Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Trânsito e Mobilidade

Goiânia: "Trânsito seguro é uma responsabilidade de todos", afirma Rogério Cruz ao lançar campanha Maio Amarelo contra acidentes de trânsito

Prefeito entrega 14 viaturas e três caminhões para pintura de sinalização durante evento, e lembra que "trânsito seguro passa pela conscientização que todos têm seus direitos e deveres no tráfego". Secretaria Municipal de Mobilidade apresentou atividades voltadas para o Maio Amarelo que continuarão ao longo de 2023, como implantação de faixas elevadas e reversas, ações nas portas das escolas, vias exclusivas para motociclistas e implantação de 50 quilômetros de ciclofaixas. Campanha deste ano tem como tema "No Trânsito, Escolha a Vida", e marca aniversário de dez anos da iniciativa


Prefeito Rogério Cruz lança campanha de 10 anos do Maio Amarelo, com o tema "No Trânsito, Escolha a Vida": gestão desenvolve campanhas ao longo de 2023

O prefeito de Goiânia Rogério Cruz destacou a importância de todos se conscientizarem sobre suas responsabilidades por um trânsito mais seguro, na manhã desta quinta-feira (04/05), durante o lançamento da campanha Maio Amarelo, na sede da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM). O tema deste ano é "No Trânsito, Escolha a Vida". Evento marca o aniversário de dez anos da iniciativa, que visa alertar a sociedade sobre o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.


"É importante que todas as pessoas tenham a consciência de que um trânsito seguro é construído por todos, motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Precisamos nos preocupar em cuidar e proteger, tanto a nós como as outras pessoas que convivem diariamente no trânsito da nossa cidade", afirma Rogério Cruz.


O prefeito destaca que o município tem buscado desenvolver ações de conscientização e também investido em tecnologia, equipamentos, inovações, e treinamentos para os agentes em busca de um trânsito mais fluido e seguro para os moradores da capital.


"Hoje estamos entregando 14 viaturas e três caminhões para renovação da sinalização de trânsito. Também estamos investindo em ciclofaixas, estimulando a adoção de carros elétricos, realizamos a ressincronização dos semáforos e agora estamos buscando inovações, como o piloto da faixa reversa na Avenida Castelo Branco", pontua o prefeito.


O titular da SMM, Vinicius Henrique Alves, explicou que foi realizado um planejamento para que o Maio Amarelo não seja apenas uma campanha periódica, mas que as ações desenvolvidas perdurem por todo o ano. Ele apresentou exemplos de projetos que estão em andamento e que também serão iniciados ao longo de 2023, como a implantação de mais pontos de faixas elevadas, iguais aos existentes na Rua 44, novos pontos de faixas reversas, implantação de 50 quilômetros de ciclofaixas, e medidas estruturantes, como vias exclusivas para motociclistas e ações nas portas das escolas, durante horário de saída e entrada de alunos.

"Nós queremos que o Maio Amarelo não seja apenas uma ação de marketing. Trabalhamos muito nos últimos meses para que possamos lançar ações concretas para perdurar até o final do ano. Queremos mostrar para a população que conhecemos os problemas, e que estamos trabalhando para reverter as dificuldades e melhorar o trânsito da capital", diz o secretário.

Estrutura

O secretário executivo da SMM, Ciro Meirelles, destacou, durante discurso, investimentos que a gestão de Rogério Cruz tem realizado na estrutura da pasta. Ele citou como exemplo a reforma pela qual passou a sede do órgão, fornecendo melhores condições de atendimento ao cidadão.

"Não tínhamos estrutura, nem mesmo uma sede com a magnitude que temos hoje, com condições de receber a população da cidade com as suas demandas. Nos últimos dois anos, o prefeito tem nos proporcionado os meios para trabalhar pela população de Goiânia. Para se ter uma ideia, a gestão passada fez 48 cruzamentos sinalizados, enquanto o prefeito Rogério Cruz fez, em dois anos, 285. É um grande tocador de obras", afirma Ciro, citando, ainda, a entrega dos viadutos Rua 44, o viaduto Iris Rezende Machado e o viaduto Lauro Belchior.

Durante o evento, o prefeito assinou decreto que destina área pública municipal, localizada no Park Lozandes, para instalação da escola pública de trânsito.

Participaram do lançamento da campanha os secretários municipais: Everton Schmaltz (Prioridades Estratégicas); Realle Palazzo (Comunicação); Zander Fábio (Cultura); os presidentes Welmes Marques (Imas); Tarcísio Abreu (CMTC); Hudson Novaes (Regulação); o Procurador-Geral do Município, Marcos Egídio, (Procuradoria); o Controlador-Geral do Município, Gustavo Cruvinel; o gerente de Educação de Trânsito do Detran-GO, Hugo Costa; o chefe de operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ivan Souza; a titular da Delegacia Especializada em Investigação e Crimes de Trânsito de Goiânia, Caroline Paim, a presidente do Cetran-Goiás, Nayara Coimbra; e o presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais de Goiânia (Sindiffisc), Luiz Dias; e o líder do prefeito na Câmara Municipal, vereador Anselmo Pereira.





Com Informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) - Prefeitura de Goiânia

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!