Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Bastidores

Fio Direto Goiás, Sudeste e Catalão

Com Informações dos bastidores da Política Catalana e do Sudeste de Goiás


Mal acaba uma eleição e o assunto em Catalão, uma das cidades mais politizadas de Goiás, já é a eleição municipal de 2024 que desta vez, irá escolher os representantes do Executivo e Legislativo Municipal. E o que não falta é enredo para o assunto nos bastidores políticos!

Não Pode na Próxima

Como o atual prefeito de Catalão Adib Elias Júnior (sem partido), está em seu 4º mandato de prefeito, exercendo a reeleição nessa administração, o mesmo não poderá concorrer ao cargo. O que abre uma margem gigante para que muitos do seu grupo político manifeste, como os outros prefeitáveis de oposição, o desejo em concorrer na disputa eleitoral para gerir uma das cidades mais importantes e ricas do estado.

Aliados a Bordo

Entre os aliados do prefeito, segundo correligionários, teriam os nomes de:

Giovani Cortopassi - PDT

Apesar de, ter abortado seu projeto no apagar das luzes e aderido ao grupo, do até então classificado como adversário político, na última eleição, o atual secretário de Esportes Giovani Cortopassi destaca para alguns amigos, que nos confidenciaram que o mesmo colocará seu nome à disposição. Se não for no grupo, poderá romper a bolha novamente tentar candidatura independente do grupo de Adib. Cortopassi é genro de Ênio Paschoal que foi vereador, deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa de Goiás - ALEGO, Secretário de Estado e Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Dr. Jair Humberto da Silva - PROS

Com grande poder de articulação, o advogado Dr. Jair Humberto da Silva, está em seu 3º mandato de vereador e no 2º mandato como presidente da Câmara Municipal. Já foi líder do prefeito e tem atuação destacada na casa, por sua postura e linha de debate.

Jamil Calife - PP

Apesar de ser deputado estadual eleito, Jamil Sebba Calife que tomará posse no próximo dia 1º de fevereiro, dizer que não tem nenhuma pretensão em suas entrevistas, em postular tal cargo, há quem afirme que ele deverá ser um nome para a disputa e que sai na frente, diante da sua votação para deputado. No entanto, outros dizem que, o olhar para o futuro politico de Jamil esta em Brasília e que o mesmo tem pretensões de estar no Congresso Nacional, após seu aprendizado que terá na Alego. Calife é sobrinho de Jardel Sebba: ex-prefeito de Catalão, ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Goiás-ALEGO.


Leovil Evangelista Junior - PSD

O jovem Leovil Júnior é atual Secretário Municipal de Governo e companhia frequente do prefeito Adib Elias Júnior em todos eventos de relevância. Também ocupou na gestão de Elias as secretarias de: Assuntos Comunitários e Habitação. Na última eleição foi por metade da disputa eleitora, candidato a deputado estadual, se afastando alegando motivos de saúde. Tem na bagagem a herança em ser filho de Leovil Evangelista que foi prefeito e deixou o legal por ser um dos mais atantes guardiões do dinheiro público.


Rodrigo Ramos Margon Vaz - PODE - É atual gestor da Superintendência de Água e Esgoto - SAE de Catalão, além disso conta com o prestígio em ser neto de um dos maiores políticos da história da região sudeste: Haley Margon Vaz, que foi: vereador, presidente da Câmara, prefeito de Catalão, deputado federal e Ministro da Agricultura, além de ter também ocupado outros cargos importantes no Governo de Goiás nas gestões: Iris Rezende Machado e Maguito Vilela e também no Governo Federal.


Velomar Gonçalves Rios - MDB

Com um curriculum extenso é o atual secretário municipal de Saúde, Velomar Gonçalves Rios já foi prefeito e secretário municipal desde a época de Haley Margon. Muito respeitado pelo grupo e pela população. Rios é usado como referência pelo padrão de tratamento que direciona as pessoas. Em seu mandato, abriu as portas do gabinete, durante um dia todo, sua agenda era, exclusiva, para ouvir a população.

Ajuda ou Atrapalha?
Com tantos nomes cabe saber se irá ajudar ou atrapalhar o processo da escolha. Há quem diga que todos podem sonhar, mas no fritar dos ovos, quem decidirá, será Adib, como fez na escolha dos dois nomes para a disputa de deputado estadual.

No Páreo
Mas, não são só nomes dos aliados do prefeito que estão cogitados para estar na disputa. Muitas figuras públicas já são apresentadas como prefeitáveis nos bastidores, como possíveis nomes. São ventilados os nomes de:

Elder Galdino - MDB
O agropecuarista Elder Galdino Pereira surpreendeu na última eleição e deixou muito peixe grande impressionado. Sem experiência na política, obteve 14.356 (28,54% dos válidos), sendo o segundo mais votado. Pessoas próximas a ele, garantem que já existe um grande trabalho prestado e que o homem não vem para brincar. Galdino é irmão do ex-vereador e ex-prefeito de Onofre Galdino Junior - Onofrim (MDB). Elder era amigo pessoal de Adib Elias e, hoje, pelos números da última eleição é o seu principal adversário.

Gustavo Sebba - PSDB
Foi eleito para seu terceiro mandato como deputado estadual. Apesar de alguns rumores de que, poderia vir a não disputar as próximas eleições, um de seus assessores já respondeu que, quem perde eleição, pode não sair, mais quem ganha e tem a votação quadriplicada em sua cidade, deve participar das eleições municipais, não por eles, mas por essa confiança que recebeu dos seus conterrâneos. Ou seja, o médico que é filho o ex-prefeito de catalão, ex-deputado e ex-presidente da Alego, Jardel Sebba está no páreo.

Jose Nelto – PP
Está iniciando seu segundo mandato de deputado federal e nessa última deve muito ao resultado dos votos obtido em Catalão. Como existem ranhuras entre Nelto e Adib, o parlamentar pode ser um dos prefeitáveis e estaria disposto a estreitar relações, com o município para que isso aconteça.

Luiz Sampaio - SD
Por duas eleições, bateu na trave para o cargo de deputado estadual, ficando como suplente. Apesar de não conquistar o mandato, como na primeira eleição, continua aparecendo entre suas bases, o que leva seu nome para a lista. Sampaio é filho de Maria da Gloria Rosa Sampaio que foi vice-prefeita de Catalão, Secretária Municipal de Educação e Presidente da Academia Catalana de Letras-ACL.


Renato Ribeiro - PL
Presidente do Sindicato Rural de Catalão, o produtor rural tem se destacado nos últimos anos, não apenas por sua gestão no sindicalismo, mas por sua postura em relação a direita política no país. Renato fez frente a diversos movimentos pela permanência do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro. E amigos próximos dizem que ele tem o apoio do movimento da direita e também de um grande número de pessoas da área para o seu nome na disputa.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!