Os estudantes de Goiás que farão a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (10) devem se preparar para possibilidade de chover forte. O alerta é do Centro e Informações Metereológicas e Hidrológicas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
"Temos o avanço de uma frente fria, como podemos ver na imagem de satélite. Essa frente fria sai do Sul do país e se desloca pela região sudeste do Brasil, na altura de São Paulo e Minas Gerais. E, com isso, favorecendo a formação de um corredor de umidade. Nós estamos ligando a região Norte, a região amazônica, com umidade que passa sobre o Estado de Goiás", afirma André Amorim, gerente da Semad.
André afirma que a população deve esperar precipitações mais intensas a partir de hoje, sexta-feira (8). "Teremos chuvas intensas durante os próximos dias, com mais de 100 milímetros. Teremos também rajadas de vento e muita descarga atmosférica, os raios. Então a população tem que estar atenta", avisa o gerente.
"Para quem vai fazer a prova do Enem, é tentar chegar um pouco mais cedo, porque essas chuvas podem atrapalhar o seu deslocamento até o local de prova. Pode ter alagamento, transbordamento de mananciais", completa.
Na prova deste domingo, os candidatos responderão questões de ciências da natureza, química, física e biologia e matemática. A abertura dos portões será ao meio-dia e o fechamento será às 13h.
Em Goiás, mais de 150 mil candidatos estão inscritos para fazer o Enem. Deste total, 31,5% (47.541) são de participantes que já concluíram o ensino médio; cerca de 34,3 mil inscrições foram de de estudantes do 1º e 2º ano, e 1,1 mil foram de candidatos que não estão cursando o ensino médio, mas desejam fazer o exame para fins de avaliação pessoal.
Com Informações da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Governo de