A Cláusula de Barreira que é uma Lei que restringe a atuação e o funcionamento de partidos políticos que não obtenham determinada porcentagem de votos para o Congresso. Em 2017, com a Reforma Política, a Cláusula de Barreira foi aprovada pelo Senado Federal, começando a valer para as eleições de 2018.
Ocorre que os partidos políticos atingidos pela Cláusula de Barreira sentiram de modo profundo o golpe, principalmente, por estarem privados do fundo partidário. Estes então se mobilizaram para contornar o dispositivo, ocasionando várias fusões partidárias e dando origem a novas siglas.
Em Catalão muitas lideranças já passaram, involuntariamente, pelo processo. O Partido Republicano da Ordem Social - PROS, partido que possuía 3 vereadores: o presidente da Casa de Leis - Jair Humberto, Higor Bueno e Maciel Batalha; no final do ano anterior(2022), fez fusão com o Solidariedade.
E está semana, uma nova fusão, mudou o quadro das bancadas políticas da Câmara de Vereadores, com a fusão entre Partido Social Cristão - PSC, que, possuía 3 vereadores: Cleuber Vaz, Idelvan Evangelista do Nascimento -Idelvan da Saúde e Ricardo Allison, e o Podemos, que possuía 4 vereadores: Anísio Pereira-Sargento Anísio, Luiz do Socorro- Luiz Pamonheiro, Gilmar Antônio Neto e Vandeval Florisbelo, agora passa contar com 7, dos 17 parlamentares que compõe a atual legislatura, se tornando a maior bancada.
O assunto foi colocado na pauta da última sessão ordinária, realizada, nesta terça-feira (30/5), onde o vereador Gilmar Antônio, sugeriu a todos que agora compõe a bancada para que realizem uma reunião para a escolha do líder do partido na bancada: "Como agora somos muitos, gostaria de sugerir aos meus nobres colegas do Podemos para nos reunirmos, após a sessão, para escolhermos e indicarmos a nossa liderança para a nossa bancada?!".
O presidente Dr. Jair Humberto da Silva, endossou: "Agora vocês são um exército!" A casa aguarda a indicação para os trâmites regimentares.
Nossa equipe entrou em contato com o vereador Gilmar Antônio, que informou que devido a um evento que acontecia com representantes do Tribunal de Contas dos Municípios, não foi possível a reunião dos integrantes do partido, o que acontecerá na próxima Sessão.
Veja como fica a partir de agora, cada bancada política na Câmara de Vereadores de Catalão:
Mesa Diretora:
Presidente: Jair Humberto da Silva (Solidariedade - SD)
Vice-presidente: Marciel Oliveira-Tudo Caipira (União Brasil - UB)
1º Secretário: Vandeval Florisbelo (Podemos - PODE)
2º Secretário: Cleuber Vaz (Podemos - PODE)
Bancada de Vereadores:
Anísio Pereira - Sargento Anísio (Podemos-PODE)
Claudio Lima (Movimento Democrático Brasileiro-MDB)
Claudio Lucio Rodrigues - Kaká dos animais (Partido Republicano-PR)
Deusmar Barbosa da Rocha (União Brasil-UB)
Gilmar Antônio Neto (Podemos-PODE)
Helson Barbosa de Souza - Caçula (Movimento Democrático Brasileiro - MDB)
Higor Bueno (Solidariedade-SD)
Idelvan Evangelista do Nascimento - Idelvan da Saúde (Podemos-PODE)
Maciel Batalha (Solidariedade-SD)
Ricardo Alisson (Solidariedade-SD)
Rodrigo Alves Carvelo - Rodrigão (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro - PRTB)
Rosangela Pereira - Rosangela da ADISGO (Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB)