O prefeito Sandro Mabel destacou a importância da formação e qualificação dos docentes da Rede Municipal de Ensino de Goiânia, durante a abertura do Projeto "Tessituras Pedagógicas: diálogos e ações com quem atua na Educação Infantil", nesta segunda-feira (17/2), na Escola de Formação de Professores e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica (PUC-GO). Trata-se de um programa lançado pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME).
Em evento que contou com mais de 300 pessoas, na Escola de Formação de Professores e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica (PUC-GO, no Setor Leste Universitário, o prefeito anunciou o projeto Diretor Top 10, que contemplará cinco docentes da Educação Infantil e cinco do Ensino Fundamental.
Mabel reforçou o compromisso de sua gestão de investir na formação das crianças do ensino infantil da Rede Municipal de Ensino de Goiânia, dirigindo-se ao público-alvo que lotou o espaço da PUC-GO, entre coordenadores e apoio de coordenadorias regionais de educação, diretores, coordenadores de unidades educacionais de Educação Infantil e grupos de pesquisa e universidades.
"Vocês vão sair daqui desse curso de formação não só como melhores diretores, mas também como grandes gestores que vão crescer profissionalmente. Queremos que a vida de vocês seja cada vez melhor. Por isso, digo que 25% de aplicação de recursos na educação, na manutenção e desenvolvimento do ensino, é muito dinheiro quando é bem aplicado. Cada moedinha tem que ir pra educação, não quero desperdício de jeito nenhum, sempre defendendo que o professor seja melhor remunerado. Esse é o nosso compromisso com a educação", disse o prefeito.
O Projeto "Tessituras Pedagógicas: diálogos e ações com quem atua na Educação Infantil" tem como objetivo garantir espaços de diálogos com quem atua na Educação Infantil, para fortalecer a implementação de Políticas na Educação Infantil, de forma participativa e colaborativa.
Após a abertura do evento, foram realizadas duas conferências: "A relação criança-natureza: construindo espaços brincantes nas instituições da Educação Infantil", com o professor doutor José Firmino de Oliveira Neto, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, e a segunda, com a professora doutora Ângela Scalabrin Coutinho, da Universidade Federal do Paraná.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), até o mês de novembro, momentos formativos ocorrerão a cada mês, para construir agendas coletivas de debate com temas que envolvem as dimensões éticas, políticas, estéticas e pedagógicas da Educação Infantil. Todo o processo será documentado para publicação ao final do ano.
Titular da SME, Giselle Faria reforçou a preocupação com a qualidade na educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Goiânia. "Assim como a nossa gestão, o prefeito entende que não basta não só atendermos as nossas crianças, mas atendermos bem, levando em consideração aquilo de que nossas crianças necessitam ", destacou.
Em coletiva de imprensa, o prefeito Sandro Mabel ressaltou que a formação profissional na Rede Municipal de Ensino é a palavra-chave para que o município possa entregar uma melhor educação para as crianças. "Para isso, a formação dos professores passa por isso, pela qualificação. Não basta dar uma boa estrutura. É necessário fazer com que a criança possa crescer dentro da escola. A formação cognitiva da criança acontece principalmente até os três anos de idade. Por isso, precisamos estimulá-las", disse.
Diretor top 10
Em mais uma iniciativa de valorização dos profissionais da educação do município, Mabel anunciou, durante o evento na PUC-GO, a instituição do projeto Diretor Top 10, que contemplará cinco docentes da Educação Infantil e cinco do Ensino Fundamental. "Vamos motivar os profissionais da educação, que serão escolhidos com muito critério, pela gestão e atuação na escola, entre outros. Os selecionados participarão de cursos de formação e especialização no exterior, por dez dias", afirmou.
Mabel destacou que o programa tem como espelho o projeto desenvolvido pelo Sesi/Senai, que rende bons frutos aos profissionais que participam de cursos de qualificação no exterior.
Participaram do lançamento do projeto na PUC-GO o deputado estadual Virmondes Cruvinel e o vereador Wellington Bessa, entre outras autoridades.
Com Informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) - Prefeitura de Goiânia