Secretaria Municipal de Saúde registra aumento de atendimento de 10,6 mil crianças e adolescentes após implementação do atendimento infantil em toda a rede de urgência e emergência da capital
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), contabilizou 10.615 atendimentos a crianças e adolescentes, entre 15 de janeiro e 5 de fevereiro deste ano, após a implementação do atendimento infantil em toda a rede de urgência e emergência da capital. Em comparação com os 22 dias anteriores, o aumento alcança 75%, com redução do tempo de espera de até 47%.
A oferta de atendimento infantil 24h em todas as unidades da rede de urgência e emergência da capital é uma determinação do prefeito Sandro Mabel, em resgate de compromisso de campanha. A iniciativa permitiu a ampliação do número de unidades de saúde onde as crianças podem ser assistidas, de cinco para 13.
"Nós tínhamos falado na campanha sobre a necessidade de termos atendimento pediátrico em todas as unidades de saúde, como meta para os 100 primeiros dias. Estamos cumprindo esse compromisso e vamos ampliar ainda mais, para darmos mais tranquilidade aos pais e crianças que sofriam com o descaso e falta de atendimento adequado na rede de saúde", pontua Mabel.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, a medida trouxe melhor distribuição da demanda e maior facilidade de acesso à assistência em saúde para os pequenos. "A ampliação para toda a rede evita que os pais e responsáveis precisem se deslocar por grandes distâncias em busca de atendimento para seus filhos, ou seja, o acesso ficou muito mais fácil", pontua.
Com a melhoria na operacionalização dos serviços nas unidades da rede municipal de saúde, o secretário destaca que houve a redução da concentração de crianças no Cais de Campinas, que ficava constantemente sobrecarregado. "Apesar do aumento no geral da demanda, no Cais de Campinas já registramos uma redução de 25% no número de atendimentos infantis", afirma Luiz Pellizzer.
A descentralização da assistência às crianças permitiu, ainda, uma redução do tempo de espera por atendimento infantil de 47% no mês de janeiro, em comparação com o mês de dezembro de 2024. "Nós temos um profissional médico disponível de forma exclusiva para o atendimento infantil, então as crianças não passam pela mesma fila de espera dos adultos", explicou o secretário. "Assegurar atendimento de forma mais ágil é muito importante quando falamos de crianças, que podem evoluir mais rapidamente para condições graves e requerem intervenção imediata", disse.
Para Gustavo Severo, que buscou atendimento para o filho de dois anos de idade, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim América, nesta semana, a rapidez no atendimento à criança fez toda a diferença. "Eu moro no Setor Cidade Jardim e antes a gente precisava ir pro Cais de Campinas e esperar muito tempo até conseguir que ele passasse pelo médico", contou o pai da criança. "Aqui chegamos e fomos atendidos de forma bem rápida, por uma pediatra excelente", sustentou.
Reestruturação
A ampliação do atendimento infantil para todas as unidades de urgência e emergência da capital foi implementada no dia 15 de janeiro deste ano. A reestruturação assegura a disponibilização de um médico generalista ou pediatra para atender de forma exclusiva as crianças e adolescentes, 24 horas por dia.
O atendimento infantil está disponível nos Centros de Assistência Integrada Médico Sanitária (Ciams) dos setores Urias Magalhães e Novo Horizonte; nos Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) de Campinas, Bairro Goiá, Vila Nova, Cândida de Morais, Parque das Amendoeiras e Finsocial; e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos setores Residencial Itaipu, Jardim Novo Mundo, Jardim América, Chácara do Governador e Jardim Curitiba (UPA Noroeste).
Fonte: Com Informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) - Prefeitura de Goiânia