Foi realizada na manhã de segunda-feira, 20 de março, no Observatório do Sebrae, em Goiânia, uma reunião de apresentação da consultoria que apontará alternativas para o fomento e a potencialização do turismo em Cristalina.
A consultora Tatiana Fernandez, contratada pela Prefeitura de Cristalina e pelo Sebrae Goiás, explicou ao diretor técnico, Marcelo Lessa, e ao gestor cristalinense Daniel Sabino Vaz - o Daniel do Sindicato, os passos que já foram dados para que a atividade turística seja transformada no município.
A reunião com os dois investidores no processo apresentou com minúcias o processo metodológico e as etapas executadas até aqui, bem como o alcance e a abrangência no grupo empresarial do setor e qual o impacto na sociedade civil. Foi destacado que a trajetória já realizada culminará com um evento de lançamento de uma marca, mas também de uma oferta altamente atrativa e totalmente remodelada.
Daniel e Marcelo concordaram que o referido lançamento será primeiro em Goiânia, no auditório do Sebrae, com um café da manhã, a presença de artesãos com suas produções, artistas locais, empresários e demais envolvidos com a atividade turística, oportunidade em que serão convidados investidores diversos, prefeitos de outros municípios e a imprensa goiana, dentre outros.
A apresentação foi ilustrada em vídeo para que os presentes ao encontro pudessem visualizar que o resultado já alcançado não foi só a potencialização de uma economia, mas que houve também o começo de uma transformação social, que visa trazer a credibilidade do setor de volta e devolver a autoestima do morador de Cristalina, especificamente daquele que fez parte integrante do processo como protagonista, o qual vem de família que fez da extração do cristal, ao longo da história, a sua fonte de renda e a razão do seu viver, só que desta vez posicionando o cristal como uma "exclusividade" com a tônica de ser o cristal lemuriano, minério raro, fascinante e cheio de energia encontrado em grande escala na imorredoura Serra dos Cristais.
Tatiana ressaltou ainda que, com a proposta de entregar 20 produtos turísticos formatados, surgiram no decorrer do trabalho desenvolvido por ela e sua equipe, muito mais pessoas interessadas no projeto. Ou seja, a atividade será incrementada cada vez mais, com a participação de novos empreendedores e com o constante apoio do poder público.
A reunião foi concluída com o encaminhamento muito promissor da percepção de que agora acontecerá um outro investimento, o de gerar visibilidade para o resultado com várias ações de marketing.
Vale registrar, por fim, que o importante evento contou ainda com a presença do presidente da Câmara, Gilmar de Oliveira Matos, da secretária municipal de Turismo, Luciana Passos, de Priscila Vilarinho, gestora estadual de turismo, de Cléber Chagas, gerente regional do Sebrae, Filipe Sousa, analista técnico do Sebrae, e dos vereadores Marcelo Enfermeiro, Marquim da Feira e Hernani da Saúde, entre outras.