Com mais de 200 comissões provisórias, o MDB pretende reestruturar-se em todo o estado, para chegar competitivo às eleições municipais, avisa o dirigente. "Queremos um MDB cada vez mais forte tanto para as eleições municipais de 2024 quanto para o pleito estadual e o federal de 2026", diz Daniel Vilela.
Nome natural da base aliada para a disputa ao Palácio das Esmeraldas em 2026, o vice governador e presidente do MDB de Goiás tem promovido uma maratona de visitas aos 246 municípios em busca de filiações de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, ex-prefeitos e ex-vereadores.
O jovem líder emedebista de 39 anos, diz que aprendeu muito aos ensinamentos de seu pai Maguito Vilela e ao de seu líder Íris Rezende Machado, a outros tantos líderes do MDB de Goiás e hoje espelhando na liderança do governador Ronaldo Caiado têm reestruturado, formatado e inovado o MDB para os embates eleitorais: municipal de 2024 e estadual e federal de 2026, uma vez que o partido dividindo espaço com o União Brasil - que tem o gestor goiano Ronaldo Caiado como presidente.
Após exercer os mandatos de vereador, deputado estadual e federal, Daniel Vilela, filho do ex-governador Maguito Vilela, projeta sua carreira, como seu pai fez no passado ao lado de Íris.
Prefeito de Campos Verdes de Goiás e vice presidente do MDB, Haroldo Naves diz que os gestores municipais do partido têm compromisso com a inclusão, desenvolvimento econômico e obras nas áreas de saúde, educação e infraestrutura. "Trabalhamos na geração de empregos e renda, pela redução das desigualdades sociais."
Busca de lideranças
Desde do findamento das eleições de 2022, quando o MDB elegeu dois deputados federais: Célio da Silveira e Marussa Boldrin, e elegermos seis deputados estaduais: Amilton Filho, Charles Bento, Lucas Calil, Issy Quinan, Lineu Olímpio, e Lucas do Vale e tivemos na suplência: Francisco Oliveira, Henrique Arantes, Thiago Albernaz e Zé da Imperial. Daniel tem atuado para conquistar novos quadro para a legenda.
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, que fez carreira no MDB quando exercia mandatos de vereador e vice prefeito, retornou ao partido.
O prefeito de Caldas Novas, Kleber Luiz Marra, que deixou o Republicanos e filiou-se ao MDB. O recém eleito prefeito de Cachoeira Alta, Marcelo Paula, que pertence ao partido.
Diálogos
Abriu conversas com um dos líderes do Sudeste de Goiás, o prefeito de Catalão Adib Elias Júnior - que está exercendo o seu quarto mandato para seu retorno, o qual já presidiu o partido e já disputou diversos mandatos. "Existem algumas arestas a serem aparadas e superadas, nada que o amadurecimento, respeito e sabedoria entre os líderes locais da cidade possam conversarem, pois ambos já foram aliados no passado e têm que pensarem no bem de Catalão."
Os ex-prefeitos Gustavo Mendanha (Aparecida de Goiânia) e Jânio Darrot (Trindade) também ingressaram o partido comandado por Daniel Vilela. Mendanha disputou o governo no ano passado, quando ficou em segundo lugar - Ronaldo Caiado (União Brasil), sendo eleito em primeiro turno.
Para fortalecer o projeto de concorrer ao governo de Goiás em 2026, Daniel projeta a eleição de 70 dos 246 prefeitos no pleito do ano que vem, incluindo a reeleição de vários gestores da agremiação partidária.
Em Goiânia, com a desistência da advogada Ana Paula Rezende, a impossibilidade jurídica de Gustavo Mendanha diante ao terceiro mandato, o MDB poderá a candidatura do deputado estadual e presidente da Assembleia Bruno Peixoto (União Brasil), que já foi filiado ao partido. Caberia aos emedebistas a indicação do candidato a vice prefeito.
Em Anápolis, o MDB deverá lançar o cirurgião dentista Márcio Corrêa - suplente de deputado federal ora exerce o cargo com a licença do deputado federal Célio Silveira. O deputado estadual Amilton Filho também é pré candidato na cidade.
Daniel acredita que até a abril do próximo ano, data que se encerra o prazo de filiações, em todas as regiões do estado. "O MDB tem capilaridade em todo estado, tem história e serviços prestados. Estamos crescendo e vamos crescer muito mais."
De agora até abril, Daniel Vilela vai intensificar as viagens aos municípios goianos para levar a bandeira do MDB, conquistar novas filiações e confirmar alianças com os outros partidos. "Vamos chegar forte as eleições de 2024 e discutir com os municípios projetos que impulsionem o desenvolvimento de Goiás".
Com Informações do jornal Diário da Manhã