O Governo de Goiás intensifica os esforços para atender comunidades afetadas pelas fortes chuvas que têm atingido o Estado nas últimas semanas. Por meio da operação Goiás Alerta e Solidário, coordenada pelo programa Goiás Social, equipes trabalham para mitigar os impactos das tempestades, além de proporcionar segurança e assistência às populações em situação de risco.
"Nossa prioridade tem sido agir de forma integrada antes que a tragédia aconteça, garantindo mais segurança e dignidade às famílias goianas. Agora, com o aumento das chuvas em todo o Estado, estamos atuando de maneira intensiva com as nossas equipes mobilizadas e prontas para atender as ocorrências", afirmou a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado.
Com o aumento da frequência e da intensidade das chuvas nas últimas semanas, as equipes foram reforçadas para socorrer as localidades atingidas. Em Planaltina, no Entorno do Distrito Federal, por exemplo, as chuvas alcançaram mais de 70% da média climatológica de janeiro em poucos dias, deixando cerca de 120 moradores desalojados, na última semana. As equipes do Goiás Alerta e Solidário chegaram à região logo após o alagamento e ofereceram o suporte imediato.
"A operação ofereceu pronta resposta. Retiramos as famílias, encaminhamos para abrigos e distribuímos cestas básicas e outros donativos. Além disso, já foi providenciado o decreto de Situação de Emergência e aguardamos apenas o reconhecimento pelo governo federal", detalhou o comandante de Operações da Defesa Civil, Coronel Pedro Carlos Lira.
O secretário da Infraestrutura e presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales, esteve na região na última quinta-feira (16/1) para avaliar a estrutura e as intervenções necessárias para conter a erosão provocada pelas chuvas. "A Goinfra irá executar as obras de recomposição da galeria pluvial e de recuperação do aterro, que serão promovidas logo após o período chuvoso para solucionar de vez esse problema em Planaltina", explicou. "São obras grandes, com previsão de investimento acima de R$ 12 milhões e que dependem de um esforço conjunto do Estado e do município", completou o secretário.
Primeira fase da operação
A primeira fase da operação Goiás Alerta e Solidário, iniciada em outubro e concluída em dezembro de 2024, entregou mais de 35 mil benefícios sociais em municípios identificados pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) como áreas de alto risco devido às fortes chuvas que têm atingido o Estado. Entre as localidades atendidas, estão 82 comunidades tradicionais e assentamentos rurais. No total, cerca de 20 mil famílias de mais de 70 municípios foram beneficiadas.
Além de Planaltina, a operação Goiás Alerta e Solidário registrou nos últimos meses intervenções consideráveis nos municípios de Goiânia, Três Ranchos, Itapuranga, Cavalcante e Catalão. Entre as ocorrências, estão alagamentos, resgates e enchentes. "A operação segue mobilizada em todo o Estado, reafirmando o compromisso do Governo Ronaldo Caiado em agir de forma rápida e integrada para proteger a população do nosso Estado, sem deixar ninguém para trás", finaliza Gracinha Caiado.
Fonte: Com Informações da Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás