Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Coronavirus vira isca para criminosos em explosão de golpes na Internet

Relatório da Apura, especializada em segurança virtual, identifica fraudes contra hospitais, autoridades de saĂșde e recrutamento de "mulas de dinheiro" - em vĂĄrias partes do mundo e tambĂ©m no Brasil

Por Redação em 20/03/2020 às 13:12:38

Criminosos na internet estão se aproveitando da pandemia do novo coronavĂ­rus (Covid-19) para aplicar golpes e fraudes em corporações, órgãos pĂșblicos e em pessoas fĂ­sicas. É o que constata um levantamento da Apura Cybersecurity Intelligence, empresa brasileira especializada em cibercrimes e que atende instituições das mais diversas atividades, do Brasil e outras partes do mundo.

Em relatório concluĂ­do nesta semana, a Apura verificou, por exemplo, a existĂȘncia de 2.236 sites com a palavra "coronavĂ­rus" no domĂ­nio, sem o Certificado SSL (Secure Socket Layer). O SSL é uma espécie de protocolo que atesta aos visitantes se tratar de um ambiente seguro de navegação e compartilhamento de dados.

Uma das plataformas que detectam ameaças, desenvolvidas pela Apura, a BoitatĂĄ (a maior do gĂȘnero na América Latina), jĂĄ acumula 63.463 eventos (ocorrĂȘncias) que mencionam a palavra "coronavĂ­rus".

"A alta repercussão mundial sobre o Covid-19 abriu espaço para pessoas mal intencionadas se aproveitaram tanto do caos como da constate procura por informações para disseminarem malwares e ransomwares", adverte o fundador e CEO da Apura Cybersecurity Intellingence, Sandro SĂŒffert.

Malwares, explica o especialista, são vĂ­rus e programas similares que se estabelecem nos computadores, de forma ilĂ­cita. Os ransomwares são um tipo de malware que inviabiliza o acesso ao sistema infectado, permitindo a sua liberação mediante apenas uma espécie de "resgate". Especificamente relacionados à conjuntura de pandemia do coronavĂ­rus, a Apura constatou trĂȘs grandes casos.

ALGUNS CASOS NO MUNDO

Um deles teve como vĂ­tima a Johns Hopkins University, dos Estados Unidos. Uma mapa com a atualização dos casos do novo coronavĂ­rus pelo mundo idĂȘntico ao do site da instituição era enviada por e-mail pelos cibercriminosos; na mensagem, o mapa exigia download, por meio do qual se escondia um malware, voltado ao roubo de senhas.

O segundo caso detectado pela Apura envolveu ransomwares fazendo de reféns sistemas de hospitais e instituições de saĂșde, tanto na Ásia como na América do Norte. O Distrito de SaĂșde PĂșblica de Champaign-Urbana (também nos Estados Unidos) foi uma das vĂ­timas de cibercriminosos, que conseguiam instalar o programa por meio de correios eletrônicos enviados à organização.

E hĂĄ um terceiro grande caso, esse no Brasil, constatado pela Apura. Um vĂ­deo adulterado, sobre a construção do hospital na China erguido para receber as vĂ­timas de coronavĂ­rus, era enviado por e-mail, como phishing (isca) contendo um malware que, por acesso remoto, permitia aos criminosos acessarem o computador da vĂ­tima.

CASOS BRASILEIROS - Álcool Gel doado pela Ambev, Exames gratuitos e Netflix GrĂĄtis contra COVID-19 também são fraudes

Circula pelo whats app e outros grupos similares no Brasil mensagens envolvendo empresas como a Ambev e Netflix, por exemplo, onde a primeira distribui gratuitamente unidades de ĂĄlcool gel para quem clicar no "Continue Lendo", e onde a segunda oferece acesso gratuito aos primeiros cadastros, ambos mediante acesso em links fraudulentos. "É preciso tomar cuidado e nunca acessar este tipo de mensagem", afirma Sandro.

Ainda, segundo o relatório da Apura, hĂĄ outros casos de "phishing" tendo como temĂĄtica o coronavĂ­rus, verificados no Brasil. Tratam-se de programas que se passam por sites de agendamento de exames, e outros que fornecem exames online, a partir de sintomas informados pelos pacientes. De acordo com a Apura, a fonte desses falsos sites e as motivações ainda estão em fase de investigação.

Por fim, o CEO da Apura, Sandro SĂŒffert, acrescenta a ocorrĂȘncia frequente dos recrutadores de "mulas de dinheiro". São criminosos que, por e-mail, oferecem trabalhos para serem feitos para atender supostas instituições que atuariam auxiliando, de alguma forma, no combate à pandemia, ou assistindo adoentados.

Depois de encomendar tarefas como inspecionar farmĂĄcias – fazendo a vĂ­tima crer que se trata de uma instituição e trabalho sérios -, o recrutador falso solicita a realização de transações financeiras, após depósitos feitos na conta bancĂĄria da vĂ­tima. As transações solicitadas são, em verdade, procedimentos de lavagem de dinheiro.

"Como muitas pessoas estão sendo demitidas, ou tendo a jornada reduzida, ou precisando trabalhar em casa para que se evitem aglomerações, os cibercriminosos identificam nesse pĂșblico potenciais 'mulas de dinheiro' – pessoas que são 'amarradas' a esquemas de lavagem de dinheiro, sob o pretexto de oferta de emprego", salienta o executivo da Apura.

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

ComentĂĄrios