Com curadoria do Prof. Dr. Ismar Costa, a mostra é um convite para explorar a resiliência e a força do povo brasileiro em momentos difíceis, pois Lucas Machado retrata a fé em tempos de pandemia, capturando momentos significativos da vida religiosa e cultural de Catalão/GO. Suas fotografias transmitem a energia e a intensidade dos festejos reclusos e minimalistas das Congadas em 2021, assim como o retorno às ruas da Folia de Reis em 2022. Esses eventos representaram manifestações de fé e cultura que se destacaram em meio à crise, simbolizando a resiliência e a esperança do povo.
Lucas diz que está honrado em apresentar mais uma vez a exposição "Fé e Perseverança": "Por meio das minhas fotografias, busquei transmitir a resiliência do povo catalano em tempos difíceis, destacando a importância da fé e da cultura. Espero que as imagens inspirem os visitantes a refletir sobre a capacidade humana de superar desafios e encontrar esperança mesmo nas situações mais adversas. Trazer a exposição para o Catalão Shopping mostra o compromisso com a democratização ao acesso à cultura".
Lucas Machado é reconhecido por seu trabalho como fotojornalista. Em 2021, lançou o livro fotográfico intitulado "A fé em tempos de pandemia: Congadas Biênio 2019-2020", que mostrou o impacto da pandemia na fé, nas congadas e nas festividades em honra a Nossa Senhora do Rosário. A versão digital do livro alcançou o primeiro lugar na categoria de fotografia do site de vendas Amazon.
A exposição "Fé e Perseverança" conta com o apoio do SEFAC - Serra do Facão Energia, do Centro Integrado do Cerrado (CIC) e da Universidade Federal de Catalão (UFCAT).
Prestigie a exposição e se encante com as imagens!
Mais informações:
Lucas Machado - @LucasMachadoFotografo
Catalão Shopping - @CatalaoShopping
Fotos já foram expostas na OAB Subseção Catalão
Além do Catalão Shopping, a OAB Subseção Catalão recebeu a mostra "Fé e Esperança". O presidente da instituição, Thadeu Aguiar, afirmou que foi uma enorme satisfação receber um evento dessa magnitude. "O Lucas é um artista catalano que tem mostrado sua qualidade a todos. Nossa instituição também possui o papel de zelar da cultura, promover atos e ações que façam com que o patrimônio histórico e cultural de nossa cidade possa ser apreciado, por isso foi uma honra recebermos e expormos a mostra de imagens de autoria dele".
O presidente da Academia Catalana de Letras e da Fundação Cultural Maria das Dores Campos, Luís Estevam, também prestigiou o evento. Para ele, participar da mostra foi importante porque "a exposição é justamente o que o setor cultural de Catalão precisa". Ele parabenizou o fotógrafo, elogiando-o por sua criatividade e pelo respeito às tradições em seu material fotográfico, principalmente às congadas de Catalão, que vão completar 150 anos de devoção a Nossa Senhora do Rosário.