Prefeito Sandro Mabel anunciou lançamento do programa Brilha Goiânia durante a 11ª edição do Mutirão dos 100 Dias
O prefeito Sandro Mabel anunciou no último sábado (15/2), que lançará, no dia 8 de março, o programa Brilha Goiânia, para a substituição de toda a iluminação da cidade por lâmpadas de LED. O anúncio foi feito durante a abertura do 11º Mutirão dos 100 dias na Região Oeste "A" da capital, no Bairro Goiá. "O Mutirão é completo. Estamos fazendo um trabalho grande em toda a região, com roçagem, tirando esse lixo todo que ainda tem na cidade, incluindo o combate à dengue. Também vamos fazer a troca de lâmpadas que estão queimadas. Na verdade, sobre as lâmpadas só vamos dar um socorro, pois no dia 8 de março lançaremos o programa Brilha Goiânia, onde vamos trocar toda a iluminação da cidade por lâmpadas de led", destacou o gestor goianiense.
Dezenas de bairros estão sendo beneficiados nesta edição do mutirão com serviços como vacinação, consultas médicas, roçagem, remoção de entulhos, sinalização das ruas, cadastro para emprego, distribuição de mudas, troca de lâmpadas, entre outros. O lançamento foi na Praça da Bandeira, no Bairro Goiá e o atendimento à população está sendo na Escola Municipal Lions Clube Bandeirantes, localizada também na Praça da Bandeira. Em entrevista, o prefeito Sandro Mabel reforçou o pedido para que as pessoas não joguem lixo nas ruas – estampado na camiseta que ele usava – e destacou o novo programa de iluminação pública que será lançado no próximo mês.
Ainda segundo o prefeito, o mutirão continuará durante a semana inteira. Os moradores terão acesso à Telematrícula, Bolsa Família, cadastro e atualização no CadÚnico, emissão de Carteira do Autista, Carteira do Idoso, passaporte Intermunicipal para Pessoas com Deficiência (PcD), vacinação antirrábica para cães e gatos e muitos outros serviços.
Mikaele Rodrigues de Oliveira é moradora do Bairro Goiá e foi uma das beneficiadas no Mutirão. Grávida do quarto filho, a dona de casa foi vacinada contra Covid e também recebeu uma cesta básica. Recém-chegada a Goiânia, vinda de Uruaçu, Mikaele disse estar muito feliz, pois os três filhos já estão matriculados na rede municipal de ensino. "Eu acho muito lindo esse trabalho. Sou novata aqui em Goiânia e nunca tinha visto um prefeito tratar tão bem as pessoas como tem tratado", destacou Mikaele.
Durante toda a semana e também neste sábado, foram realizados trabalhos de recuperação, reconstrução e limpeza da rede drenagem (bocas de lobo, poços de visita e ramais), troca de lâmpadas queimadas e operação tapa-buracos. O serviço é realizado atendendo a demandas registradas no aplicativo Prefeitura 24H, no SAC da Seinfra (3524-8363), e aqueles constatados em vistorias das equipes da Seinfra nos bairros atendidos durante o Mutirão dos 100 dias.
Equipes da Seinfra realizam operação tapa-buraco nas proximidades do Terminal Parque Oeste, na Rua das Palmas, Parque Oeste Industrial
Um exemplo foi a intervenção realizada na manhã deste sábado na Rua das Palmas, no Parque Oeste Industrial, ao redor do Terminal Parque Oeste, onde diversos buracos no asfalto causavam transtornos para moradores e transeuntes. Os buracos foram tapados e os problemas resolvidos.
Para a comerciante Camila Mengon, proprietária de um restaurante em frente à Praça da Bandeira, a resolução do problema de água acumulada em frente ao seu estabelecimento e aos dos vizinhos trouxe um grande benefício. Ela destaca que, por trabalhar com alimentação, a limpeza do ambiente é essencial. "Alagava tanto com as chuvas quanto sem elas. O grande volume de água na rua causava problemas até na minha rede interna, impedindo a saída da água usada na limpeza do restaurante. Com essa obra, não tenho mais problemas internos e me livrei do mau cheiro que atrapalhava o funcionamento do meu restaurante", afirma.
Várias equipes das secretarias da Prefeitura de Goiânia estão mobilizadas no mutirão, entre elas Engenharia de Trânsito (SET), Infraestrutura Urbana (Seinfra), Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos, Saúde, Educação, Comunicação, Esporte e Lazer, bem como integrantes da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Guarda Civil Metropolitana (GCM), Agência Municipal de Turismo e Eventos (GoiâniaTur) e ainda o Procon Goiânia, por meio da Procuradoria-Geral do Município.
Fonte: Com Informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) - Prefeitura de Goiânia