O vice-governador Daniel Vilela afirmou que a regionalização da saúde em Goiás, projeto idealizado e executado pelo governador Ronaldo Caiado, deve garantir o sucesso de ações encampadas pelo Governo do Estado que buscam conscientizar os goianos da importância da vacinação. Ele participou, nesta quarta-feira (27/09), dos lançamentos do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal e do Plano Estadual de Recuperação das Altas Coberturas Vacinais, ambos realizados no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.
"A capilaridade da saúde permitirá que Goiás alcance seus objetivos e tenha os resultados mais exitosos possíveis, servindo de referência para os demais estados, graças aos investimentos que o governador Caiado determinou para este processo de regionalização desde que assumiu o governo", disse Daniel Vilela.
Desde o início de 2019, o número de unidades públicas passou de 16 para 30, incluindo seis policlínicas e sete novos hospitais. O número de leitos também saltou de 1,6 mil para 3,5 mil. Além disso, o Governo do Estado destinou R$ 2 bilhões aos 246 municípios goianos em contrapartidas para programas e serviços de saúde.
Segundo o vice-governador, toda esta estrutura, que agora não fica mais centralizada na capital, permitirá com que Goiás retome as altas coberturas vacinais preconizadas pelo Ministério da Saúde. "É imprescindível que nós façamos este esforço coletivo para chamar a atenção da sociedade. E para que o nosso país volte a ser referência na imunização das nossas crianças", enfatizou.
Testemunho
Daniel também rememorou a morte do pai, o ex-governador e ex-prefeito de Aparecida, Maguito Vilela, vítima de complicações da Covid-19, em 13 de janeiro de 2021. Uma semana depois, teve início a vacinação contra a doença no Brasil.
"Também perdi duas tias que partiram antes dele por conta da Covid-19. Nenhum dos três teve a chance de se vacinar. Então eu posso dizer da importância da vacina para as famílias brasileiras. Eu estou com todas as minhas vacinas em dia, e tomarei quantas mais forem preciso com alegria e felicidade", ressaltou.
Saiba mais
O Pacto Nacional pela Consciência Vacinal é uma iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e tem como objetivo conscientizar a população acerca da importância da vacinação prevista no Plano Nacional de Imunização para a prevenção de doenças controladas ou erradicadas, a exemplo da poliomielite (paralisia infantil).
Já o Plano Estadual de Recuperação das Altas Coberturas Vacinais (Vacina Mais, Goiás), é um conjunto de ações – como o combate a informações falsas - que serão promovidas pela SES com o objetivo de contribuir com a retomada das coberturas vacinais.
Com Informações da Vice Governadoria - Governo de Goiás