No final da manhã e tarde deste domingo, dia 21 de julho, que antecede o início da Expo Catalão 2024, foi realizada a Queima do Alho Friato, juntamente com o desfile das comitivas. O dia teve uma programação animada, cheia de estilo, comida típica e música boa.
Dezenas de comitivas inscritas e demais cavaleiros (as), saíram do Parque de Exposições Waldivino José Duarte com destino a Chácara Paquetá. O Trajeto de percorreu as principais avenidas que cortam a cidade até o destino do percurso
As comitivas foram recepcionadas com uma refeição deliciosa, contendo, arroz carreteiro, feijão gordo, galinhada e muito mais. Além disso os presentes se divertiram com os shows da Banda Garotos 100%, Léo Goiano e apresentação de Rarissa Lombardi - Berranteira. As comitivas que participaram do trajeto foram julgadas e premiadas durante a festa.
"Catalão merece uma festa desse nível, dessa grandeza e está acontecendo! Isso me deixa muito feliz, deixa toda a diretoria e equipe do Sindicato muito feliz! Tivemos recordes de cavalos, de público, contamos com presença a Cavalaria da PM que veio de Goiânia para nos prestigiar. E chegar aqui vendo tantas pessoas também aqui é realmente motivador!" - enaltece o presidente do Sindicato Rural de Catalão Ricardo Pires Monteiro.
História da Queima do Alho:
A Queima do Alho é uma tradição que tem suas raízes profundamente entrelaçadas com a história do Brasil rural. Originada das comitivas de boiadeiros que cruzavam longas distâncias, essa prática remonta a tempos em que a simplicidade ditava as refeições. Durante a cavalgada, aquele que se dispunha a queimar o alho já começava a descascar o alho e colocar na conserva de gordura animal, ao final era servida uma comida bem farta para as comitivas que iam chegando até o destino. Atualmente, a Queima do Alho marca o início das festas de agropecuárias pelo Brasil.