No próximo domingo (11/12), por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMMARH), a Prefeitura de Santa Helena vai promover o 2º Rally para plantio de sementes.
A atividade prevê que serão dispensadas cerca de oito mil bombas de sementes na zona rural do município durante o percurso, com objetivo de fortalecer a presença de espécies nativas, garantindo a preservação dos locais próximos às nascentes ou mesmo que se encontram em situação de degradação ambiental.
O percurso do rally será feito em três categorias: ciclistas, motociclistas (motocross) e jipeiros (jipes). Para os ciclistas, a concentração será às 08h30, no Bairro Mutirão, e para os praticantes de motocross e jipeiros, a concentração vai acontecer a partir das 13h, no estacionamento do Parque Aquático Turmin Azevedo.
Bombas de semente
As chamadas "bombas de sementes" são uma técnica ancestral japonesa que consiste no cultivo de plantas através do arremesso de bolas compostas por argila, substrato vegetal e sementes.
As chamadas "seedbombs" ou bombas de sementes podem ser arremessadas em terrenos baldios, parques, jardins abandonados, espaços verdes ou até mesmo no jardim de casa.
Qualquer terreno pode ser cultivado com estas granadas, e elas garantem que as sementes serão protegidas dos insetos, dos pássaros, da temperatura e da luz enquanto estão na argila, e são ativadas pela chuva ou pela rega manual.
Com Informações da Secretaria de Comunicação - Prefeitura de Santa Helena de Goiás