia Feitosa.
A "Prainha" foi o local onde os voluntários concentraram, nas primeiras horas do dia, para a saída das 18 embarcações que se deslocaram para vários pontos do lago. Participaram da ação: o prefeito Dr. Hugo Deleon de Carvalho Costa (CID), o vice prefeito Haroldo Calaça Coelho - Haroldinho (PP); secretários municipais: Clícia Feitosa (Meio Ambiente) e Agnaldo Miguel (Turismo) junto a suas equipes; Corpo de Bombeiros, CLAN (representantes a CEMID), o presidente da Câmara Ricardo do Ico (CID); Paulinho e coordenadores do Campeonato Goiano de Pesca Esportiva e Pescadores Esportivos de Catalão (GO), Três Ranchos (GO) e Grupiara (MG).
Dr. Hugo Deleon que participou de todas as etapas, agradeceu os voluntários que como ele tem dedicado dias a despoluir o lago. E enalteceu a conscientização daqueles que fazem o descarte correto de seus resíduos durante estada no lago ou em suas margens: "Essa é mais uma etapa e gostaria muito de agradecer todos que participaram de mais uma edição do nosso mutirão. Nós vimos uma melhora em relação as outras etapas que já realizamos, e, é muito bom ver que está havendo uma conscientização, mas ainda há muito lixo, recolhemos em torno de uma tonelada e ainda tem muito lixo. Inclusive, encontramos locais com grande concentração de resíduos descartados no lago e já vamos organizar outra data para realizar mais uma etapa". - enalteceu o Gestor Trirranchense.
Haroldinho também participou do mutirão e foi enfático ao dissertar sobre críticas sem ações feitas sobre a poluição do lago com os descartes indevidos. Assim como também sobre a importância da ação para o futuro do meio Ambiente e dos que dele precisam para viver: "Melhor do que falácias, são atitudes que se tornem ações para melhorar o ambiente em que vivemos. Preservar, conscientizar e agir a favor do meio ambiente é preciso. Nossa geração e principalmente as gerações futuras, serão os mais beneficiados com que estamos fazendo agora. Nosso Lago Azul é a nossa maior riqueza, dedicar do nosso tempo pra cuidar dessa beleza natural é nossa obrigação, como homem público e, mais ainda, como cidadão".