Em entrevista na manhã desta quarta-feira (1), o secretário de saúde de Catalão, Velomar Gonçalves Rios, esclareceu alguns pontos envolvendo o novo decreto municipal que vai estabelecer novas regras para funcionamento do comércio durante a pandemia.
Mesmo não sendo totalmente fechado, o comércio de Catalão vai sofrer mudanças significativas no funcionamento. Supermercados e açougues, por exemplo, poderão funcionar até às 15h durante a semana, e aos fins de semana, devem encerrar as atividades às 12h.
Segundo Velomar, vão permanecer funcionando as indústrias que tiverem estruturas de higienização, atendendo os protocolos de combate ao Coronavírus (Covid-19).
O novo decreto será publicado até o fim da tarde de hoje e as medidas já passam a valer a partir de sábado (4/7). Após 15 dias do novo decreto, uma nova avaliação será feita para avaliar a possibilidade de flexibilizar ou não as novas regras.
Principais pontos do novo decreto
- Industrias, funcionamento normal, as que tiverem estrutura de higienização;
- Comércio formal, supermercados, açougues e congêneres das 06 às 15h segunda a sexta, e nos finais de semana das 06 às 12h;
- Comércio varejista das 09 às 15 de segunda a sexta;
- Comércios de alimentação, sistemas de delivery e drive thru;
- Bares somente com bebidas alcoólicas não poderão funcionar, somente lanchonetes que vendem alimentos.