Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Gestão em Ação

Anhanguera: Susana Franco - A menina que morava na Fábrica e se torna uma das mais queridas primeiras-damas do Estado

Secretária é considerada a mãe dos Anhanguerinos através da simplicidade e acolhimento humanizado, características predominantes como primeira-dama e como gestora da pasta de Assistência Social, do município


Susana Tereza Franco, de menina da Fábrica a Primeira dama de Anhanguera

De origem humilde, Susana Tereza Franco, teve em sua base familiar, o espelho de: dignidade, honestidade e a grande vontade em vencer as vulnerabilidades apresentadas pela da vida, através da dedicação a tudo que faz. A gestora de uma das pastas mais importantes - Assistência Social, da cidade de Anhanguera, uma das cidades mais bem avaliadas, no Estado, na atual gestão, sabe de perto o que são dificuldades, pois quando criança, morou com seus pais, no fundo de uma fábrica e se orgulha ao lembrar da caminhada: "Tudo que me tornei, devo a minha caminhada com minha família que foi minha base. Talvez, se não tivesse passado por tudo que passei, ao longo do caminho, não teria a essência que tenho hoje! diz emocionada"

Hoje, uma jovem senhora, de olhar e voz serenos! Serenidade essa que passa e é sentida por todos da sua equipe de servidores da Secretaria de Assistência Social, assim como, pela população que ela atende diariamente na Secretaria e por todas as partes onde encontra com os conterrâneos de nascimento e coração.

"Faço de tudo para ser sempre próxima ao outro, aquela que todo mundo tem acesso, nas suas forças, nas suas conquistas, mas principalmente, nas suas fragilidades. Aqui na secretaria, elas chegam, na maioria das vezes cheias de aflições, desejos e precisam de pessoas que estejam dispostas a ser: mão, ombro, alicerce para que os apoiarem. E não mudo o meu jeito de ser. Sou uma pessoa de origem muito simples, mas que nessa simplicidade, aprendeu lições que trago e preservo para toda a minha vida. E, esse é o pedido do Marcelo e que reforço todos os dias para nossa equipe: que sempre se coloquem no lugar do outro. Aqui, todos que vierem, merecem a mesma atenção, independentemente de qualquer coisa!", enfatiza Susana.

Susana sempre está ao lado do esposo Marcelo Paiva

Sobre os desafios em assumir a pasta, pontua: "Não imaginam o quanto para mim foi difícil, no início, me sensibilizou ver a grandeza do universo que é essa pasta, que só sabe quem está aqui dentro. E, tenho uma dificuldade, sou extremamente sensível aos sentimentos do próximo, sou a verdadeira chorona! E isso é parte da minha essência, da minha vida e por isso o choque. Inúmeras vezes me vi sensibilizada e a emoção tomando conta de mim, diante de uma situação das pessoas que nos procuram. Fui devagarinho entendendo o processo, mas sem perder o sentimento e a agilidade em ajudar. Criando meios de encurtar caminhos, dentro da legalidade para desburocratizar alguns processos que exigem urgência; aprendendo lidar com toda a população e suas demandadas, dando sempre o melhor!".



Ela relembra ainda sobre o momento conturbado que assumiu a pasta, durante o auge da Pandemia da Covid-19: "Passamos por um momento avassalador com a pandemia. Assumimos e logo veio aquela avalanche de notícias tristes causadas pelo vírus. Não foi só o corpo que foi atingido, mesmo quem não teve o vírus, teve a mente adoecida, com todo o impacto dessa doença, momento que nunca será esquecido por nossa geração. Falei com o nosso prefeito Marcelo, temos que criar ações em todos os campos, porque inúmeras famílias praticamente parara a rotina da vida, perderam a renda, perderam empregos, perderam uma parte da vida com a morte de entes queridos. Foi de longe, o momento mais difícil. Mesmo estando nós, com as mesmas inseguranças e incertezas, tivemos que nos fortalecer diante da responsabilidade que com tanto carinho e vontade desejamos cumprir e nossa população ao Marcelo confiou e assim, ele a nós, seus auxiliares nessa caminhada. E Deus foi bom, nos guardou e nos direcionou a conduzir de forma humanizada toda essa tribulação. Abraçando de todas as formas, essas famílias, mesmo que, não pudéssemos, nos abraçar fisicamente, pelo distanciamento necessário para o enfretamento ao vírus. Mas, graças a Deus, esse capítulo+ foi passado e superado por todos nós juntos!".

Susana e o prefeito Marcelo com a equipe da Assistência Social

Mas, Susana, sempre foi do social, do servir ao próximo. Dentre as ações que realizava antes mesmo em pensar um dia, ser primeira-dama, está o "Natal Feliz de Anhanguera, onde ela e o marido idealizaram o projeto e com ajuda de amigos, realizaram um Bazar Beneficente com itens de doações feitas por elas e a população. E, como valor arrecadado, compram brinquedos que são distribuídos para as mais de 300 crianças, como nos conta, a madrinha idealizadora do projeto: "Sentimos no coração a vontade de realizar esse projeto e desde a primeira edição foi muito bom ver a união das pessoas em prol do sucesso dele e ada alegria das crianças. Isso é uma Prova de que, quando se sonho junto, tudo pode acontecer!".




Para o futuro, não faltam sonhos e projetos para a primeira-dama: "Temos muitos projetos é tenho colocado com frequência esses sonhos para o prefeito e tenho certeza, assim que possível, os que dependendo dele serão realizados construção da Praça Kids, um lugar que trará muita alegria para nossas crianças, não apenas em tempos de festas, mas todos os dias. Assim como muitos eventos para esse ano de celebração dos 70 anos do nosso município, a implantação de novos cursos, retomar a Feira do Bandeirante que também foi um projeto que Marcelo e eu idealizamos e foi um sucesso e as pessoas pedem para retomemos. Com fé em Deus, teremos um ano abençoado e o que não faltará, serão motivos para nossa gente comemorar!".

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!