Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Qualificação Profissional

Goiânia lança programa Goiânia Bilíngue para qualificação profissional

Empresas de grande porte poderão custear a formação de seus colaboradores com dedução no Imposto de Renda, enquanto pequenos negócios terão acesso ao programa por meio de um sistema de doações


Evento de lançamento do programa Goiânia Bilíngue na sede da Fecomércio

A Prefeitura de Goiânia lançou, na manhã da última terça-feira (18/2), o programa Goiânia Bilíngue, uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (Sedicas) que visa qualificar profissionais e impulsionar a economia local por meio da alfabetização em inglês. O evento ocorreu na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio).

O programa conta com a parceria da empresa Inglês Fácil Express, que disponibilizará tecnologia para o ensino do idioma. Empresas de grande porte poderão custear a formação de seus colaboradores com dedução no Imposto de Renda, enquanto pequenos negócios terão acesso ao programa por meio de um sistema de doações. A cada cinco adesões de grandes empresas, um sistema de alfabetização será disponibilizado para funcionários de microempresas, promovendo inclusão e crescimento no setor empresarial.


O sistema de ensino utilizado no Goiânia Bilíngue é o System Global Literacy, adotado por mais de 30 prefeituras no Brasil. Conhecida como "The Easy English" ou "Inglês Fácil", a metodologia simplifica a compreensão do idioma com um algoritmo que facilita a pronúncia correta das palavras, essencial para o aprendizado inicial. O curso terá duração de três a quatro meses e será custeado integralmente por empresas que operam no regime de lucro real, conforme previsto na regulamentação da Receita Federal.

Certificação e reconhecimento

Além da qualificação profissional, o programa prevê a criação de um selo de certificação para empresas participantes. O selo "Empresa Bilíngue" será concedido às organizações que aderirem ao sistema de alfabetização, permitindo que seus colaboradores adquiram uma nova competência e ampliando a inserção de Goiânia no cenário econômico internacional.


De acordo com o secretário da Sedicas, Diogo Franco, a inovação é um motor fundamental para o progresso e a transformação das ideias em realidade. "O domínio do inglês no atual cenário globalizado é um diferencial competitivo. Com essa iniciativa, aliamos tecnologia, educação e desenvolvimento econômico, proporcionando aos cidadãos de Goiânia novas oportunidades de crescimento", destacou.

Segundo pesquisa do British Council, apenas 5% da população brasileira fala inglês, e somente 1% possui fluência no idioma. Com o Goiânia Bilíngue, espera-se reduzir essa defasagem e posicionar Goiânia como referência nacional na integração entre desenvolvimento econômico, educação e inovação.

Adesão ao programa

Empresas interessadas em participar do programa podem se inscrever por meio da Sedicas, tanto para oferecer formação aos seus funcionários quanto para contribuir com a doação de cursos a microempresas. O objetivo é ampliar o acesso à capacitação e fortalecer o ambiente de negócios na capital.





Com Informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) - Prefeitura de Goiânia

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!