Campanha Dengue FMS Davinopolis
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

Catalão: Articulações pelo comando da mesa de diretora, pode ficar nas mãos de Jair Humberto no primeiro biênio e Gilmar Antônio Neto no 2º biênio

Bloco de 11 vereadores pode ter coesão, podendo aumentar com afunilamento das conversas nos próximos dias

Por Redação Carlos Duarte Fotos: Divulgação em 23/10/2024 às 11:28:56
Atual presidente da Casa, o advogado Dr. Jair Humberto da Silva (Solidariedade), busca diálogo e coesão a reeleição com aval do prefeito eleito Velomar Gonçalves Rios (MDB) para continuar no comando d

Atual presidente da Casa, o advogado Dr. Jair Humberto da Silva (Solidariedade), busca diálogo e coesão a reeleição com aval do prefeito eleito Velomar Gonçalves Rios (MDB) para continuar no comando d

Terminadas as eleições no último dia 06 de outubro, inicia-se novo turno pelo comando da Câmara Municipal de Vereadores de Catalão, aonde é composta por 17 parlamentares. A disputa pela Nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Catalão para o biênio 2025/26 teve definição de primeiro bloco na noite desta terça-feira (22/10).

O atual presidente da Casa, o advogado Dr. Jair Humberto da Silva (Solidariedade), busca diálogo e coesão a reeleição com aval do prefeito eleito Velomar Gonçalves Rios (MDB) para continuar no comando do Poder Legislativo catalano. Na oportunidade, pós muita conversa o vereador Idelvan Evangelista – popular Idevan da Saúde (PODE), foi indicado para a vice-presidência. As secretarias também ficaram sob a responsabilidade de Daniel Nunes Freire "Tufão" (Podemos) como 1º secretário e Sgtº. Anísio Pereira (MDB) como 2º secretário.


A definição aconteceu em um jantar na noite desta terça feira, dia 22 de outubro, aonde foram reunindo nove vereadores eleitos: Cláudio Silva Lima, Luiz Socorro Moreira - Pamonheiro, Dr. Jair Humberto da Silva, Gilmar Antônio da Silva, Sargento Anísio Pereira, Idelvan da Saúde, Cleuber José Vaz, Daniel Nunes Freire - Tufão e, contando ainda com o nome de Rodrigão Alves Carvelo (Republicanos), vereador eleito na oposição. Durante o encontro, os nomes foram aprovados para formar a chapa que disputará a presidência da Câmara.


O processo de escolha contou com o surgimento de quatro nomes dispostos a disputar a presidência, entre eles os veteranos Cláudio Lima (MDB), Gilmar Antônio Neto (União) e Deusmar Barbosa da Rocha (MDB), ambos com vasta experiência em legislaturas passadas.No entanto, prevaleceu o consenso em torno da chapa encabeçada pelo advogado Dr. Jair Humberto da Silva para o biênio 2025/2026 e já ficando escolhido o nome de Gilmar Antônio Neto (União Brasil) para encabeçar a chapa do biênio 2027/2028. Fechando assim uma articulação de Jair e Gilmar de 11 vereadores nesta coesão, podendo aumentar diante as conversas e diálogos.

Além da oficialização do grupo, ficou definido um acordo de revezamento na presidência. Jair Humberto liderará a Casa nos primeiros dois anos, 2025 e 2026, e, a partir de 2027, Gilmar Antônio Neto (UB) assumirá o cargo até 2028, seguindo o compromisso firmado entre os parlamentares.

Base de apoio consolidada

Dos 17 vereadores eleitos, a maioria pertence à base de Velomar Rios, que venceu a eleição para prefeito com 59,56% dos votos válidos, totalizando 31.730 votos. O bloco governista conta com nomes como Cláudio Lima, Luiz Pamonheiro, Deusmar, Gilmar, Jair Humberto, Sargento Anísio, Idelvan da Saúde, Thomas Mesquita, Kelly Cristina, Cleuber Vaz, Gilberto Barbosa de Andrade, Silvinha Rosa e Daniel Tufão que consolidam uma ampla maioria na Câmara. Por outro lado, a oposição será composta por apenas quatro vereadores: Rosângela Santana Ferreira (PSDB), Rodrigão Alves Carvelo (Republicanos), Helson Barbosa de Souza - Caçula (Republicanos) e Leonardo Pereira Moises - Costelinha (PSDB).

Renovação e experiência

A composição da nova legislatura mescla renovação e continuidade. Dos 17 eleitos, 11 foram reconduzidos ao cargo, enquanto seis são estreantes na Casa, incluindo Thomas Mesquita, Kelly Cristina, Gilberto, Silvinha, Daniel Tufão e Costelinha. A próxima gestão legislativa terá a missão de trabalhar alinhada com o prefeito eleito para fomentar o desenvolvimento de Catalão.

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Economia Secom Goias Set 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários

Universitarias Club