Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Música

Goiânia: Prefeito Rogério Cruz se encontra com embaixador japonês e participa da 21ª edição do festival Bon Odori

Chefe do Executivo conversou com o embaixador Hayashi Teiji sobre a decisão que permitirá que turistas do Japão visitem o Brasil sem a obrigatoriedade da emissão de visto, além dos aspectos culturais e da colônia japonesa em Goiânia. Festival de música, dança, culinária e artes nipônicas é um dos maiores do mundo


Prefeito Rogério conversa sobre medida que isenta necessidade de visto entre Japão e Brasil com o embaixador Hayashi Teiji

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, se encontrou com o embaixador japonês, Hayashi Teiji, e com representantes da cultura nipônica no Brasil durante a 21ª edição do Bon Odori, Festival de Música, Dança, Culinária e Artes Japonesas, na noite deste sábado (26/08), no Clube Kaikan. Na ocasião, foi discutida a parceria entre os dois governos nacionais que permitirá que turistas japoneses visitem o Brasil sem a obrigatoriedade da emissão de visto, e vice-e-versa, além dos aspectos da cultura e da colônia japonesa em Goiânia.

"É um momento de muita alegria, com a participação de muitas famílias e da colônia japonesa. Eu fico feliz em saber que Goiânia acolhe um dos maiores eventos da cultura japonesa no mundo. Me alegra poder receber o embaixador japonês e a sua esposa na nossa Capital e estar com todos os amigos que fizemos aqui no Bon Odori em mais uma edição desse grande evento", afirmou o prefeito Rogério.


O prefeito recordou que é a quinta edição do Bon Odori que ele participa. A primeira foi em 2019, ainda como vereador. "Desde quando assumi a Prefeitura de Goiânia, sempre estivemos de portas abertas apoiando este evento. Colaborando através da Agetul (Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer) e Secult (Secretaria Municipal de Cultura), acolhendo essa colônia que tem todo o nosso respeito e consideração", completou.


O embaixador do Japão, Hayashi Teiji, disse que a edição goianiense do Bon Odori é uma das maiores do mundo e destacou aspectos da cultura e culinária japonesas disponíveis no festival. Na ocasião, Hayashi Teiji, foi presenteado pelo prefeito Rogério Cruz com um quadro do artista Américo Batista de Souza, filho de um dos maiores expoentes da arte goiana, Antônio Poteiro. "Hoje estive com o governador (Ronaldo Caiado) e expliquei que talvez o Bon Odori de Goiás seja o maior do mundo. No Japão temos vários, mas não com um tamanho tão grande quanto esse", afirmou o embaixador.

O festival Bon Odori completa 21 anos na edição de 2023. Este ano, o tema é "Tradição e Progresso", que visa os elementos mais tradicionais da cultura japonesa, enfatizando o progresso na tecnologia e inovação. A cerimônia era realizada internamente desde os primórdios da instalação da comunidade japonesa na cidade, no final da década de 1940.

Isenção de vistos

Antes da participação no festival, o prefeito Rogério se reuniu com o embaixador japonês, Hayashi Teiji, e com representantes da cultura nipônica no Brasil. A conversa abordou aspectos do acordo entre os governos brasileiro e japonês que permitirá, a partir do dia 30 de setembro, que turistas japoneses visitem o Brasil sem a obrigatoriedade da emissão de visto. A medida também vale para brasileiros que pretendem ir ao Japão.


"É uma medida que deve impulsionar o turismo entre os dois países. A Prefeitura de Goiânia está atenta para oportunidades que possam aumentar o fluxo de turistas para a Capital, ainda mais contando com uma comunidade tão acolhedora como a goianiense", disse o prefeito.

"Um dos resultados do aprofundamento das relações de amizade entre os dois países é a medida de isenção de visto de curta permanência para os brasileiros. Desde que eu cheguei aqui no Brasil, em dezembro de 2021, tenho me empenhado com o desejo pessoal de concretizar essa medida de isenção a fim de aproximar ainda mais o Japão e o Brasil. Nossos países são unidos por laços humanos especiais, através da maior comunidade Nikkei do mundo, com cerca de 20 milhões de pessoas no Brasil, e a comunidade brasileira no Japão, com cerca de 200 mil pessoas", manifestou o embaixador Hayashi Teiji.

Participaram também da reunião, a senhora Reiko Kawamura, representante sênior da Jica, Agência de Cooperação Internacional do Japão; Renato Ishikawa, presidente do Bunkyo, a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social; Leonardo Massuda, presidente da Diretoria Executiva da Associação Nipo-Brasileira de Goiás; e Marco Túlio Toguchi, coordenador geral do Bon Odori e presidente do Conselho Deliberativo.



Com Informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) - Prefeitura de Goiânia

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!