Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Legislativo

Alego: Assembleia Legislativa inaugura o terceiro ano da 20ª Legislatura

A sessão solene marcou não apenas o início de um novo período legislativo, mas também reforçou o compromisso do Governo Estadual com o avanço de Goiás, evidenciando os resultados alcançados e os desafios futuro


Com a presença de autoridades, a Casa de Leis instalou a 3ª Sessão Legislativa Ordinária da 20ª Legislatura, marcando o início de um novo ano de deliberações. O chefe do Poder Legislativo, Bruno Peixoto, subiu à tribuna para renovar o compromisso com o bem-estar dos goianos, assim como o governador em exercício, Daniel Vilela, que entregou a mensagem do Executivo, com o Plano de Metas para 2025. Também discursaram o presidente do TJGO, Leandro Crispim, e o deputado estadual Issy Quinan, representando a base aliada.

O Parlamento goiano deu início, nesta segunda-feira, 17/2, à 3ª Sessão Legislativa Ordinária da 20ª Legislatura. A instalação ocorreu em solenidade conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (UB). Diferente das demais sessões ordinárias, esse encontro segue um protocolo específico, com mensagem da Governadoria e discurso de deputados e autoridades.

A sessão solene marcou não apenas o início de um novo período legislativo, mas também reforçou o compromisso do Governo Estadual com o avanço de Goiás, evidenciando os resultados alcançados e os desafios futuros.

A mesa diretiva foi composta por, além do chefe do Legislativo, autoridades representando os Poderes: o primeiro vice-presidente da Alego, Issy Quinan (MDB); o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Leandro Crispim; e governador em exercício do Estado, Daniel Vilela (MDB).

Também fizeram parte da mesa da cerimônia o deputado federal Zacharias Calil (UB); o corregedor-geral da Justiça do Tribunal de Justiça de Goiás, Marcus da Costa Ferreira; o defensor público do Estado de Goiás, Tiago Gregório Fernandes; a vice-prefeita de Goiânia, Coronel Cláudia Lira (Avante); o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, conselheiro Sebastião Tejota; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Joaquim Alves de Castro; o secretário de Estado de Relações Institucionais, Armando Vergílio; e o subprocurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás, Marcelo André de Azevedo.


Ao início da sessão, uma comissão composta por Lineu Olímpio (MDB), Lucas Calil (MDB) e Veter Martins (UB) acompanhou o governador exercício, Daniel Vilela (MDB), até a mesa diretiva. Enquanto isso, Issy Quinan (MDB) e Talles Barreto (UB) conduziram ao assento o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Leandro Crispim.

Presidente do Parlamento goiano, Bruno Peixoto subiu à tribuna para renovar seu compromisso de responsabilidade com a população. O deputado iniciou seu discurso com a entrega à Mesa Diretora do projeto de lei que trata da data-base dos servidores do Poder Legislativo.


Peixoto declarou que o objetivo para este biênio é seguir com os trabalhos em curso e ir além. Entre as conquistas dos primeiros dois anos da atual Legislatura, relembrou a alta produtividade legislativa, a economia de R$ 400 milhões com corte de gastos e a conquista do Selo Diamante em transparência.

Ainda em tempo, o presidente comentou sobre o número de servidores do Parlamento Goiano e defendeu que o quantitativo representa um investimento nos serviços prestados à população. Ele citou a transmissão do campeonato goiano de futebol, o aplicativo Deputados Aqui, a Ouvidoria dos Idosos, a Procuradoria da Mulher e a Diretoria de Cultura como diferenciais da Assembleia Legislativa goiana.

"Nossos deputados e deputadas trabalham diariamente para ajudar o Estado a ser o número um em qualidade de vida para a população, e ampliaremos ainda mais essas conquistas. Agradeço o carinho de cada um, e juntos vamos continuar cuidando da nossa população", encerrou.

Mensagem governamental


O vice-governador Daniel Vilela assumiu a responsabilidade de transmitir a mensagem governamental devido à viagem do governador Ronaldo Caiado (UB) à Índia. Último a se pronunciar na solenidade, Vilela enfatizou o papel do Legislativo para que Goiás esteja vivendo "um dos seus melhores momentos".

"O Governo, o mais bem avaliado do Brasil, não teria conseguido chegar onde chegou sem o apoio responsável das senhoras e senhores deputados e deputadas. E quem colhe os benefícios desse trabalho conjunto são os mais de 7 milhões de goianos", declarou. O governador em exercício abordou avanços na educação, políticas sociais, saúde e segurança. Além disso, aproveitou para apresentar o Plano de Metas para 2025, que será avaliado na Alego.


"Ninguém governa sozinho, e é justamente isso que está escrito na nossa Constituição. Os Poderes são autônomos, mas a harmonia entre eles é um pilar fundamental do nosso Estado Democrático de Direito. Imbuídos dos mais altos propósitos, vamos continuar fazendo de Goiás o estado número um do Brasil. Podem ter certeza de que deixaremos um grande legado para as futuras gerações", afirmou Daniel Vilela.

Mais discursos


O deputado Issy Quinan foi o escolhido para representar a bancada governista na tribuna. Em seu discurso, o primeiro do dia, ressaltou a relação direta entre as conquistas alcançadas por Goiás nos últimos anos e a atuação da Alego. "Neste Parlamento, apesar das diferenças partidárias e ideológicas, temos caminhado no mesmo sentido, que é o de contribuir para a melhoria de vida das pessoas que moram no nosso Estado", disse.

Quinan aproveitou para elogiar a gestão de Ronaldo Caiado (UB) e Daniel Vilela. O deputado destacou realizações como o primeiro lugar de Goiás, referente ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e a criação de programas sociais, a exemplo do Goiás por Elas, Dignidade, Família Acolhedora Goiana. O emedebista encerrou sua fala com o argumento de que o Estado está "na direção certa". Assim, concluiu, "continuaremos para que Goiás siga na rota do progresso, do desenvolvimento e das conquistas inumeráveis".

Logo em seguida, ao discursar em nome do Poder Judiciário goiano, o desembargador e presidente do TJ-GO, Leandro Crispim, celebrou a parceria entre os Poderes na promoção do bem comum. Além disso, evidenciou avanços institucionais que reforçam a harmonia e governança responsável. "A independência de cada Poder não exclui o diálogo; pelo contrário, exige uma cooperação respeitosa", explicou.

Nesse sentido, completou Crispim, "o Estado se fortalece quando as instituições atuam com equilíbrio, respeitam suas funções e compreendem que a governabilidade exige convergência de esforços e respeito ao interesse público".

Deliberações

Após todos os pronunciamentos, o presidente Bruno Peixoto encerrou a solenidade e convocou uma sessão extraordinária para após intervalo de dez minutos. No momento oportuno, quatro deputados se manifestaram para apresentar projetos de lei e requerimentos. O encontro foi convocado especialmente para a apresentação por Coronel Adailton (Solidariedade) da medida da Mesa Diretora que concede o repasse referenta à data-base dos servidores ativos e inativos da Alego. No exercício da presidência, Issy Quinan encerrou a plenária logo em seguida, para a realização reuniões das Comissões Mista e de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Com Informações da Agencia de Noticias da Assembleia Legislativa de Goiás

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!