Mal havia saído os primeiros raios de sol e a Prainha de Três Ranchos ficou lotada pelos 408 pescadores e centenas de membros do suporte das equipes que se inscrevera para a final do "Circuito Goiano de Pesca Esportiva", no ultimo sábado (29/10). Foram 136 equipes inscritas, sendo que em cada embarcação, três pescadores. Por volta da 6 da manhã o evento foi aberto de forma oficial, com as intrusões e um caprichado café da manhã para os competidores e suas equipes trazidas pela equipe de organização formada pelo presidente da Casa da Pesca Paulo Elton Neto - Paulinho; Prefeitura de Três Ranchos com seus representantes: prefeito Dr. Hugo Deleon de Carvalho Costa, o vice-prefeito Haroldo Calaça Coelho - Haroldinho e secretários: Agnaldo Miguel (Turismo) e Clícia Feitosa (Meio Ambiente) e Presidente da Goiás Turismo através de seu presidente Fabricio Amaral. Também estiveram presentes os vereadores: o presidente do Poder Legislativo Ricardo Gonçalves de Rezende - popular Ricardo do Ico, Barcelana Salia de Melo, Waguinho Carlota, Vinicius Calaça, Jose Carlos Bernardes - Botinha, Divano Pereira Mundim e João Henrique.
O jovem prefeito Dr. Hugo Deleon, comemorou o sucesso do evento que atraiu para a prainha milhares de pessoas durante todo o dia e noite para acompanhar e desfrutar de outras diversas atrações que foram oferecidas a população do município e aos visitantes: "Foi uma grata surpresa todo o retorno que tivemos na abertura do circuito, mas hoje, realmente, tivemos todas as nossas expectativas superadas. Ver as pessoas, antes das seis da manhã, com grande movimentação na Prainha e muito bom e bonito de ver. Nós que temos na nossa cidade o Turismo como o carro chefe, sabemos o quanto é importante ver nossa cidade sendo elevada pelos turistas que vieram de tantos estados para prestigiar o evento. E vê-los retornas com uma imagem extremamente positiva das belezas e o acolhimento da nossa cidade, faz entender que estamos no caminho certo para o fortalecimento e ampliação do nosso turismo. Estamos com essas ações elevando o nível do turismo da nossa linda cidade".
Deleon também fez agradecimentos aos parceiros de organização: "Esse evento também faz parte do aniversário de 69 anos de emancipação política do município, por isso é uma festa para os visitantes, mas também para os nossos amigos de Três Ranchos. E Temos que agradecer a Deus por tudo ter sido tão perfeito, até o clima foi favorável a pesca e as celebrações que aconteceram na Prainha! Agradeço também ao Paulinho pela confiança e a parceria com nossa gestão, mas acima de tudo com o nosso município. Agradecer ao Governo do Estado através do presidente Fabricio que se tornou um grande parceiro do município de Três Ranchos e acredito que esse seja só o começo dessa grande parceria. Agradecer a nossa equipe da prefeitura, em nome do nosso vice Haroldinho, nossos secretário Agnaldo, Clicia e Neto, agradeço a todos que se empenharam para a realização dessa festa grandiosa. Agradecer a todos os visitantes e , principalmente a nossa população por confiar em tudo que nós propomos fazer para o desenvolvimento da amada cidade do Lago Azul".
O presidente da Goiás Turismo Fabricio Amaral destacou pontos positivos do município, agradeceu ao prefeito e aos organizadores e enfatizou seu desejo de que Três Ranchos se torne a capital da Pesca Esportiva em Goiás e no Brasil: "Em nome do governador Ronaldo Caiado nós temos que agradecer a Deus em primeiro lugar por ter a oportunidade de participar de um evento dessa grandiosidade. Porque tudo que é bem organizado, o governo soma esforços como foi feito aqui. Preciso agradecer também o trabalho do Paulinho que já vem fortalecendo esse tipo de evento há muitos anos, e, no período de março já realizou aqui em Três Ranchos, e cabe ressaltar que naquele momento não demos nenhum suporte financeiro e nos motivou; Destaco também o Carlos que também conhecemos e é um grande organizador de eventos da pesca esportiva e juntamos esforços para construir uma sinergia própria, naquilo que a gente acredita. E o prefeito Hugo Deleon e sua equipe que deram um show a parte nesse evento com muito trabalho, organização e acolhimento a todos os competidores, visitantes, população, ele está de parabéns, é um gestor diferenciado!".
Sobre projetos para o próximo ano salientou que existem muitos projetos, mas que não pode anuncia-los até que se defina sua permanência ou não na pasta. Mas enalteceu seus desejos "Estava conversando com os dois e perguntei o queremos para 2023?! E, eu, particularmente sou muito exigente com isso, e gostaria de colocar Goiás no cenário nacional e internacional de pesca esportiva. Sou um pescador apaixonado, acredito no meio ambiente, isso pra mim é prioritário. Então você quando tem pessoas com Paulinho, Carlos e prefeitos comprometidos como é o Hugo, que está finalizando essa temporada maravilhosa, aa gente fica muito feliz em ver nossa gente feliz".
Informou ele ainda sobre o não comparecimento justificado do governador Ronaldo Caiado: "O governador viria, falei pessoalmente com ele, inclusive, gravou um vídeo para os amigos de Três e do Circuito de pesca, ele também está muito entusiasmado com o crescimento dessa categoria tão importante para o nosso meio ambiente. E agora, no meu relatório vou apresentar a ele os números do evento. E também ressaltar a importância dessa cidade, como um todo, dizer que vai muito além de uma questão da cidade ser uma cidade de famílias, que através do turismo, tem geração de emprego e renda. E para que também aja preparativos para o ano que vem. As pessoas estando sabendo que vai acontecer aqui março e também em outubro, digo isso, porque, o meu desejo, revelo em primeira mão para vocês é manter Três Ranchos, como local de abertura e encerramento da temporada do circuito. Então o projeto é muito maior do que a gente pensa, o projeto vai muito além de um peixe e, principalmente, deixar o peixe dentro da água, é achar as pessoas conscientes da sustentabilidade ambiental".
Para Três Ranchos, o presidente da Goiás Turismo ainda revela planos que também serão apresentados ao governador que vão além de sediar etapas do circuito. Enfatizando mais pontos sobre seu relatório, solicitado pelo gestor estadual, sobre ações para o fomento do turismo no próximo ano: "Sustentabilidade do seu negócio, do seu município, nada se sustenta sozinho. O poder público não é o patrocinador principal, ele é um coadjuvante. Três Ranchos tem um potencial gigantesco para estar cada vez mais no circuito de turismo. Então vejo a necessidade de que, seja feito pelo menos um evento de destaque por mês. E o que não falta é o que explorar aqui, temos: gastronomia, pesca esportiva, trilha, esportes de rua, turismo náutico, então nós temos essa cidade como um polo para o turismo do nosso estado. Não estou falando de voto, não estou falando de eleição, de coeficiente eleitoral, nós estamos falando de visibilidade de emprego em renda de trabalho sério, que é a forma de trabalho do governador e também do Hugo. Então na nossa visão é um relatório que eu vou entregar Dr. Ronaldo Caiado é que a partir de janeiro, até dezembro aconteçam um evento por mês, no mínimo, com o apoio do estado nesse sentido".
O idealizador do circuito, Paulinho, falou sobre a história do evento e as premiações concedidas nesta edição 2022:"O circuito foi criado em 2014 e, graças a Deus, de lá para cá, só vem crescendo e ganhando visibilidade. Fizemos algumas edições em Catalão, mas devemos muito ao Hugo que foi quem acreditou primeiro nos eventos e verdadeiramente, nos apoiou, nos deu o suporte para que a competição se tornasse o que é hoje. E não podemos deixar de agradecer também ao Fabricio e através dele, o nosso governador, por acreditarem e através desse apoio, sabemos que o evento ganhara ainda maiores proporções, uma vez que esse ano já foram mais de 30 municípios goianos e sete estados representados pelos competidores. Isso se dá pelos mais de R$250 mil, distribuídos em prêmios nessa etapa, mas acredito muito mais, no fortalecimento da pratica da pesca esportiva na nossa região e no nosso estado".
O suplente de deputado estadual Luiz Sampaio (SD) é um incentivador do evento e também competiu junto a sua equipe e colocou sobre sua participação: "Sou um amante da pesca esportiva, confesso que gosto demais de peixe, mas na água, acho criaturas fascinantes. Me encantei pela pesca esportiva e por toda ideologia de unir lazer com os cuidados de meio ambiente e sustentabilidade. Por isso quero parabenizar o Paulinho pela criação e organização do evento, também a esse grande prefeito que o Hugo que deu visibilidade ao evento com seu apoio e também ao nosso presidente da Goiás Turismo Fabricio que aceitou nosso convite para conhecer e fez que o governo de goiás através da Agencia se tornasse também parceiros do evento. Estou feliz, mesmo nossa equipe tendo passado longe de ser campeã(risos), afinal o melhor na pesca esportiva, é realmente, competir".