Mais de 300 agentes, entre correspondentes e parceiros, foram treinados pela GoiásFomento, para atuarem como facilitadores ao acesso de clientes as linhas de crédito da Agência. Os operadores, entre eles entidades de classe e prefeituras, dos 246 municípios goianos, são habilitados somente após atingirem o nível de 70% de aproveitamento do treinamento, que é ministrado pela Gerência de Parceiros e Correspondentes (Gepac), por videoconferência.
Os correspondentes, foram selecionados através de Edital de Licitação 001/2020, num processo de total transparência e rigorosa seleção. O treinamento, em modo remoto, em atendimento aos procedimentos exigidos durante a pandemia do novo coronavírus, repassa subsídios suficientes para que o cliente passe por todas as fases do processo de efetivação de linhas de crédito, produtos e serviços oferecidos pela GoiásFomento.
A disponibilidade de linhas de crédito, pelo Governo de Goiás, incrementa o empreendedorismo, neste momento de Covid-19, e é essencial para a movimentação de caixa, com receitas e faturamentos girando a economia. Segundo Rivael Aguiar, presidente da GoiásFomento, a relação de correspondentes/parceiros encontra-se no site da Agência, com endereço, nome, e-mail e telefone. "Seguindo as diretrizes do governador Ronaldo Caiado, toda estrutura da GoiásFomento está à disposição de nossos clientes e demais que buscam o suporte das linhas de crédito. A equipe de atendimento, através dos nossos canais, trabalha agilizando todas as demandas", garante Rivael.
Marca consolidada
Para Ricardo Fernandes, economista e que há três anos atua como correspondente em Goiânia, a existência do recurso e a desburocratização ocorrida no momento proporcionaram aumento da procura. "Além do ganho financeiro, a marca consolidada da GoiásFomento é um importante produto na carteira, soma credibilidade e me abre muitas portas". Lorena Carvalho, de Rio Verde, se identifica com a atividade de correspondente, por assistir o micro e pequeno negócio. "A GoiásFomento tem nos ensinado a apoiar o empreendedor genuinamente, guiando-o por toda a jornada de crédito".
A capacitação do agente visa atender as demandas, prestar esclarecimentos diversos e orientações sobre documentação, observar a qualidade do atendimento e o comprometimento quanto à obrigação de sigilo, que será encaminhado à Agência. E ainda permitir o acesso do Banco Central do Brasil (BCB) à documentação e informações referentes a produtos/serviços fornecidos, bem como as dependências do agente e respectiva documentação relativa aos atos constituídos, registros, cadastros e licenças legais.
Os critérios para uma empresa se tornar um correspondente, passam pelo cumprimento de termos, diretrizes e prazos estabelecidos nos contratos, normas internas de segurança da GoiásFomento e fiscalizadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e/ou pelo Banco Central do Brasil (BCB), inclusive a legislação que disciplina a prevenção e combate a crimes de bens, direito e valores. A comissão permanente de licitação é composta por técnicos da Agência, conforme Edital.