A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) sediou, na tarde desta terça-feira, 23/5, a cerimônia de instalação da Frente Parlamentar Municipalista. O grupo foi formado a partir de uma iniciativa do deputado Lineu Olímpio (MDB) que, além de autor da proposta, foi consagrado como presidente do colegiado.
Segundo o deputado Lineu Olímpio, a criação do grupo tende a aproximar ainda mais a Assembleia Legislativa dos municípios goianos. "Essa frente, nesse momento em que discutimos uma reforma tributária e um novo arcabouço, vem para que possamos ampliar essas discussões. A ideia é buscarmos uma solução para que a União não concentre mais e mais recursos e, consequentemente, fazer com que os municípios e estados ampliem sua independência", observou o parlamentar.
Segundo o presidente, a criação do grupo partiu, inclusive, de uma demanda dos gestores. "Esse desejo foi apresentado nas discussões que fizemos com a FGM [Federação Goiana dos Municípios], AGM [Agência Goiana dos Municípios] e também com os deputados que são ex-prefeitos e hoje atuam nessa Casa. Por isso fico muito feliz, como ex-prefeito que sou e, agora, deputado, em presidir esse grupo". Olimpio, vale lembrar, foi prefeito por duas vezes na cidade de Jaraguá.
Os avanços também são estimados pelo deputado e ex-prefeito de Vianópolis, Issy Quinan (MDB). "Estamos falando de um instrumento extremamente eficaz, sobretudo quando os prefeitos têm a necessidade de viabilizar as condições ideais para que cada um cumpra com seu papel administrativo. Essa frente vem com o propósito de atender causas municipalistas e auxiliar os prefeitos nas mais variadas questões", explicou.
Pensamento semelhante foi compartilhado por Renato de Castro (UB), deputado e ex-prefeito da cidade de Goianésia. "Fui prefeito e sei da importância de uma Frente Parlamentar Municipalista. Sabemos das demandas dos municípios e as dificuldades que enfrentam os gestores municipais. A ideia é facilitar também o nosso contato com esses gestores. O presidente Bruno Peixoto (UB) tem trabalhado muito pela interiorização da Alego. Todas as cidades hoje são contempladas pela atual gestão do Legislativo".
Além de Olimpio, foram nomeados os seguintes deputados que farão parte dessa nova frente: Bia de Lima (PT), Amauri Ribeiro (UB), Gustavo Sebba (PSDB), Issy Quinan (MDB), Antônio Gomide (PT), Renato de Castro (UB), Veter Martins (Patriota), Dra. Zeli (UB) e Wagner Camargo Neto (Solidariedade).
Com Informações da Agencia de Noticias da Assembleia Legislativa de Goiás