Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Gestão do prefeito Dr. Ailton Martins de Oliveira, em Urutaí abandona de vez o aterro sanitário que virou lixão a céu aberto

Para quem passa pela estrada que dá acesso ao Ribeirão do Geraldo Vitor, na zona Rural do município, se depara com mal cheiro do estado de degradação, de animais mortos e fumaça que polui o meio ambiente e qualidade do ar

Por Redação em 21/06/2020 às 13:15:12
Aterro sanitário encontra-se a céu aberto e abandonado (Redação Sdnews)

Aterro sanitário encontra-se a céu aberto e abandonado (Redação Sdnews)

O que um dia foi o lixão Controlado e Monitorado - em fase de transformação em Aterro sanitário aguardando apenas a conclusão do PMGIRS (Plano Municipal de Saneamento Básico e Gestão Integrada de Resíduos Solidos), onde era depositado todo o lixo produzido pela cidade de Urutaí, hoje está abandonado pela gestão do prefeito Dr. Aílton Martins de Oliveira, conforme imagens registradas pela nossa redação na última sexta (19/6), que virou lixão a céu aberto em total abandono sem a menor organização dentro das normas exigidas pela área ambiental e órgãos de fiscalização sanitárias.

Para quem passa pela estrada que dá acesso a região do Santo Onofre e do Ribeirão do Geraldo Vitor, na zona Rural do município, se depara com mal cheiro do estado de decomposição, de animais mortos e fumaça que polui o meio ambiente e qualidade do ar por vários quilômetros Urutaí a dentro e que pode causar sérios danos à saúde das pessoas.

O lixo mal acondicionado significa poluição ambiental, risco à segurança da população. Porcos, vacas, aves, insetos (moscas, mosquitos, baratas, etc.), ratos e micro organismos permitem o aparecimento de doenças tais como: o coronavírus – covid 19, dengue, febre amarela, disenterias, febre tifoide, cólera, leptospirose, giardíase, peste bubônica, tétano, hepatite A ou infecciosa, malária, esquistossomose, etc.

Dr.Ailton Martins de Oliveira, prefeito de Urutai

Outro grave problema é o chorume do Lixo, que é o líquido proveniente da matéria orgânica em decomposição. Por ser altamente poluente não pode ser disposto diretamente no meio ambiente, pois pode provocar a contaminação do solo, do lençol freático e de corpos d"água. É um resíduo escuro, viscoso e fétido e também atrai vetores de doenças, como moscas e roedores. Por esses motivos, o tratamento do chorume é essencial para evitar a contaminação do solo, das águas e, principalmente, de nós humanos.

Animais mortos exposto (Sdnews)

O lixo pode provocar efeitos maléficos através de:

Agentes físicos – é o caso do lixo acumulado às margens de curso d"água ou de canais de drenagem e em encostas, provocando o seu assoreamento e deslizamentos;

Agentes químicos – a poluição atmosférica causada pela queima de lixo a céu aberto, a poluição do solo e a contaminação de lençóis d"água por substâncias químicas presentes na massa de resíduos;

Agentes biológicos – o lixo mal acondicionado ou depositado em local inadequado constitui um foco de proliferação de vetores transmissores de doenças.

Lixão Controlado e Monitorado - em fase de transformação em Aterro Sanitário deixado pela gestão anterior (2013/2016), a qual desenvolvia ações educativas e ambientais de conscientização com alunos da cidade de Urutai (Arquivo/Sdnews)


É lamentável que a atual gestão municipal tenha deixado o aterro sanitário de Urutaí, o qual funcionou por vários anos da maneira correta, seguindo as normas ambientais, conforme imagens de arquivo de nossa reportagem, voltar à condição de lixão a céu aberto.

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários