Cristalina é diferenciado porque recebe um olhar diferenciado do prefeito Daniel Sabino Vaz, - o Daniel do Sindicato. Obras de grande valia para a população são sempre executadas e os cristalinenses acompanham o desenvolvimento acelerado do município.
A cada dia prospera o serviço na Avenida D, do bairro Cristal. Em breve, serão entregues os serviços de briqueteamento e o de escoamento das águas pluviais.
No mesmo bairro, a Rua 43 já foi preparada para ser briqueteada.
E foi publicado o edital sobre Regularização Fundiária de vários imóveis do bairro Cristal.
Valorizando a educação, o bairro Cristal também será beneficiado com uma nova escola e os serviços de terraplanagem já começaram. A previsão é que a obra seja entregue até janeiro de 2024.
Por falar em educação, duas escolas de Cristalina se destacaram no AlfaMais Goiás e receberão prêmio de R$ 80 mil: a Escola Municipal Leão Rodrigues de Afonseca e a Escola Municipal Paroquial São Vicente de Paulo.
A solenidade de premiação ocorrerá no dia 14 de junho, em Goiânia, no Centro Cultural Oscar Niemeyer.
O AlfaMais é um programa instituído pelo governo estadual por meio da Secretaria Estadual de Educação e consiste em garantir e fortalecer a colaboração entre Estado e municípios de modo a contribuir para o processo de alfabetização de todas as crianças do território goiano.
Importante destacar ainda que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, celebrou, entre os dias 1 e 7 deste mês, a Semana do Meio Ambiente.
O Dia do Cooperativismo, 3 de junho, também foi lembrado com várias atividades e apresentações artísticas na Praça da Liberdade.
Na segurança, uma parceria envolvendo a prefeitura, a Câmara Municipal, o Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) e a Polícia Militar do Estado de Goiás possibilitará a construção da unidade do Tático em Cristalina.
A antiga sede da PM, na Praça Dr. Otto Mohn, está sendo adaptada para receber e equipe do Tático, composta por PMs especializados em patrulhamento ostensivo, com o objetivo de diminuir o nível de criminalidade e garantir total segurança da população.
O local ainda servirá de apoio ao Comando de Operações de Divisas (COD) e à Companhia de Policiamento Especializado (CPE).
Outra notícia boa é que a Prefeitura fez mais de 50 ligações de esgoto no Belvedere, resultado de mais uma parceria da prefeitura com a Saneago, que fez a rede que passa em frente às residências que estão sendo beneficiadas.
E mais benefícios não param de chegar, como um trator do Programa Patrulha Mecanizada - viabilizado através de convênio do Ministério de Desenvolvimento Regional via Sudeco e Governo de Goiás via Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes - Goinfra.
O programa federal Mulheres Mil foi lançado no auditório do Instituto Federal Goiano - Campus Cristalina, onde aconteceu a aula inaugural. Ele visa qualificar profissionalmente, de forma gratuita, mulheres acima de 16 anos em situação de vulnerabilidade social a fim de garantir o acesso à educação profissional, ampliando as possibilidades de acesso ao mercado de trabalho.
Em Cristalina, o programa conta com o apoio do poder executivo, através da Secretaria de Turismo e Cultura, que mobilizou os artesãos da Feira da Família para colaborarem com as palestras sobre o artesanato, e da Secretaria Municipal de Assistência Social, que realizou as inscrições de 30 mulheres do CadÚnico, possibilitando a oportunidade em aprender e aprimorar os conhecimentos no artesanato, crochê, tricô, bordado, dentre outros.
Como forma de valorizar ainda mais o esporte, um setor que também recebe olhar especial do prefeito, está acontecendo mais uma edição da Copa de Futsal Valdei Elias Machado.
O torneio, organizado anualmente pela Prefeitura por meio da Secretaria de Esportes, vai até o dia 14 de julho.
Todos os jogos serão realizados no Ginásio de Esportes Daniel Ribeiro Filho e a entrada é gratuita para todas as partidas.
4ª rodada de discussão da Política Mineral Goiana foi realizada em Cristalina
Cristalina sediou a 4ª rodada de discussão da Política Mineral Goiana. O evento, promovido pelo governo do Estado de Goiás, aconteceu na câmara de vereadores, no dia 30 de maio, com o tema "Governança e Mineração".
A rodada faz parte de uma série de oficinas, reuniões e seminários temáticos para discutir políticas públicas de mineração para o Estado de Goiás.
Os eventos contemplam as dez regiões de planejamento do Estado de Goiás e oportunizam a interlocução com o setor produtivo, além de um amplo debate com a sociedade em temáticas como desafios para a geologia, mineração e transformação mineral e mineração como estratégia de desenvolvimento regional.
O prefeito Daniel Vaz citou diversas atividades econômicas no município além da mineração e falou sobre o projeto de exploração do turismo na Pedra Chapéu do Sol.
A coordenadora do Plano Estadual dos Recursos Minerais, Lívia Parreira, destacou o apoio do governador Ronaldo Caiado ao plano e a necessidade de Goiás pensar o futuro de seu desenvolvimento de forma estratégica.
O presidente da Associação dos Artesãos de Cristalina, Willian Souto, fez um histórico sobre como começou o projeto de Arranjo Produtivo Local de Cristalina e todo o planejamento que vem sendo feito para os próximos 20 anos para a cidade.
Com informações retiradas do texto da jornalista Kharen Stecca que foi publicado no facebook gerenciado pela Prefeitura de Cristalina.