Campanha Saneago Fev 2025
Campanha Detran Goias Carnaval 728 x 90 1

Goiás: Ronaldo Caiado abre rodada de negócios com empresários indianos

Comitiva liderada pelo governador se reuniu com representantes do setor industrial da Índia no terceiro dia da missão goiana no país

Por Redação Carlos Duarte - Informações: Vivian Cândida Maia e Fotos: Júnior Guimarães em 13/02/2025 às 13:00:23
Ronaldo Caiado abre rodada de negócios na Índia no terceiro dia da missão internacional no país

Ronaldo Caiado abre rodada de negócios na Índia no terceiro dia da missão internacional no país

Com a intenção de expandir as relações comerciais entre Goiás e a Índia, o governador Ronaldo Caiado e membros da comitiva goiana se reuniram nesta quarta-feira (12/2) com cerca de 20 empresários indianos, da Confederação da Indústria Indiana (CII), e 35 empresários brasileiros, onde ficou definido que os representantes das empresas irão, nos próximos três dias, realizar reuniões setoriais para definir futuros negócios. O encontro marca a abertura das tratativas entre o Estado e o país asiático durante a missão internacional goiana, que se estende até dia 21 de fevereiro.

"Goiás está exatamente no centro do país, Brasília, a capital, está incrustada no nosso território. É um estado de 350.000 km² e que tem um potencial de crescimento enorme. Nós só temos 7 milhões de habitantes. Dentro desta radiografia, quero dizer que esse é o momento oportuno para se investir em Goiás", afirmou Caiado aos empresários indianos.

Ao apresentar as especificidades do Estado, o governador ainda enfatizou a alta capacidade produtiva, a força do cooperativismo e a pujança do segmento farmacêutico goiano bem como sinalizou a disposição em firmar parcerias nas mais diversas áreas, especialmente tecnologia, inovação e inteligência artificial e comentou sobre os investimentos na transição energética do combustível fóssil a modelos mais sustentáveis.


"A biomassa será fundamental para sustentar a transição energética do mundo", alertou Caiado ao falar da vocação goiana para a produção do etanol. O governador também manifestou preocupação do Estado em entender "que o desafio da sustentabilidade é social, econômico e ambiental". Tal perspectiva abrange um olhar ao pequeno produtor, com iniciativas que garantam renda e dignidade.


O protagonismo de Goiás no agronegócio e o destaque nos setores de energia e produção industrial foram ressaltados pelo presidente de Assuntos Corporativos e Industriais Globais da multinacional indiana UPL Limited e porta-voz da CII, Sagar Kaushik. "Goiás contribui em nível mundial com três pilares: agronegócio, energia e setor industrial de produção", afirmou.

Kaushik ainda revelou o desejo de cooperação mais próxima entre Brasil e Índia no compartilhamento de tecnologias, demanda capitaneada por Caiado e que está avançando com a missão internacional. Aos empresários indianos que participaram da reunião, o representante da CII elogiou o mercado brasileiro. "É um lugar que você pode investir para ter escala e crescimento, a exemplo de Goiás. Então, vá ao Brasil, invista", recomendou.


Além do governador, estiveram na reunião na sede da CII secretários de Estado, prefeitos, deputados e autoridades como o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), André Luiz Rocha, o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB-GO), Luís Alberto Pereira, o presidente da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), ?José Carlos Garrote de Souza, e o presidente-executivo da Adial, Edwal Freitas Portilho.

Parcerias

Três empresas líderes do mercado global, com sede em Mumbai, estão no roteiro da missão comercial ao país asiático. São elas: Tata Group, maior grupo empresarial privado da Índia, composto por empresas em diversos setores de negócios; Mahindra Group (M&M), que tem parcerias com empresas como Renault e Nissan; e o JSW Group, conglomerado multinacional indiano com negócios em áreas como aço, energia, infraestrutura, cimento, setor automotivo e tintas.

Estão previstas ainda visitas ao Kokilaben Dhirubhai Ambani Hospital e à empresa Aditya Birla Industries, que atua nos ramos farmacêutico, de mineração, têxtil e de celulose, além de entidades privadas, como o Instituto Nacional para Transformação da Índia (NITI Aayog), a Associação Indiana das Usinas de Açúcar (ISMA), e o Projeto Gati Shakti (Plano Diretor Nacional para Conectividade Multimodal)





Fonte: Com Informações da Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Detran Goias Carnaval Fev 2025 3
Campanha Dengue PM Caldas Novas 2 728 x 90

Comentários

Universitarias Club Universitarias Club