Campanha Dengue FMS Davinopolis
Campanha Ferias Detran Goias 728 x 90 4

Goiânia: Prefeito Sandro Mabel abre ano letivo com ampliação de vagas e entrega de kits escolares

Com início das aulas, município também lança a campanha "Tem que Parar", da Secretaria de Engenharia de Trânsito, com objetivo principal de conscientizar pais e motoristas sobre importância de respeitar faixas de pedestres

Por Redação Carlos Duarte - Informações: Aline Bouhid e Fotos: Alex Malheiros em 20/01/2025 às 11:52:22
Prefeitura de Goiânia abre ano letivo da rede municipal com solenidade na Escola Municipal de Tempo Integral Professora Lousinha e entrega de kits escolares

Prefeitura de Goiânia abre ano letivo da rede municipal com solenidade na Escola Municipal de Tempo Integral Professora Lousinha e entrega de kits escolares

O prefeito Sandro Mabel abriu oficialmente o ano letivo de 2025, nesta segunda-feira (20/1), em cerimônia na Escola Municipal de Tempo Integral Professora Lousinha, no Residencial Itamaracá. O evento marcou também o lançamento da campanha "Tem que Parar", da Secretaria de Engenharia de Trânsito, voltada para a segurança no trânsito nas áreas escolares.

Durante a solenidade, o prefeito destacou os avanços na educação municipal. "Hoje estamos entregando um kit especial completo para todas as crianças. Não tem menino que vai ficar sem material escolar. Então hoje temos a alegria de abrir o ano letivo em todas as nossas escolas. O número de vagas aumentou, já criamos quase 3 mil vagas para o ensino infantil neste início de ano. Nossa meta é zerar o déficit ainda no primeiro semestre", enfatizou.


"Que vocês, crianças, possam aprender e curtir muito cada momento juntos. Nós estamos iniciando esse ano letivo cuidando das nossas crianças. Cuidar da criança é cuidar do futuro, e aqui está materializado, temos a escola, a família e toda a comunidade representada pelos vereadores, pelas lideranças comunitárias e isso é muito gratificante", ressaltou a vice-prefeita Coronel Cláudia.


Os kits de material escolar que são entregues aos alunos da rede municipal de Educação fazem parte das ações do programa AlfaMais Goiás, lançado pelo Governo de Goiás em 2022, com o objetivo de garantir a alfabetização de todas as crianças na idade certa e executado em regime de colaboração entre o Estado e a Capital goiana. "Todas as crianças devem ter o mesmo direito, com materiais e uniformes completos nas escolas", destacou Mabel.

A secretária de Educação, Giselle Faria, ressaltou os esforços da gestão para atender a demanda por vagas e melhorar a infraestrutura educacional. "Já começamos o ano oferecendo 1,5 mil vagas a mais do que o previsto e temos 2,5 mil vagas ociosas. Estamos mapeando por região e oferecendo opções de instituições às famílias. Para as crianças que ainda estão na fila, estamos em fase de convênios com escolas particulares, garantindo que nenhuma fique sem estudar. Também estamos trabalhando na conclusão de obras em escolas para ampliar as vagas ainda no primeiro semestre", explicou.

A diretora da Escola Professora Lousinha, Anellyese Bovo Limonta, falou do trabalho de preparação da unidade para receber os alunos. "Todo início de ano letivo é um momento de muita expectativa para todos nós da educação. Então, a gente começa uns dias antes a preparar a escola, deixar bem bonita e acolhedora para receber as crianças e toda a comunidade educacional", disse.


Para os estudantes, o retorno foi marcado por muita animação. A pequena Alice, aluna da turma E1, contou como se preparou para o grande dia. "Eu tô com a minha mochila da Elsa. Passei perfume, batom e tô muito animada pra conhecer coleguinhas novos", disse.

O prefeito Mabel também falou do trabalho de adaptar os horários de funcionamento das unidades de Cmeis para atender as mães. "Nós estamos adaptando o horário da escola ao horário da mãe. Aos poucos vamos fazer nas nossas unidades, receber as crianças um pouquinho mais cedo, entregar um pouquinho mais tarde para a mãe que necessita de tempo para buscá-las. A nossa visão é cuidar da população de Goiânia", destacou.

"Tem que Parar"

Paralelamente à abertura do ano letivo, a campanha "Tem que Parar" foi lançada com o objetivo de reforçar a segurança no trânsito nas proximidades das escolas. De acordo com o secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, a prioridade é conscientizar os pais e motoristas sobre a importância de respeitar as faixas de pedestres.


"O primeiro ponto de alerta é o respeito à faixa de pedestres. Revitalizamos toda a sinalização horizontal e vertical, e as escolas receberam melhorias para garantir mais segurança. Também estamos verificando as condições do transporte escolar, como o uso de cintos de segurança e a presença de acompanhantes responsáveis pelas crianças. Além disso, orientamos os pais sobre práticas seguras, como evitar transportar crianças pequenas em motos, mesmo com capacete, pois isso é uma infração", explicou o secretário. As ações da campanha abrangem escolas de toda a cidade e incluem orientações sobre filas duplas, uso correto de cadeirinhas e equipamentos de segurança.

Avanços

O vereador Wellington Bessa destacou os avanços alcançados pela gestão Mabel nos primeiros dias do ano. "No primeiro mês de gestão, já foram entregues R$ 19 milhões para cada unidade educacional e para a estrutura de nossos alunos, com uniforme, material escolar, que possibilitam a oferta de emancipação e oportunidades por meio da Educação. Como filho de escola pública, eu entendo essa importância. O prefeito Sandro Mabel fará a melhor gestão em educação da história da nossa cidade".

O vereador Welton Lemos ressaltou a importância do cuidado da gestão municipal com a educação. "A educação é a mola principal de uma cidade, de um estado, de um país. A educação traz oportunidades, elimina a possibilidade de crianças se envolverem com a marginalidade, traz crescimento em todos os níveis de uma sociedade. E o prefeito Sandro está iniciando a sua gestão, priorizando também a educação".

"Parabenizo o prefeito Sandro Mabel. São só 20 dias de trabalho e tem se demonstrado como prioridade, junto com a secretária Giselle, a educação. Vai ser um marco histórico. 10 mil vagas de Cmei até julho. Isso não é para qualquer um, é para prefeito que tenha coragem de fazer a diferença. E nós vamos estar juntos na Câmara dando esse suporte", afirmou o vereador Heyler Leão.

"Para mim é muito importante participar de um momento como esse, porque uma das coisas que podem mudar o nosso futuro é a educação. Aos pais, participem da educação de seus filhos. Não deleguem só ao poder público", disse o vereador Bruno Diniz.

O vereador Dr. Gustavo ressaltou a parceria do município com o estado para melhorar a qualidade de ensino para os alunos da rede. "Com a parceria do governo do Estado de Goiás, a nossa educação só tende a melhorar. Todos os pais sabem que o futuro começa aqui, na escola, então desejo muita alegria nesse novo ano letivo".




Fonte: Com Informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) - Prefeitura de Goiânia

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Ferias Detran Goias Dez 3

Comentários

Universitarias Club