Campanha Dengue FMS Davinopolis
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

Nova Aurora é a 3ª colocada em melhor qualidade de vida no ranking de Goiás

A cidade de Nova Aurora tem destaques positivos nas dimensões - Necessidades Humanas e Fundamentos do Bem-estar - nas quais foram avaliadas com notas de 82,92 e 70,14, respectivamente

Por Redação, Carlos Duarte e Informações: Gustavo Nascimento IPS Brasil em 21/08/2024 às 15:26:12

Ranking realizado pelo Índice de Progresso Social Brasil (IPS Brasil) revela o desempenho dos 246 municípios de Goiás segundo indicadores socioambientais. No IPS Brasil - 2024, a campeã foi a capital do estado, Goiânia, seguida pelos municípios de Goianésia e Nova Aurora. No outro extremo, o município com pior resultado foi Mundo Novo, seguido por Colinas do Sul e Gouvelândia. Essas são algumas das principais classificações da primeira edição do IPS, em Goiás.

O novo índice avaliou de forma minuciosa todos os municípios do estado, identificando em quais áreas cada um se destaca e onde há necessidade de melhorias. Trata-se de uma ferramenta de gestão territorial baseada em dados públicos, que identifica e apresenta, em uma mesma escala se as pessoas tem o que precisam para prosperar, desde necessidades básicas como abrigo, alimentação e segurança, até se possuem acesso à informação e à comunicação, e se são tratadas igualmente, independentemente de gênero, raça ou orientação.
Nova Aurora ficou com a melhor nota do estado de Goiás com 70,49. Classificada como o 3º município melhor avaliado no ranking do IPS, apresenta seus principais destaques positivos nas dimensões - Necessidade Humanas e Fundamentos do Bem-estar - nas quais foram avaliadas com notas de 82,92 e 70,14, respectivamente. Em Fundamentos do Bem-estar, os melhores indicadores do município são: baixo índice de abandono no Ensino Fundamental, densidade de internet banda larga fixa, densidade telefonia móvel e áreas verdes urbanas. Já em Oportunidades, com a nota 44,02 os melhores indicadores são: acesso a programas de Direitos Humanos, existência de ações para direitos de minorias, índice de atendimento à demanda da justiça, taxa de congestionamento líquido de processos, acesso à cultura, lazer e esporte, baixo índice de gravidez na adolescência (<19), empregados com ensino superior, mulheres empregadas com ensino superior e nota média no ENEM.

Veja aqui o ranking completo dos municípios de Goiás.


O ranking de competitividade do CLP é uma ferramenta de análise detalhada que classifica os municípios brasileiros em 65 indicadores distribuídos em 13 pilares e três áreas temáticas: instituições, sociedade e economia. Essas áreas são consideradas primordiais para a promoção da competitividade e para o aprimoramento da gestão pública nas cidades. Entre os indicadores analisados estão sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, acesso e qualidade da saúde, acesso e qualidade da educação, segurança, saneamento, meio ambiente, inserção econômica, inovação, dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações.


O IPS Brasil

O IPS Brasil é a primeira aplicação em todo território brasileiro da metodologia internacional Social Progress Imperative que, desde 2014, coordena e divulga o IPS Global, que analisa o desempenho dos países em termos de progresso social. A partir de 2024, o IPS Brasil será atualizado anualmente para que seja possível comparar o desempenho socioambiental dos municípios ao longo do tempo.

O índice é uma ferramenta de gestão territorial baseada em dados públicos, que identifica e apresenta, em uma mesma escala, se as pessoas têm o que precisam para prosperar, desde necessidades básicas como abrigo, alimentação e segurança, até se possuem acesso à informação e comunicação, e se são tratadas igualmente, independentemente de gênero, raça ou orientação.

No site do IPS Brasil, é possível analisar o perfil detalhado de todos os municípios, identificando em quais áreas cada um se destaca e onde há necessidade de melhorias. A plataforma também permite comparar municípios que estão na mesma faixa de PIB, área e população, oferecendo uma ferramenta poderosa para gestores públicos, investidores sociais e a sociedade em geral entenderem melhor as dinâmicas de desenvolvimento local.

Como é feito?

Para traçar um quadro completo da qualidade de vida dos municípios, o IPS avalia um conjunto de indicadores em três grandes dimensões. Cada indicador passa por um processo rigoroso na modelagem estatística, desde a normalização, para que os dados sejam comparáveis, à validação da qualidade estatística do dado, definição de valores máximos e mínimos, e definição de pesos para cada indicador dentro dos componentes. O índice varia de zero (pior) a 100 (melhor) e corresponde à média simples dos índices de progresso social das três dimensões (Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos para o Bem-estar e Oportunidades). Foram utilizados um total de 53 indicadores, secundários e públicos de fontes oficiais e de institutos de pesquisa, com fontes como DataSUS, Instituto de Estudos para Políticas de Saúde, Conselho Nacional de Justiça, Mapbiomas, Anatel, CadÚnico, Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, entre outras.



Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Economia Secom Goias Set 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários

Universitarias Club