Com uma atenção especial voltada a todos os campos da Saúde, o secretário Dr. Lucas Alessandro Miranda Guimarães, tem importantes resultados junto a sua equipe, para a pasta. De acordo com o gestor, isso se deve a confiança e autonomia dada a ele pelo prefeito do município, Marcelo Martins de Paiva (MDB).
"Desde que assumi a pasta, tenho tentado fazer com que, nossa equipe se empenhe em dar o melhor, em prol da qualidade de vida da nossa população. Nós da Saúde, temos que fazer de tudo para amenizar as dores, angústias e apreensões, de uma forma digna e humanizada. E graças a confiança que o prefeito tem em mim e na nossa equipe colocado, já em curto prazo, temos colhidos grandes e ótimos frutos, para a nossa população"
A construção celebrada pelo secretário é a do "Centro de Odontopediatria" "Conseguimos construir com recurso próprio do município, um "Centro de Odontopediatria" para atender as crianças do município. E junto com esse Centro, realizamos várias atividades da saúde bucal, como a distribuição de kits de higiene bucal para as crianças que são pacientes do centro e ampliamos também para as escolas".
Saúde Começa Pela Boca
Orientar para prevenir, essa é a missão dos gestores: prefeito e secretário e para isso, criaram o Programa "Saúde Começa Pela Boca"
"O programa "Saúde começa pela Boca" mostra esse cuidado que temos em poder prevenir. Uma série de coisas fica perceptíveis diante dessa falta de cuidado no passado. Acredito que seja por essa falta de atenção no passado com as nossas crianças, adolescentes, que no presente tenha a necessidade de tantas próteses dentárias. E essas crianças recebem a 1ª atenção nas unidades escolares e depois são encaminhadas e tem um atendimento específico na unidade de saúde especializada".
E pontua sobre a periodicidade dos trabalhos que faz a diferença na saúde bucal das crianças, adolescentes e jovens do município: "Se olhar nosso calendário anual, temos um trabalho muito importante que realizamos tanto nas escolas municipais, como também nas estaduais. E não olhamos o fato de ser essas, responsabilidade do governo, são nossos moradores, por isso, uma vez ao mês, vamos até as instituições: Creche e escolas".
Sorriso Bonito
Outro projeto voltado a saúde bucal e qualidade de vida que vem fazendo a diferença na vida da população é o de colocação de prótese dentária, que coloca o município em um patamar diferenciado, como informa Dr. Lucas Miranda: "O Projeto "Sorriso Bonito" é um projeto muito gratificante onde nos encaminhando cerca de cinco pacientes mês para fazer o tratamento de prótese, tudo pago pelo município, inclusive, o transporte apara que pessoa se desloque até o profissional credenciado e para especificamente a colocação de próteses. Somos o município que, proporcionalmente, mais distribui próteses dentárias. Nestes 1 anos e 7 meses, foram mais de 60 próteses entregues".
Saúde no Campo
O município possui 15 comunidades rurais e para que todos esses moradores recebam todos os benefícios também oferecidos na cidade, o secretário criou um programa para chegar até os moradores, como ressalta: "Nós temos um programa voltado para a saúde aos moradores do campo. Sabemos o quanto é difícil para os moradores do campo se deslocarem muitas vezes para vir ao município, por isso, nós temos esse programa que vai e leva os profissionais até o campo. Fazemos isso, uma vez, a cada mês, com toda nossa equipe, médicos, dentistas e enfermeiros".
Covid-19
Sendo um problema que ainda paira sobre a vida das pessoas, o gestor comemora o resultado que teve o município desde o auge da pandemia e ao momento atual, onde os alertas ainda são constantes: "Fomos o primeiro município do estado a vacinar a 1ª e a 2ª dose completas, com todos os moradores imunizados. E isso refletiu para que tivemos um quadro bem diferente de muitos municípios, onde o estrago feito pelo vírus na vida das pessoas, foi avassalador. Em questão da Covid, graças a Deus, estamos zerados. Mas seguimos com o calendário de vacinação sendo destacado e os cuidados ainda orientado. Ficamos desde agosto até dezembro de 2022, sem nenhum caso. Em janeiro e fevereiro apareceram 10 casos, mais todos já recuperados. Voltando então para zero casos, desde então".
Dengue
Um ponto preocupante na saúde de todos os municípios é inerente ao contágio do vírus da dengue que acontece com transmissão através do mosquito vetor aedis aegypti. Nesse sentido o município de Anhanguera tem um projeto importante no combate à doença. Para isso o secretário informa o que é feito para que o município seja um dos menos infectados do estado:
"A campanha de "Mutirão Contra Dengue", acontece uma vez ao mês. Nesse mutirão, envolvemos toda equipe da Saúde em campo. Nós não tivemos nem um diagnóstico no ano passado. E esse resultado continua também neste ano. Esse é um trabalho que funciona, desde que sejamos unidos nesse proposito: poder público e população, unidos em combater o mosquito da dengue".
Futuro
O secretário finaliza apresentando o principal projeto a ser realizado neste ano, em relação a obras da Saúde: "Para o 2023, o nosso maior projeto é a construção do Laboratório Químico. O projeto do prédio já está sendo elaborado e, em breve, deverá ser licitado, e assim colocado em prática pelo nosso prefeito Marcelo Paiva".