Após quase 20 anos de espera, a população do Entorno do Distrito Federal viu, na manhã desta segunda-feira (17/06), o Hospital Estadual Ronaldo Ramos Caiado Filho, em Águas Lindas de Goiás, de portas abertas e com pacientes em tratamento. A inauguração foi realizada pelo governador Ronaldo Caiado, acompanhado da ministra da Saúde, Nísia Trindade. "O atendimento em saúde no Entorno deu uma virada. É outra realidade, outro contexto", frisou o chefe do Executivo.
"Quando assumi o governo, o Entorno não tinha nenhum leito de UTI e nem hospital estadual. Hoje tem em Luziânia, Formosa e Águas Lindas. Três grandes hospitais com estrutura de média e alta complexidade", salientou Caiado. Juntas, as unidades ofertam 70 leitos de UTI. Com o apoio da Policlínica de Formosa, também entregue pelo governador, elas regionalizam o sistema de saúde goiano.
O governador percorreu as instalações do Hospital de Águas Lindas, no setor Parque da Barragem, e atestou o bom funcionamento, com realização de consultas, exames e internações. A obra, que custou R$ 157 milhões do Tesouro Estadual, possui quase o dobro do tamanho previsto no projeto original, com 16 mil metros quadrados de área construída e estrutura para 22 consultórios, 164 leitos, sendo 40 de UTI"s, entre estes, 20 com suporte para atender bebês e crianças.
Localizado em uma região populosa, a unidade de saúde deve beneficiar mais de 1,2 milhão de habitantes de 31 municípios da macrorregião Nordeste e Goiás. "Isso é SUS, isso é o compromisso de uma gestão com a qualidade da atenção à sua população", classificou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, ao parabenizar a gestão Caiado pela entrega da unidade.
O hospital terá urgência e emergência e conta com maternidade, bancos de sangue e de leite; e equipamentos para exames como tomografia, ressonância magnética e raio-x. A abertura dos leitos será gradual, com previsão de entrar em atividade plena até agosto. Nesta manhã, cinco pacientes estavam internados e cerca de 160 consultas agendadas.
O titular da Secretaria de Saúde, Rasível dos Santos, lembrou que o hospital começou a funcionar na véspera da inauguração. "Ontem internamos o primeiro paciente. Um agricultor, por causa de pneumonia", contou, antes de ressaltar que os serviços necessitam de regulação. A gestão será realizada pela organização social Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, sob fiscalização do Estado.
O prefeito de Águas Lindas, Doutor Lucas, citou a espera da população local. "Sei que esse hospital é do estado, mas ele está grampeado no coração dos águaslindenses que, há 19 anos, aguardavam por esse momento", relatou.
O vice-governador Daniel Vilela classificou a obra como "a mais emblemática" desta gestão. "Foram muitos desafios enfrentados para entregar esse hospital", lembrou. "E está com os profissionais já atuando, as pessoas sendo atendidas".
Homenagem
Filha do governador, a advogada Anna Vitória Caiado falou em nome da família de Ronaldo Ramos Caiado Filho, que faleceu em 2022 e dá nome ao hospital. "Aqui tem um pedaço do coração do meu irmão, que era preocupado com meu pai e com o que ele se propôs a fazer: cuidar das pessoas", disse, emocionada.
Funcionamento
O paciente número "Um" do Hospital Estadual de Águas Lindas (Heal) foi recebido neste domingo (16/06). O agricultor Valentino da Rocha Ribeiro, de 69 anos, estava internado no Hospital Municipal Dom Luiz Fernandes, em Santo Antônio do Descoberto, desde o dia 6 de junho, e aguardava transferência para tratamento de pneumonia.
A ambulância chegou por volta das 13h e o paciente foi imediatamente levado ao leito, onde foi avaliado pelos profissionais do novo hospital estadual. Segundo os médicos Mateus Bueno e Alexandre Alcântara, o paciente fará um Raio-x para para análise da função pulmonar após os exames laboratoriais. "Ele já está saindo do oxigênio", disse o Dr. Matheus.
"O paciente chegou com um quadro de pneumonia e estamos fazendo a investigação. Já foi feito o desmame do oxigênio suplementar, vamos seguir com uma avaliação multidisciplinar para atender no geral o quadro de saúde dele como um todo", completou o Dr. Alexandre.
Josefa Maria de Jesus, irmã do paciente e que o acompanhou, falou da importância para os moradores da região do Entorno em ter um hospital com o suporte que Águas Lindas agora oferece. "Ele já fez a medicação todinha aqui e graças a Deus está tudo bem", afirmou.
Ainda na tarde deste domingo, outros 3 pacientes deram entrada no Heal, trazidos de ambulância de municípios próximos a Águas Lindas.
Fonte: Com Informações da Secretaria de Estado de Comunicação - Governo de Goiás