O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, participou na manhã desta sexta-feira (10/1), ao lado do governador Ronaldo Caiado, do lançamento do Programa Profissionaliza Goiás, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Com investimento de R$ 94,5 milhões, a iniciativa de Ensino Médio profissionalizante ampliará a oferta de cursos técnicos em 18 municípios, incluindo Goiânia. O programa é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio).
O prefeito Sandro Mabel destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento econômico e social de Goiânia, ao investir em capacitação. "Esse programa é espetacular. Goiânia será contemplada com cerca de 4 mil vagas que vão atender diretamente a nossa população. Isso significa preparar nossa juventude para ingressar no mercado de trabalho com mais qualificação e garantir oportunidades de emprego", afirmou Mabel.
O governador Ronaldo Caiado destacou que o programa é resultado de um esforço conjunto entre o governo estadual, Fieg e Fecomércio. "Essa negociação começou quando o Sandro Mabel ainda era presidente da Fieg. É um grande convênio, construído a quatro mãos, e que hoje estamos assinando esse termo de construção dessa parceria que vai transformar Goiás em uma grande oferta de emprego qualificado", disse.
Caiado também ressaltou a necessidade de garantir que as cidades participantes do programa tenham toda a estrutura necessária para oferecer os cursos com qualidade. "Nós temos que ter responsabilidade que cada cidade esteja qualificada e tenha toda essa estrutura que tem a Fecomércio, que emprestará toda a assessoria para dentro das escolas estaduais, como a Fieg, que já tem também colégios preparados para poder fazer o curso e formação desses jovens", pontuou.
O presidente da Fieg, André Rocha, destacou o impacto da qualificação profissional para o desenvolvimento do Estado. "Educação gera oportunidades, constrói sonhos e transforma realidades. Essa parceria começou há seis anos, na gestão do então presidente Sandro Mabel, e agora vai garantir que mais de 25 mil jovens tenham acesso a cursos técnicos", afirmou.
O presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi, ressaltou o papel do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac na formação de mão de obra qualificada. "Estamos entrando com toda a nossa equipe de instrutores para atender mais de 5 mil alunos nas escolas estaduais", explicou.
Os cursos serão ofertados com base nas demandas do mercado, considerando setores estratégicos como agronegócio e tecnologia, garantindo que os jovens formados saiam prontos para ingressar no mercado de trabalho.
Fonte: Com Informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) - Prefeitura de Goiânia