O vice-governador Daniel Vilela definiu a transferência da capital para a cidade de Goiás como ato de "grande importância" para preservação da cultura goiana. Ele também destacou os investimentos que o governo estadual tem feito na antiga Vila Boa e em municípios da região do Rio Vermelho e que têm potencializado o desenvolvimento do local. "Há um carinho do governador Ronaldo Caiado com esta que foi a primeira capital do Estado", sublinhou.
Defensor da educação como ferramenta de transformação da vida de crianças e jovens, o vice-governador elencou obras de reformas de colégios estaduais, inauguração de laboratórios de informáticas e entrega de chromebooks e materiais escolares para os alunos da rede pública. Falou da atenção que é dada pelo governo à área social, com a viabilização de programas capitaneados pela primeira-dama Gracinha Caiado, e também mencionou as obras rodoviárias comandadas pela Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas (Goinfra).
"Todas estas iniciativas vão ao encontro das demandas da população da cidade de Goiás e dos municípios vizinhos. É preciso destacar que o governador administra direcionando os investimentos para onde eles devem realmente serem gastos. É trabalho com foco na população", enfatizou Daniel, que acrescentou ainda o aporte de recursos que o governo estadual faz para o tradicional Hospital São Pedro D"Alcântara e a manutenção da Policlínica Estadual.
Além de marcar presença na solenidade oficial de instalação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Daniel cumpriu as agendas decorrentes daquele ato, o que incluiu a visita à sede do Poder Judiciário e às sessões para instalação, na cidade, do Ministério Público (MPGO), da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) e da Defensoria Pública. "É um momento histórico e bastante aprazível. Um momento importante que valoriza nossa cultura e resgata a história do nosso estado".
Os eventos oficiais foram intercalados por um almoço no Palácio Conde dos Arcos, onde Ronaldo Caiado e o vice-governador reuniram-se com secretários de estado, parlamentares e demais lideranças políticas e empresariais.
Na antiga Vila Boa Daniel também relembrou uma das últimas ações do seu pai, o ex-governador Maguito Vilela, à frente do Palácio das Esmeraldas. Maguito foi um dos entusiastas do projeto que pleiteava a concessão do título de patrimônio da humanidade junto à Unesco – Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, o que ocorreu somente em dezembro de 2001.
Homenagem
À noite, acompanhado pela sua mulher, Iara Costa Vilela, Daniel esteve no evento de entrega da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, onde foi condecorado na categoria Grã-Cruz. "Estou feliz por estar ao lado de tantos outros homenageados. O que vejo aqui é um resgaste e uma reconexão com a história de todos nós, goianos", comemorou. No ano passado ele também recebeu a mais alta honraria concedida pelo governo goiano, mas como Grande Oficial.
Durante esta última solenidade, o governador Ronaldo Caiado agradeceu Daniel publicamente pelo apoio e parceria entre ambos. "Você é jovem, vem de família política, criado por um pai que já governou o estado de Goiás _[Maguito Vilela]_. Tenho certeza, se Deus quiser, que você continuará este trabalho de levar Goiás sempre à frente", afirmou o governador.
Daniel permanece na cidade de Goiás nesta terça-feira, 25/7, data em que o município comemora 296 anos. Ele tem uma série de compromissos ao lado do governador nas áreas da saúde e educação, entre outros.
Com Informações da Vice-Governadoria Governo de Goiás