Goiás receberá uma competição inédita de pensamento computacional para alunas e alunos de ensino médio das escolas públicas do Estado. Desenvolvido pelo British Council com o apoio da Fórmula 1, o "Learning Sectors: Acelerando no Circuito da Aprendizagem" quer incentivar estudantes a aprenderem Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática na prática, combinando a emoção da F1 com a educação nas escolas. As inscrições estão abertas até o dia 21 de fevereiro, pelo link: abre.go.gov.br/circuitodaaprendizagem.
Alunas e alunos serão desafiados a realizarem atividades de programação "desplugadas" ou "plugadas", permitindo que tenham uma ampla participação em exercícios de preparação estratégica e elaboração de protótipos. O programa tem como inspiração a Fórmula 1 e deve beneficiar mais de 6 mil estudantes e 500 professores no Brasil, majoritariamente mulheres e jovens. As equipes irão aplicar habilidades de pensamento computacional para identificar e resolver desafios das suas comunidades escolares.
A competição terá duas etapas entre fevereiro e maio, quando acontecerá a grande final. Um painel de jurados, formado inclusive por representantes da F1, irá avaliar os 10 projetos finalistas e selecionar o vencedor. A equipe ganhadora terá a chance de viver uma experiência única nos bastidores da Fórmula 1 MSC Cruises Grande Prêmio de São Paulo 2025, que acontecerá de 7 a 9 de novembro.
Goiás foi selecionado como o primeiro Estado brasileiro a sediar o desafio na esteira da bem-sucedida parceria entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e o British Council para a realização do Codifica+, projeto que já formou o primeiro grupo de professores sobre as mais variadas disciplinas de pensamento computacional e programação e como elas são ferramentas educacionais essenciais para os jovens de hoje. A formação continuada de professores para uso e ensino de tecnologia integra o Start, programa do Goiás Social que possui mais de 20 laboratórios de robótica e iniciação tecnológica gratuitos em todo o Estado.
"O diferencial do nosso Estado no processo de escolha foi exatamente a presença dos laboratórios de robótica do Goiás Social, as Escolas do Futuro e todo o investimento que temos feito em tecnologia e inovação. Com isso, nossos estudantes vão receber inspiração das maiores engenheiras e engenheiros e tantos outros profissionais de ponta da Fórmula 1", afirma o governador Ronaldo Caiado. O programa envolve, além do Brasil, outros três países: Reino Unido, Índia e África do Sul.
Programa
O desafio "Learning Sectors" teve seu processo de ideação concluído no fim de outubro do ano passado, no contexto da realização do Grande Prêmio do Brasil de 2024 em São Paulo. Na ocasião, um comitê composto por nove estudantes, sete professores de escolas parceiras do British Council (sendo mais da metade meninas e mulheres) e quatro representantes do corpo técnico da Secti Goiás colaboraram na elaboração da estrutura do desafio.
O comitê participou de uma visita exclusiva ao Autódromo José Carlos Pace, mais conhecido como Interlagos, durante o fim de semana do Grand Prix brasileiro (Fórmula 1 Lenovo Grande Prêmio de São Paulo 2024). A delegação foi conduzida por um tour pelos bastidores do F1 Paddock, participou de uma caminhada no Pit Lane da F1 e teve um encontro com um engenheiro da Fórmula 1 e o piloto reserva da equipe Aston Martin Aramco F1 Team, o brasileiro Felipe Drugovich. Após a visita, o grupo participou de um Workshop de Ideação facilitado pelo British Council.
Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, José Frederico Lyra Netto, a escolha mostra que Goiás tem se tornado referência na área no País. "Queremos os goianos competitivos no mundo. O objetivo é formar uma geração tecnológica em Goiás e, por isso, estamos comprometidos em criar um ambiente propício para o desenvolvimento dos jovens, conectando pessoas e ideias que podem mudar nossa realidade e garantir mais oportunidades à nossa população", relata.
O desafio de pensamento computacional envolve também o engajamento de grupos sub-representados, incluindo meninas e pessoas negras, visto que um dos objetivos do programa é garantir que meninas se sintam tão estimuladas quanto meninos, combatendo desde a escola as barreiras de gênero que as mulheres ainda enfrentam no mundo profissional científico e tecnológico. O mesmo para jovens pardos e negros.
Incentivar meninas a aprender e usar pensamento computacional pode impactar uma realidade desigual. No Brasil, apenas 31% das posições em STEM (sigla para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) são ocupadas por mulheres, e sua presença em cargos de liderança em ciência e tecnologia varia entre 0% e 2%.
"Desde o início da parceria com o British Council, tivemos um forte alinhamento em relação ao incentivo à participação de grupos sub-representados no projeto. Acreditamos que a tecnologia deve ser uma ferramenta de inclusão e, por isso, no Estado de Goiás, temos investido em programas que promovem essa perspectiva, como o Goianas na Ciência e Inovação, que fortalece a presença de meninas e mulheres nas áreas de STEM", afirma a gerente de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secti Goiás, Daniele Silva.
"Estamos muito entusiasmados por estarmos ao lado do Estado de Goiás e da Fórmula 1 para a realização do programa "Learning Sectors". Essa tripla aliança estratégica proporciona uma dimensão única e inspiradora para estimular o pensamento computacional nas escolas, proporcionando aos estudantes, especialmente às jovens meninas, a oportunidade de se conectarem com profissionais altamente qualificados em STEM, além de aplicar esses conhecimentos em desafios reais", diz a diretora de Engajamento Cultural do British Council no Brasil, Diana Daste. "Com essa iniciativa, a nossa ambição é garantir que muitas meninas e meninos, independentemente de gênero ou origem, tenham acesso às mesmas oportunidades de aprendizado e crescimento no campo da tecnologia", afirma.
Mais informações sobre o programa "Learning Sectors: Acelerando no Circuito da Aprendizagem" podem ser obtidas no link: https://bit.ly/4hlhOR6