Com a chegada do pré-carnaval em Goiânia, a Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) reforça a importância da responsabilidade no trânsito, especialmente para aqueles que pretendem aproveitar as festividades e vão depender da mobilidade urbana. "O carnaval é um momento de alegria e celebração, mas é essencial que todos tenham consciência de que a segurança no trânsito deve ser prioridade", diz Luís Tiago Santos, diretor de Trânsito da SET.
Dirigir sob efeito de álcool é infração gravíssima, conforme o Artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A penalidade inclui multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Em caso de reincidência dentro de um ano, a multa dobra, chegando a R$ 5.869,40.
Além disso, a embriaguez ao volante representa um grande risco para o próprio condutor e para outras pessoas no trânsito. O consumo de álcool altera a capacidade de raciocínio, a percepção do ambiente e os reflexos, aumentando a possibilidade de colisões e atropelamentos. "O consumo de álcool compromete a capacidade de reação e pode resultar em acidentes graves. Quem for beber, deve optar por meios de transporte alternativos, como aplicativos de mobilidade ou transporte público", alerta Luís Tiago.
Dicas para um pré-carnaval seguro
Para aqueles que vão passar o pré-carnaval em Goiânia e precisam se deslocar, a SET recomenda:
Se beber, não dirija. Utilize transporte por aplicativo, táxi ou transporte público;
Respeite os limites de velocidade e as sinalizações de trânsito;
Evite estacionar em locais proibidos, garantindo a fluidez do trânsito e evitando multas;
Tenha paciência. O fluxo de veículos e pedestres aumenta durante eventos festivos, então saia de casa com antecedência;
Priorize a segurança. Evite descer ou embarcar em veículos em locais movimentados.
Com Informações da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito - Prefeitura de Goiânia