O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), conclamou prefeitos eleitos e reeleitos no último mês de outubro a iniciarem seus mandatos, em janeiro próximo, em "ritmo acelerado" e "sem perda de tempo". Segundo Daniel, que também preside o MDB estadual, os gestores não podem mais, como de costume, deixar o planejamento de seus governos para os dois últimos anos em que estarão à frente do Executivo.
"Pelo contrário. Precisam "enxugar" as contas públicas, organizar muito bem a "casa", adquirir capacidade de investimento e planejar de imediato o que será feito no município para que, quando estiverem com as condições fiscais adequadas, deem início à execução de programas, projetos e obras", destacou o vice-governador, na manhã desta quarta-feira (04/12), durante o Encontro Anual de Gestores, em Goiânia, realizado pela Federação Goiana dos Municípios (FGM).
Ainda de acordo com o vice-governador, imprimir maior celeridade às administrações "é relevante" para que sejam formalizadas e concretizadas, também com rapidez, parcerias entre as prefeituras e o Governo do Estado. Isso inclui, de acordo com Daniel, o repasse de programas sociais, a construção de casas populares e programas na área da educação, entre outros.
"Eu e o governador Ronaldo Caiado observamos que muitos prefeitos usavam a primeira metade de seus mandatos para entender melhor a administração. Participavam de muitos eventos em Goiânia e em Brasília (DF), sem focar tanto no início da gestão. Mas o que deve ser o nosso foco é melhorar, num esforço conjunto, a qualidade de vida dos goianos", disse ele para um público que também era formado por secretários municipais, vereadores e primeiras-damas.
Premiação
Ainda no Encontro Anual de Gestores, o vice-governador foi homenageado com o Prêmio Iris Rezende, concedido pela federação às personalidades que "contribuem, de forma significativa, à administração pública e ao desenvolvimento do estado". "Agradeço pela honraria. Me sinto um privilegiado por ter convivido com Iris, um dos maiores líderes políticos do nosso país e o maior do nosso estado. Iris tem registrado, em sua biografia, um profundo amor por Goiânia e pelas cidades do interior".
Já o governador Ronaldo Caiado, que também esteve no evento, foi agraciado com o Prêmio Destaque Municipalista. Daniel mencionou, em discurso, a honraria: "Ele tem feito, desde que conseguiu recobrar as condições fiscais do estado, o governo mais municipalista de todos os tempos. Prova disso é o maior número de prefeitos eleitos que são aliados do Governo de Goiás. Ou seja, a população destas cidades querem a continuidade destas parcerias", assinalou.
A participação do vice-governador foi encerrada no encontro organizado pela FGM com menções a dois líderes classistas: o prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves (MDB), seu amigo e presidente da federação; e o prefeito de Goianira, Carlos Alberto Andrade, o "Carlão da Fox", que comanda a Associação Goiana dos Municípios (AGM). "Ambos têm uma grande capacidade de trabalho e deram um exemplo a todos os gestores deste estado quando atuaram unidos em favor dos goianos".