Os resultados de uma boa administração são facilmente enxergados porque refletem na qualidade de vida do cidadão. Em Cristalina, os serviços executados pela prefeitura não param em nenhum momento. Esta é uma ordem do prefeito Daniel Sabino Vaz, o popular Daniel do Sindicato, que ainda faz questão de acompanhar tudo de perto. Recentemente, ele encaminhou um projeto de lei para a câmara municipal solicitando que o legislativo autorize o executivo a repassar aos enfermeiros e técnicos de enfermagem a verba federal destinada ao município. Enquanto isso, o executivo busca uma forma de atender a categoria com o piso nacional, pois o governo federal criou o piso da categoria que deve chegar a 20 bilhões de reais, mas não destinou recursos suficientes para que os municípios possam fazer o pagamento.
A Superintendência Municipal de Trânsito (SMTCris) iniciou o processo de sinalização da Estrada Jatobá, onde o serviço de manutenção é gerido pela Associação Amigos da Jatobá, por meio de parceria com a Prefeitura.
O trabalho de recapeamento asfáltico, com CBUQ, foi executado na Rua 54, da Vila Andrade. Na tarde deste último sábado 28 de outubro, o serviço de recapeamento asfáltico da Prefeitura está na Rua Getúlio Vargas, no trecho que passa em frente à Faculdade Sobresp (antiga Facec). E o trabalho que não para (nem no sábado), em Cristalina. Cena também comum em Cristalina nos últimos anos é ver ruas briqueteadas em todos os setores.
Daniel se reuniu com a direção regional da Equatorial em busca de soluções para os recorrentes problemas que a população está enfrentando com a falta de energia. "A solução começa pelo diálogo. Não existe varinha mágica em meio às dificuldades e é por isso que nos reunimos, debatemos, pedimos investimentos da Equatorial e estamos sendo atendidos", falou o prefeito, se mostrando satisfeito com a resposta através dos imediatos investimentos anunciados pelo gerente de relacionamento com o cliente, Hugo Ferreira, o que vai aumentar a carga de energia na cidade com um novo transformador para atender cerca de 6.200 unidades consumidoras.
"A cidade tem potencial, cresce muito, e a Equatorial, sensível a isso, está investindo R$ 2,5 milhões com esse transformador, a construção de um novo alimentador e a troca de cabos dentro da cidade, o que vai permitir uma capacidade maior para manter o sistema em pé e novas ligações em residências, indústrias e no comércio" enfatizou Hugo, afirmando ao prefeito que o serviço deve ser concluído até o mês de dezembro deste ano.
Em uma segunda reunião, marcaram presença os presidentes do Sindicato Rural, Nilson Fogolin; da Irrigo, Luiz Carlos Figueiredo, e da Associação Amigos da Jatobá, Dario Turra, além do diretor do sindicato, Renato Caetano, e o produtor rural Enilton Kenedy. Como são muitas as demandas e reclamações, mais uma vez o diálogo pautou a reunião, que definiu a criação de um grupo de trabalho pelos representantes das entidades para discutir as demandas do setor rural com a equipe da Equatorial, como o aumento de carga de energia, melhoria das redes existentes, novas redes, ampliação das subestações e agilidade na manutenção e no atendimento às propriedades rurais.
Enilton também falou da importância do encontro: "Sou produtor de leite há 30 anos e nunca tivemos na cidade essa abertura e essa articulação para debatermos os problemas e tentar resolvê-los ouvindo o nosso segmento. E é bom ver que o prefeito dá o mesmo tratamento a todos os produtores".
A Escola Municipal Manoel Gonçalves, situada em Campos Lindos, realizou a XVIII Feira Cultural, com o tema "Resgatando Valores". Na ocasião também foi inaugurado o novo pavilhão da escola, que foi edificado por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o grupo Wehrmann.
E a Escola Municipal José Miguel Cury realizou a XVIII Feira Cultural e Tecnológica, com o tema " Construindo e Aprendendo para o Futuro, Através da Reutilização de Materiais Recicláveis".
Mais um curso foi celebrado com as mulheres assistidas no Centro de Convivência Neusa de Fátima Damm. A instrutora Luzia Gomes de Oliveira ministrou o curso de bolsas de tecidos. Outro curso foi realizado com pessoas assistidas pelo centro de convivência. Desta vez, foi ministrado o curso Processamento Artesanal de Mandioca. A organização dos dois cursos foi do SUAS-Trabalho por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Sindicato Rural e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Em prosseguimento com a campanha Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde realizou um momento na Academia de Saúde da Praça da Liberdade para transmitir ao público feminino orientação nutricional, com atividades de educação física, realização de exames e testes rápidos de Doenças Sexualmente Transmissíveis, solicitações e agendamentos dos exames de Sífilis, HIV e Hepatite B e C. O evento ainda contou com a participação da Faculdade Sobresp, com o curso de estética, proporcionando para as profissionais e participantes em geral sessão de ventosaterapia e massagem relaxante.
Durante o mês de outubro estão sendo feitas, nas Unidades Básicas de Saúde, as coletas do exame citopatológico e dias D de coleta de exames.
No Dia do Médico, 18 de outubro, o prefeito Daniel do Sindicato homenageou os profissionais que se entregam ao trabalho e cuidam da saúde da população. "Em hospitais, clínicas, unidades básicas ou em qualquer outro lugar, o médico está sempre pronto a orientar os pacientes com o intuito de salvar vidas e oferecer dignidade a todas as pessoas. Por isso, nesta data tão especial, nosso reconhecimento e nossa gratidão aos médicos e médicas de Cristalina", disse.
O professor também recebeu congratulações pelo seu dia, 15 de outubro. "Neste dia tão especial, nossa homenagem aos mestres que nos guiam pelo caminho da sabedoria e da inteligência. Feliz Dia do Professor!", ressaltou o prefeito.
Programa Cheque Reforma Municipal
105 famílias de baixa renda foram contempladas com o benefício do Cheque Reforma Municipal, implantado com recursos exclusivos da Prefeitura e criado através de lei de autoria do Poder Executivo, com aprovação da Câmara Municipal.
Cada família contemplada recebeu até R$ 3.000,00, recurso que só poderá ser utilizado na compra de materiais de construção nas lojas credenciadas da cidade, em um prazo de até 90 dias. Os beneficiários da primeira etapa do programa receberam as requisições em evento realizado no Clube de Caça e Pesca de Cristalina, que contou com a presença de autoridades dos poderes Executivo e Legislativo.
As equipes jurídica e social informaram que logo acontecerão outras etapas do programa, sendo uma ainda este ano. Para ser contemplada, a família tem que se cadastrar, comprovar a situação de vulnerabilidade social, morar em imóvel de sua propriedade e receber visita de uma assistente social para verificar se encaixa nas exigências do programa.
Secreta de Estado de Entorno do Distrito Federal
A criação da Secretaria de Estado do Entorno do DF (SEDFGO) foi uma das iniciativas mais importantes do governo de Goiás para tentar dar mais atenção à região. Na opinião do prefeito Daniel, a SEDFGO tem trazido notoriedade para o Entorno. "É extremamente importante termos essa secretaria, que proporciona um diálogo melhor com o governador de Goiás, com os secretários e com o governador do Distrito Federal", argumentou.
Daniel lembrou que, apesar de Cristalina estar um pouco mais afastada de Brasília, tem conseguido acompanhar as ações da secretária Caroline Fleury. "Ela é bem atuante, tem andado pelos municípios, organizando eventos e reuniões, além de debater os problemas do Entorno".
A força pujante do agronegócio em Goiás
De acordo com o relatório de outubro de 2023 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Estado de Goiás se mantém no ranking como o terceiro maior produtor nacional de grãos, com 10,3% de participação. Dentro deste cenário de expansão totalmente positivo no estado de Goiás, os excelentes resultados com o agronegócio proporcionaram visibilidade ao município de Cristalina, atualmente detentor do 1º PIB (Produto Interno Bruto) agropecuário do país e destaque nacional na produção de grãos.
Com esses números, Cristalina é um dos maiores empregadores de mão de obra manual para colheitas do estado, além de disponibilizar inúmeras oportunidades de trabalho nas áreas de agronomia e zootecnia. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Alécio Maróstica, frisou que o segmento é o que mais emprega em Cristalina, com mais de 1/3 de todos os empregos e o terceiro maior valor adicionado da agropecuária, o que representa 4,6% de toda agropecuária goiana. "Só para dimensionar o que o município oferece, temos uma área de 616.200 hectares, sendo o quinto município em área de Goiás, com área cultivada de mais de 400.000 hectares, entre pecuária e cultivos diversos, e a maior área irrigada da América do Sul", enfatizou o secretário em entrevista ao Jornal Opção Entorno. E acrescentou: "Entretanto, executamos dois plantios, safra e safrinha. Somando ambos, cultivamos no período de 8 meses 650.000 hectares".
Ainda, segundo ele, é válido destacar as principais culturas sem irrigação ou irrigadas parcialmente. "Neste imenso cenário produzimos: soja, milho, feijão, algodão, café, girassol, amendoim, gergelim, abóbora, alpiste, linhaça e aveia. Entre as culturas irrigadas temos: trigo, milho doce, milho para pamonha, milho pipoca, milho para semente, alho, batata, cebola, cenoura, beterraba, abacate, manga, uva, morango, maracujá etc". Alécio complementou: "Além disso, Cristalina abrange a pecuária de corte e leite, ovinocultura, suinocultura, avicultura de corte e postura, entre outras atividades produtivas. Então, é preciso destacar que o município é diferenciado, sendo o único de Goiás que cultiva mais de 65 culturas".
Diante de um cenário de tamanho desenvolvimento, o secretário salientou que sua pasta apoia e busca um crescimento, sobretudo, democrático, e que atenda a todos os produtores, independentemente da envergadura de sua produção, e sempre alinhada com as políticas do prefeito Daniel do Sindicato.
Para o diretor do Sindicato Rural de Cristalina, Renato Caetano, o número atual é de 5,8 bilhões só com a produção de cereais em Cristalina. "O número real com cereais, leguminosas e hortaliças, como batata, cebola, alho, tomate e milho doce, é de 9 bilhões. E o grande destaque fica por conta da produção irrigada, com 26% da área plantada e 48% do PIB, com as culturas de alho, tomate, milho doce, milho e soja. Já a exportação é representada pela soja e milho principalmente, com 1,5 milhão de toneladas, e o restante da produção segue para o mercado interno nacional".
Vale destacar que o Sindicato Rural de Cristalina agrega em sua composição 700 produtores com áreas de 100 a 2 mil hectares, 600 produtores com áreas abaixo de 99 hectares e produtores com áreas de 15 a 60 hectares nos assentamentos rurais com 1.100 famílias que cultivam frutas, verduras, milho, feijão e mandioca. A instituição também atua em diversas comissões e comitês representando os produtores e, em conjunto com o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar), organiza cursos e treinamentos direcionados aos profissionais, funcionários das fazendas e produtores da região.
É na fala do agricultor que é possível sentir a realidade do agronegócio. O engenheiro civil e produtor rural em Cristalina, Dario Luiz Turra, entende muito bem dessa lida diária. "Quando chegamos aqui, em 1988, iniciamos as atividades e o senhor "Veranico" nos mandou um recado: aqui não dá! Mas por insistência ou sem outra alternativa, buscamos a solução na irrigação, que no nosso entender é responsável por pelo menos 80% do desenvolvimento econômico que estamos apresentando. Atualmente defendemos que é preciso privilegiar a água na produção de alimentos em detrimento da usina hidrelétrica. É uma batalha instalada em nossa região, que está nos impedindo a outorga de águas para irrigação há mais de 10 anos. Essa reivindicação contra esse cerceamento conta com apoio da administração municipal, do sindicato rural, da Irrigo, da câmara municipal e da Associação Jatobá", explicou Dario.
Segundo o produtor, a administração municipal tem dado, também, grande relevância à questão das estradas vicinais. "Haja vista que está em execução um projeto piloto em que os produtores, por meio da Associação Amigos da Jatobá, contratam operadores e com o comboio de máquinas rodoviárias cedidas pela prefeitura podemos executar os serviços de manutenção das estradas". (Com informações do Jornal Opção)
Com Informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) - Prefeitura de Cristalina