Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Conscientização e Prevenção

Anhanguera: Saúde realizam palestra de conscientização contra HPV

A ação faz parte do programa "Outubro Rosa" que esse ano traz ações interligadas com o Novembro Azul


Na manhã da última terça-feira (24 de outubro), foi realizada na sala de eventos do CRAS, mais um evento realizado pela Prefeitura de Anhanguera através da Secretaria Municipal de Saúde. Para continuar os trabalhos que estão sendo realizados de conscientização sobre doenças que podem causar graves transtornos a saúde, foi realizada uma palestra sobre Human Papiloma Virus - HPV, onde a verruga foi feita pelo Secretário de Saúde Dr. Lucas Miranda Guimarães, o médico palestrante Dr. Cornélio Neto, a primeira-dama Susana Franco e o prefeito Marcelo Paiva.

Dr. Lucas Miranda Guimarães iniciou comemorando a nova parceria da gestão e anunciou benefícios para a saúde: "Graças a Deus conseguimos fechar mais uma parceria, desta vez, com o Hospital de Amor, de Barretos que trará a sua carreta de exames para atendimento no dia 03 de novembro, onde faremos uma junção dos dois programas: Outubro Rosa e Novembro Azul, oferendo exames para mulheres e também para os homens. Eles ofertarão um número gratuitamente e se passar esse número, nós vamos custear os demais.

Sobre o evento do dia, destacou importância da realização da palestra: "Não poderíamos deixar de falar de um assunto tão importante como esse. E gostaria de agradecer imensamente ao Dr. Cornélio pela sua disposição em sempre orientar a nossa população. E não teria pessoa melhor, pelo conhecimento e pela proximidade com toda nossa população, para alertar, principalmente, sobre a prevenção".


Ninguém melhor que uma mulher para passar uma mensagem da relevância de se informar e cuidar da saúde feminina. E foi isso que fez a primeira-dama Susana Franco, em sua fala: "A melhor forma de amor é começar amando a nós mesmas. É muito importante termos a consciência de cuidar da nossa saúde e, vocês estarem aqui hoje, mostra que estão fazendo o melhor que podem por vocês. E sejam multiplicadoras, levem as informações que o Dr. Cornélio passar para todas às mulheres que conhecem e não estão aqui hoje!".


O trabalho realizado pela equipe da Saúde foi enfatizado pelo gestor do município, Marcelo Paiva: "Tudo que é feito com amor, faz a diferença. Isso é o que tem feito essa grande equipe da Saúde. Temos um secretário de Saúde que se precisar de um secretário lá para o Governo, ele está preparado e o Dr. Cornélio dispensaria qualquer comentário pela grandeza do trabalho que desenvolve, mas preciso ressaltar a grandeza da sua casa escoa, o olhar sempre humanizado, amoroso que tem por nossa gente. Tendo a certeza que esse trabalho que o senhor desenvolve ajuda a salvar muitas vidas e por isso, nossa gratidão!"


O médico Dr. Cornélio Neto agradeceu a confiança dos gestores e enalteceu seu amor pela população de Anhanguera: "Confesso que muitas vezes, pensei em deixar o trabalho, mas meu coração não permite, porque eu tenho muito carinho por essa cidade é amo o povo de Anhanguera. E só tenho gratidão por todo acolhimento que recebo de vocês. Contém comigo sempre!".


O HPV

O Human Papiloma Virus - HPV é mais comum do que se imagina. É um vírus com elevado risco de contágio ao longo da vida. Mais de 80% das pessoas sexualmente ativas poderão contrair o HPV antes dos 45 anos. Há mais de 200 tipos de HPV, pelo menos, destes14 tipos de HPV podem causar cânceres. O HPV está associado a 5% de todos os cânceres no mundo.

HPV nas mulheres

Aproximadamente 17 mil casos de câncer de colo do útero são diagnosticados todos os anos. Além disso, o HPV é responsável por 75% dos cânceres de vagina. Dos casos de câncer de colo do útero são causados pelo hpv. Dos casos de câncer de ânus. Assim, como 69% dos casos de câncer de vulva.

HPV nos homens

Dos casos de câncer de pênis estão associados ao HPV. Dos casos de câncer de ânus estão associados ao HPV.

Transmissão

Há dois tipos de infecções, cada uma com características particulares:

INFECÇÕES CLÍNICAS: a principal manifestação desse tipo de infecção é o aparecimento de verrugas ou lesões na pele ou na mucosas, causando coceira e/ou irritação. Essas lesões costumam ter aspecto de "couve-flor" e tamanhos variados. Surgem na região genital ou no ânus de ambos os sexos, mas podem aparecer também na boca e na garganta.

INFECÇÕES SUBCLÍNICAS: não são visíveis a olho nu e não apresentam sinais e sintomas. Apesar disso, essas infecções podem ser de baixo e alto riscos.

Não existem medicamentos que curem ou eliminem o vírus, mas há tratamentos para as lesões causadas por ele. A prevenção deve ser feita através da vacinação e uso adequado de preservativos, internos ou externos.

Na maioria dos casos, o vírus é eliminado espontaneamente pelo próprio sistema imunológico, sem que a pessoa infectada apresente qualquer sinal ou sintoma. Em algumas pessoas, o vírus pode permanecer inativo e se manifestar apenas quando o sistema imunológico estiver mais fragilizado.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!