Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Educação

Anhanguera: Projeto "Barriguinha Cheia" da rede municipal de educação é referência na região

Alunos recebem duas refeições balanceadas em cada turno e ainda com programações especiais para dias da semana e mês


Com o olhar atento dos gestores: prefeito Marcelo Paiva e secretária Flávia Cristina de Miranda, a educação do município de Anhanguera ganha mais um importante programa que traz qualidade de vida e dignidade, junto a todo o suporte que é dado, aos alunos da rede municipal.

Algumas reportagens, como essa, teriam milhares de introdução para serem abertas, mas a emoção dos gestores em, separadamente falar dele, comoveu toda equipe. Não há quem dia algo contra. Não há coisa mais sofrida que ver uma criança com fome, ou, sentindo vontade de saborear algo que deseja. E é sobre isso o Projeto criado pela Prefeitura através do prefeito Marcelo Paiva e a secretária municipal de Educação Flávia Miranda.

Projetos, Sonhos e Dignidade

Nos mais de 20 anos dedicados a educação, como professora, coordenadora, diretora e atualmente como secretária de educação, Flavia conhece a realidade dos alunos, como poucos. E sempre levantou questões para que algumas situações mudassem e melhorassem a vida escolar dos alunos. E nessa posição a secretária, viu a possibilidade de, mais uma vez, empenhar para ver, em uma nova gestão municipal aberta a sugestões, a esperança de realizar antigos sonhos e projetos, como relata:


"Como professora, tentei muitas vezes, sem sucesso, argumentar com diretores, secretários a implantação do café da manhã nas escolas, isso porque, temos muitos alunos da zona rural que saem de casa antes das 6h da manhã e vem para a escola sem comer nada, mas essa também é a realidade de muitas crianças da cidade, eles saem de casa também sem comer, isso para quem está perto deles sabe o quanto afeta, inclusive no aprendizado da criança. E, tendo a oportunidade em estar nesse lugar como secretária apresentei esse desejo e essa necessidade para o nosso prefeito Marcelo".

Café da Manhã

A receptividade do prefeito, de acordo com a gestora da educação, fez com que nossa reportagem fosse interrompida diante da comoção da secretária, ao contar da aprovação: "Falo de boca cheia e muito emocionada(pausa), em ver esse projeto, intitulado pelo nosso prefeito de: "Barriguinha cheia", acontecer. Com uma sensibilidade gigantesca, bastou contar do meu sonho em ver os alunos recebendo o café da manhã, diante da realidade da maioria e a resposta dele foi: "Peça para orçarem e ver a forma legal de organizar já para os próximos dias", e assim foi feito (mais uma pausa para a emoção). Hoje as crianças tem, cada dia, uma refeição diferente com cardápio balanceado onde entram para sala de aula, todos alimentados".

Almoço


Dizendo não estar ainda satisfeita com a alimentação inserida, a secretária comemorou mais uma conquista acatada prefeito e colocada em prática na rede: "Convidei a nossa nutricionista para fazermos um projeto e apresentarmos ao prefeito para que começássemos a oferecer, além do café da manhã, também o almoço. Listamos tópicos e antes que chegássemos ao terceiro (outra pausa para que a secretária pudesse conter a emoção), ele disse: "podem organizar e que seja implantado o almoço, mas quero que também tenha sobremesa e que, pelo menos um dia da semana dentro do calendário seja servido pera". E assim estamos fazendo, entre as sobremesas, toda sexta-feira, servimos como sobremesa a pera. E somos muito gratos ao nosso preto pela sensibilidade em sonhar conosco e realizar esses sonhos".


A sobremesa solicitada pelo prefeito, tem em toro, uma grande história de superação, amor e crença na educação como meio de transformação, como ele confidencia a nossa equipe: "Algumas histórias são guardadas com tanto carinho que vivem através de ações como a que aplicamos dentro do projeto barriguinha cheia: o dia da pêra. Impossível não lembrar dos meu saudosos pais ao falar desse projeto (uma pausa para uma profunda respiração e muita emoção).


Ao ser perguntado a ligação dos pais sobre o projeto, ainda muito emocionado, relatou: "Meu pai trabalhava na ferrovia e quando ele chegava, trazia sempre a sua maleta, inclusive, a guardo com muito carinho e estima, ele e abria à maleta, ali, trazia uma pera para cada um de nós. Na época, era muito pequeno e não entendia o porquê daquilo, mas ao crescer, entendi o quão era grande aquele gesto. Meus irmãos e eu, estudávamos na zona rural e lá era tudo misturado: crianças ricas e crianças pobres. As crianças ricas levavam frutas uva, maçã, pera e nós e muitos outros não tinham aquele privilegio, em especial a pera que era uma fruta rara para nós. E continua sendo para muitas criancinhas, mas, não para as nossas, todos os nossos menininhos e menininhas recebem a fruta no dia da pera e outras frutas que são ofertadas a eles, de forma igual. Meus pais, acreditaram na educação dos filhos e hoje, os quatro filhos são formados. Por isso, faço questão de passar esse legado dos meus pais não só para os meus filhos, mas para todos os menininhos e menininhas da nossa cidade!".

Aniversariantes do Mês


Outra ramificação do Projeto "Barriguinha Cheia" são as festividades dos aniversariantes do mês, como conta a secretária: "Toda última sexta-feira do mês é dia de celebrar! Montamos painel, balões e, claro, temos o bolo para cantar feliz aniversário, uma festa para as turmas da manhã e outra festa para as turmas da tarde. É um momento de muita felicidade para eles e para nós em vivenciarmos com eles esses momentos que sei, guardaram em suas melhores memórias dessa fase".

Toda alimentação envida aos alunos , são elaboradas por uma profissional nutricionista que cuida de agregar os nutrientes necessários para o desenvolvimento diário das crianças através da alimentação correta.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!