A 7ª Conferência Municipal de Saúde, realizada na manhã e tarde desta última sexta-feira (17/03) na Quadra de Esportes Cícero de Oliveira, discutiu e aprovou propostas para a elaboração do Plano Plurianual de Saúde e dos Planos Estadual e Nacional de Saúde. O evento local, que foi aberto ao público, é preparatório para a Conferência Estadual de Saúde de Goiás (9ª CES/GO) e 17ª Conferência Nacional de Saúde (17ª CNS).
A solenidade de abertura ocorreu na manhã e tarde da última sexta-feira. Representando a Câmara Municipal, os vereadores: Alcil Pires dos Santos e Jerry Faleiros dos Santos colocaram o Poder Legislativo à disposição para contribuir nas discussões.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Pedro Tadeu de Oliveira, agradeceu às entidades apoiadoras do evento e completou: "Estou muito feliz de ter a presença de cada um e cada uma neste momento de construção de políticas públicas para nosso Estado e para o Brasil, que começamos com as pré-conferências locais".
O vice-prefeito Danilo Araújo abordou a necessidade de olhar para o ser humano de forma integral, a importância de avaliar o cenário local da saúde e a busca de ampliação do orçamento para a área: "Temos que unir forças, buscar mudanças do orçamento, que é o que precisamos para o custeio. A mensagem final é essa, trabalhar unidos para resolver esta equação".
Ocorreu palestra com a enfermeira Jordana Alves de Aguiar, que abordou os eixos I a IV da Conferência: "O Brasil que temos. O Brasil que queremos"; "Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas". Na sequência, a falou sobre os eixos II e III: "O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas" e "Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia". Depois, grupos de trabalho formados por profissionais de saúde, usuários e representantes da gestão discutiram e escolheram 6 propostas prioritárias e elegeram os delegados que representarão Nova Aurora na Conferência Estadual.
A 7ª Conferência Municipal de Saúde teve como tema "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia" e foi organizada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) e pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O evento teve como apoio da Câmara Municipal de Vereadores, profissionais de saúde do Centro Municipal de Saúde e Unidade Básica de Saúde Orlando Pimenta do Setor Parque das Palmeiras.