O Brasil conquistou, no último domingo (6/10), seu melhor resultado da história no Motocross das Nações, durante a 77ª edição do evento considerado a "Copa do Mundo" da modalidade. Após as três corridas decisivas no circuito inglês de Matterley Basin, os pilotos Bernardo Tibúrcio, da Honda Racing (categoria MX2), Enzo Lopes (MXGP) e Fábio Santos (Open) levaram o país à inédita 13ª posição na disputa vencida pela Austrália.
Tibúrcio, com a motocicleta Honda CRF 250R, iniciou o dia em ação na bateria que reuniu os pilotos da MX2 e da classe MXGP. Estreante no tradicional evento, o mineiro completou a prova como o 14° de sua categoria (32° no resultado geral). Lopes cruzou a linha de chegada em 15° na geral e 11° na MXGP. Mais tarde, Tibúrcio voltou a acelerar na prova com os atletas da MX2 e da Open, repetindo a 14ª posição em sua classe (33ª na geral). Santos foi o 26° na geral e 16° na Open. Na bateria MXGP / Open, Lopes completou em 11° da geral, enquanto Santos foi o 30°.
"Estou muito feliz pelo meu primeiro Motocross das Nações. Foram duas baterias difíceis e eu dei o meu melhor. O time trabalhou muito bem e conseguimos um ótimo resultado", disse Tibúrcio, que fechou sua participação com o 14° melhor desempenho entre os 36 pilotos da categoria MX2.
Vitória - A Honda também foi destaque no alto do pódio do Motocross das Nações. Integrantes do time oficial da fábrica japonesa, os irmãos Jett e Hunter Lawrence deram show na pista britânica para assegurar a vitória australiana ao lado de Kyle Webster, que também pilotou uma motocicleta Honda CRF. Outro piloto oficial Honda, o esloveno Tim Gajser, vencedor da categoria MXGP, foi eleito o melhor da competição.