O prefeito de Goiânia Rogério Cruz empossou, na tarde desta sexta-feira (03/03), a nova secretária municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Maria Yvelônia dos Santos Araújo Barbosa. A solenidade foi realizada no Centro Cultural Casa de Vidro Antônio Poteiro, localizado na Avenida Jamel Cecílio, Jardim Goiás.
Em discurso, o prefeito destacou que, ao convidar Maria Yvelônia para uma conversa, ela veio à Goiânia e se colocou à disposição para o diálogo. "Eu disse para ela que teria carta branca e portas abertas para que o desenvolvimento social em nossa cidade crescesse intensamente. Ela me respondeu: "sei do amor que o senhor e a primeira-dama Thelma têm pelo social, e não tenho dúvidas de que minha vinda para Goiânia é para honrar as pessoas que precisam e a gestão Rogério Cruz". É uma grande alegria ter uma líder como ela conosco", afirmou.
O prefeito Rogério Cruz ressaltou que o objetivo é tornar Goiânia referência em ações assistenciais. A primeira-dama Thelma Cruz, por sua vez, deu boas vindas à nova titular, e frisou que a população goianiense será beneficiada com os trabalhos a serem realizados por Maria Yvelônia. "Sua melhor decisão foi tomada. Você veio para agigantar o desenvolvimento social de nossa capital", endossou.
Emocionada, Maria Yvelônia agradeceu ao prefeito e à primeira-dama pela confiança, e afirmou que "será uma secretária sempre disposta ao diálogo e ao trabalho em equipe, em benefício à sociedade". Eu vim para estar lado a lado, não vim para ser chefe, mas, sim, uma líder de um exército que eu acredito. Para além do vínculo empregatício, nós somos profissionais da política de assistência social. Vamos lutar pelo povo de Goiânia, pelas pessoas que mais precisam, as mais invisibilizadas", disse.
A deputada federal Leda Borges, em nome da Câmara dos Deputados, destacou o papel importante e as competências da nova secretária. "Maria Yvelônia é um grande exemplo profissional na área da assistência social do país. Uma referência, que vai auxiliar o prefeito Rogério Cruz e a primeira-dama Thelma em todos os desafios", afirmou.
"Quem a conhece, como nós a conhecemos na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, sabe que ela é uma profissional altamente focada, que consegue enxergar detalhes que muitos não conseguem enxergar. Ela conhece as demandas e os anseios da população", ressaltou o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, ao afirmar que trabalhará em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social para melhoria dos dados registrados no CadÚnico.
Participaram do evento o deputado federal Jeferson Rodrigues, os deputados estaduais: Clécio Alves e Ricardo Quirino, os vereadores Anselmo Pereira, Joãozinho Guimarães, Isaías Ribeiro e Cida Garcez, e os secretários José Firmino (Particular e Chefe de Gabinete), Durval Pedroso (Saúde), Tatiana Lemos (Mulher), Jovair Arantes (Governo), Rayssa Melo (Casa Civil), Cida Garcez (Direitos Humanos), Zander Fábio (Cultura), Luan Alves (Meio Ambiente) e Realle Palazo (Comunicação).
Experiências
Maria Yvelônia é graduada em Serviço Social pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
Foi diretora do Departamento de Proteção Social Especial da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do Ministério da Cidadania e vice-presidente do Conselho Nacional da Assistência Social (CNAS). Também comandou a coordenação-geral de Medidas Socioeducativas e Programas Intersetoriais da SNAS.
Servidora de carreira da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, Maria Yvelônia foi gerente da Gerência de Internação Provisória e Estrita da Coordenação de Articulação do Sistema Socioeducativo da então Secretaria de Estado da Criança do Distrito Federal.
Atuou, ainda, como coordenadora no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e como gestora das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, no município de Valparaíso de Goiás, entre 2008 e 2010. Além disso, coordenou o curso de Serviço Social da Faculdade Projeção do Distrito Federal, e foi secretária nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania.
Fonte: Com Informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) - Prefeitura de Goiânia