Na cidade de Córrego do Ouro para entrega de casas construídas com recursos do Tesouro Estadual, o vice-governador Daniel Vilela destacou estratégia pioneira do Governo de Goiás para contemplar famílias de baixa renda que vivem distantes de grandes centros urbanos, como a Região Metropolitana de Goiânia e o Entorno do Distrito Federal: trata-se da interiorização dos programas habitacionais.
"É até natural, em função da migração que costuma ocorrer para cidades maiores, que governos invistam mais recursos em habitação onde há maior densidade populacional", explicou Daniel Vilela durante evento realizado na tarde desta quarta-feira (18/10), no setor Luiz Humberto III. "Mas o governador Ronaldo Caiado fez o caminho inverso e até mais difícil. Ele tem conseguido operacionalizar investimentos na construção de moradias populares para atender também pequenos municípios do interior", completou o vice-governador.
"Esse é o grande diferencial de Goiás em relação a outros estados: a prioridade dada às cidades menores. Assim, as pessoas permanecem morando ali, contribuem para que a economia local cresça e que o município se desenvolva. Em contrapartida, conseguimos combater e diminuir os bolsões de pobreza nos grandes centros", detalhou Daniel Vilela, observado pela primeira-dama do estado e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, pelo presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Alexandre Baldy e pelo prefeito Murilo César.
O vice-governador também foi enfático ao comparar o que chamou de "novo modelo político e administrativo" implantado pela gestão de Ronaldo Caiado com o de governos anteriores. "Não estivemos aqui para "lançar" nenhuma obra, mas para inaugurá-la. Para, de fato, entregar as casas, onde foram investidos R$ 3,7 milhões", sublinhou. "Vocês, que serão beneficiados hoje com a chave da casa própria, terão, graças ao governo estadual, uma residência para chamar de sua. Terão mais dignidade e a segurança de um lar para seus filhos", ressaltou.
As moradias entregues nesta quarta-feira têm 42 m² e integram o programa "Pra Ter Onde Morar", da Agehab. Não há nenhum custo para as famílias contempladas. Daniel Vilela conheceu de perto a residência da dona Rosely Rodrigues da Conceição, que recebeu a chave durante a solenidade em nome das demais beneficiárias.
Ainda em Córrego do Ouro, o vice-governador confirmou que em breve, com a conclusão do processo licitatório, começarão as obras de recapeamento asfáltico nas ruas do município – fruto da parceria da prefeitura com o Governo do Estado, idealizador e executor do programa "Goiás em Movimento", sob responsabilidade da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra).
Educação
O vice-governador ainda acompanhou Gracinha Caiado em visita técnica ao Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Brasil, também em Córrego do Ouro. A unidade educacional, com 140 alunos, pautou o discurso de ambos na solenidade de entrega das casas depois que o prefeito Murilo César pediu ajuda do governo estadual para construção da quadra coberta, cujas obras foram iniciadas em governos passados e, até então, nunca foram concluídas. Gracinha sinalizou positivamente para a retomada das obras.