Campanha Dengue FMS Davinopolis
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

Anhanguera: Secretário Dr. Lucas Guimarães apresenta dados de evoluções na Saúde municipal

Medidas tomadas pelo gestor da Saúde Municipal fez com que a área se tornasse referência em atendimento para a região

Por Redação, Carlos Duarte - Reportagem: Ivone Rodrigues e Fotos: Lucas Machado em 17/02/2023 às 22:57:15
Fisioterapeuta Dr. Lucas Alessandro Miranda Guimarães, secretário municipal de saúde de Anhanguera

Fisioterapeuta Dr. Lucas Alessandro Miranda Guimarães, secretário municipal de saúde de Anhanguera

Com grande polivalência dentro dos serviços públicos, Dr. Lucas Alessandro Miranda Guimarães que já foi secretário de Turismo, Meio Ambiente e Assessor de Comunicação até chegar em seu atual cargo, como Secretário de Saúde, área de sua formação, sendo ele fisioterapeuta. O que segundo ele, o preparou de muitas forma para obter os resultados positivos que vem obtendo em sua pasta: "Depois de exercer vários cargos, tirei um tempo para dedicar minha profissão, ficando sete meses integralmente dedicado aos meus pacientes. E foi então que fui convidado pelo prefeito para assumir a Secretaria de Saúde, o que me deixou muito feliz e honrado".

Para gerir no ritmo necessário para o bom andamento do órgão, o secretário disse ter passado por um período de reestruturação, desde pontos simples, como alguns mais complexos, como a forma de trabalho dos servidores: "O início é sempre impactante, mas comecei devagar! Fui organizar a pasta em geral. Fiz a análise e percebi que seria necessário fazer uma nova estruturação, tirar os vícios do passado. Me defrontei com uma mística que nada podia se fazer, sendo implantado na cabeça dos funcionários de forma a comprometer o bom andamento da pasta e respaldo aos nossos pacientes. E, essa sem dúvida, foi a parte mais difícil: quebrar esses paradigmas!".


Sua gestão começou andar conforme suas expectativas, após aplicar os primeiros pontos que considerou como mais relevante para uma nova forma de trabalhar a saúde para a população. E sobre as primeiras medidas dotadas, coloca: "A primeira decisão que tomei como gestor da pasta, foi conversar com cada um dos funcionários, dizendo o que eu esperava, o que nosso prefeito esperava e, acima de tudo, o que a população merecia deles. Conversei com cada um individualmente, solicitando a ajuda deles nesse sentido, mostrando a importância de cada um no processo".


Em relação aos resultados obtidos com a medida, comemora: "Nós, profissionais da Saúde, o nosso principal desafio é saber lidar com a emoção das pessoas. Estamos aqui para resolver, ser a solução para os problemas. E um ato comum, muitas das vezes, as pessoas chegarem nervosas, ansiosas, apreensivas e nós precisamos ter maturidade para ajudá-los. Por isso, sempre pergunto, sendo essa a primeira pergunta que fiz quando entrei aqui: como você gostaria que sua mãe, seu pai, seu filho fossem tratados? E deixo essa pergunta porque acredito que partimos desse princípio, em tratar o próximo, como gostaríamos de sermos tratados! Se todos agirem assim de fato, existirá na prática uma Saúde humanizada e digna. E isso é o meu maior objetivo que vem sendo alcançado de forma significativa".


Com o andamento da parte humana da pasta, segundo ele, outro ponto importante precisava ser desbravado. Diante disso, dedicou tempo a nortear também o setor estrutural: "Fiz questão de conhecer a estrutura da Saúde. Separei uma semana e fui, pessoalmente, a Catalão, em cada instituição para fazer conhecer e conhecer todo o processo, criar pontes para facilitar os trabalhos e atendimentos. Estive em todos os hospitais, clínicas e laboratórios que atende através do convénio. Tomei pé da situação e sobre o que poderia fazer, sendo no primeiro mês, bem cauteloso, até entender tudo e saber o que poderia e como e de que foram ser feito. Com segurança em saber realmente o que estava em minhas mãos, com o controle necessário para tomar ações e decisões, foi então que comecei o meu plano de gestão".


Com seu diagnóstico também apresentado, medidas de urgência, por ser de grande relevância já foram tomadas, como a contratação de especialidades médica que o gestor, destaca como essenciais para a Saúde local: "Com análise de demandas comecei a implantar as especialidades. De imediato já voltamos com o biomédico, contratamos uma pediatra e o ginecologista. Com destaque para a pediatria pelo grande número de crianças que existem no munícipio, sendo em torno de 400 crianças, de forma a ser uma área que precisava de uma atenção especial e diferenciada. E foi uma conquista comemorada pela importância que tem e por sabermos do déficit que existe em torno desta especialidade médica, no mercado".

Com as adequações feitas pelo gestor, o novo quadro da saúde passou a ser composto por 35 servidores que respondem diretamente a pasta.


"Hoje temos 15 profissionais: 5 médicos, sendo - 2 clínicos gerais, 1 ginecologista, 1 pediatra e 1 cardiologista; na odontologia são: 3 dentistas, sendo - 1 odontólogo clínico geral, 1 odontopediatra e 1 cirurgião; Além de 2 técnicas de enfermagem, 2 fisioterapeutas, 1 biomédico, 1 psicóloga e 1 nutricionista", informa o secretário de saúde.


Dentro dos credenciamentos feitos para atendimento fora do município, Dr. Lucas Guimarães, ressalta a disponibilidade de outros especialistas da área média: "Além das especialidades que atendem aqui, temos credenciamento com: 1 ortopedista, 1 oftalmologista, 1 nefrologista e 1 urologista. Se a pessoa sair da Unidade de Saúde indicação para um nefro, nossa equipe já organiza de imediato o agendamento dentro da agenda do profissional, apresentando o regime da classificação do atendimento".


Assim como feito com profissionais, foram feitos com hospitais, clínicas e laboratórios para a realização de procedimentos que fazem parte do protocolo criado pelo secretário para o fechamento de diagnóstico dos pacientes, atendidos pelo município: "Procurei fazer contrato com clínicas de exames os próprios hospitais através do credenciamento que nós temos para fazer esse tipo de serviço que não tem no município. Quando fazia faculdade, apesar da fisioterapia não ter questões administrativa, mas aprendi alguns pontos importantes como, por exemplo: fechar diagnóstico. E como fechamos diagnóstico? Através de exames clínicos. Nós temos especialista clínico, mas para fecha o diagnóstico precisamos do exame de imagem e, assim a ideia de fazer o contrato com os hospitais e clínicas. Com o pedido do médico, o paciente já faz os exames, retornando com os mesmos realizados para que seja fechado o diagnóstico, sendo assim feita uma melhor conduta em relação a medicamentos ou em outros casos, se necessário for, o encaminhar para cirurgia".


Dr. Lucas celebra os resultados alcançados com a nova mentalidade dos funcionários e protocolo de atendimento dos pacientes: "Com esse protocolo de atendimento tivemos um avanço muito grande na Saúde de Anhanguera. Muitos diagnósticos se tornaram precisos e que, pelo organograma criado, tiveram desfecho positivo. Essa mudança de ciclo, pensamentos e atitudes, fazendo do nosso atendimento diferenciado, aumentou muito a demanda, mas também os resultados positivos e a satisfação daqueles que precisam do atendimento. Ganhamos a confiança, a credibilidade e o respeito da nossa população".

Relação entre gestões


O secretário de saúde é categórico ao classificar o perfil do prefeito Marcelo Paiva (MDB), como também sua sabedoria ao classificar e nomear os seus auxiliares na gestão: "O prefeito Marcelo é muito presente e atuante em todos os setores. E um fator importante, ele é um prefeito descentralizador, tem equilíbrio e sabe equilibrar a gestão, onde na nossa equipe, todas as áreas possuem um técnico: sou da área da saúde e estou gerindo a saúde, a secretaria de educação é da educação, o de obras é da engenharia, e assim, são todas as pastas da gestão, isso faz a diferença".


E falando ainda relação das gestões, destaca como de respeitabilidade e troca, a relação do prefeito com a equipe, em especial na sua. E finaliza apontando o gestor como referência em seu cargo: "Tudo o que acontece, informamos o prefeito, as decisões são sempre compartilhadas, sejam elas pequenas ou não, temos trocas onde ele acata o que acha correto, faz sugestões no que acha que precisa ser melhorado. É uma relação muito harmoniosa e a única imposição que ele tem sobre todos nós é: o dever em servirmos o próximo com a atenção e dignidade que merecem, sem olhar sigla partidária, classe social, e na minha pasta ele ainda enfatiza que, além da empatia, não devemos esquecer que saúde é um direito de todos. E, só tenho que agradecer porque o apoio do Marcelo é 100%, muito acima de tudo aquilo que precisamos. Ele é um gestor, verdadeiramente, de excelência!"




Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Economia Secom Goias Set 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários

Universitarias Club