Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Autismo

Três Ranchos: "1ª Caminhada pela Conscientização do Autismo" é realizada com participação de centenas de pessoas

Evento foi realizado pela Prefeitura através do CAPS, Secretaria de Assistência Social, CRAS e pais atípicos


Na última terça-feira (18/4), um marco importante foi estabelecido, no município de Três Ranchos, o primeiro grande movimento em prol da conscientização do Autismo: a 1ª Caminhada em prol da Conscientização do Autismo.

O evento foi realizado pela Prefeitura de Três Ranchos, através do Centro de Atenção Psicossocial-CAPS, Secretaria de Assistência Social e CRAS, junto ao Grupo de Pais Atípicos de Três Ranchos. A concentração aconteceu em frente ao CAPS, às 8h, percorrendo a principal avenida da cidade e encerrando na Praça das Mães.


O número de participantes surpreendeu a organização. De acordo com a idealizadora do evento, Dra. Ludmilla Torquato que é coordenadora do CAPS, o evento teve como principal objetivo divulgar informações para enfrentar os preconceitos e estigmas que existem em relação às pessoas com autismo. Buscou promover reflexões, aprofundamento e diálogo sobre o tema, indo para além das descrições de características ou estatísticas, a conscientização do Autismo chama a sociedade para um olhar mais atento para as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).


"Elas, as pessoas autistas, são diversas e únicas. E o conhecimento é uma ferramenta valiosa contra o preconceito. Hoje iniciamos uma luta ainda maior, e estamos muito felizes com a participação de todos que abraçam a causa. Essa caminhada é o pontapé inicial para a nova associação de pais atípicos que teremos na cidade."


No final da caminhada, além do depoimento de profissionais da saúde, como a coordenadora, mais foram engajadas a das seus depoimentos. Cinco mães e avó se emocionaram e emocionaram todos os presentes com as fortes e corajosas falas sobre a descoberta do Autismo e a caminhada no processo das histórias do Autismo na família.


E uma criança autista deu seus depoimento, roubando a cena e comprovando a fala das famílias, ao afirmar que será um homem de sucesso nos negócios:


"Quero agradecer a todos que apoiaram e dizer que 1% da população é Autista! Com 3 anos descobriram que sou artista e ninguém tem preconceito comigo. Todos me acolheram, mesmo sendo autista. Por isso quero agradecer a todos que apoiaram e agradecer a quatro grandes amigos meus que é a Ana Carolina, Pedro Manoel a Luciana e a Ludmila. Gente, muito obrigado por terem me colhido, e garanto que estou estudando muito porque quero e vou ser um grande empresário!".


Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!