Vice-prefeita destaca parceria para ampliar atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade: projeto Dignidade na Rua leva serviços essenciais e assistência a pessoas em situação de rua
A vice-prefeita de Goiânia, coronel Cláudia Lira, marcou presença nesta terça-feira (18/2), no Cepal do Setor Sul, na 9ª edição do projeto Dignidade na Rua, uma iniciativa do Governo de Goiás, em parceria com a Prefeitura de Goiânia, Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Ministério Público, Defensoria Pública, Organização das Voluntárias de Goiás e Organizações Não Governamentais.
No evento, a vice-prefeita destacou a importância da soma de esforços para atender à população mais vulnerável. "Nosso compromisso é resgatar a dignidade da população. Precisamos garantir que todos tenham acesso a direitos básicos e oportunidades de reconstruir suas vidas", afirmou a coronel Claudia.
Durante a ação, são oferecidos atendimentos gratuitos, incluindo assistência psicológica e jurídica, serviços de proteção a crianças e adolescentes em risco, encaminhamento para programas sociais e de saúde, além de acesso a abrigos e centros de acolhimento. Também são realizados emissão de documentos, corte de cabelo, distribuição de alimentação e roupas, bem como testes de saúde e encaminhamento para vagas de emprego.
A secretária de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos, Erizânia Freitas, também ressaltou a importância do evento. "Nosso trabalho é garantir que ninguém fique invisível. Precisamos oferecer acolhimento, oportunidades e respeito às pessoas em situação de rua, fortalecendo políticas que assegurem seus direitos básicos e promovam sua reintegração à sociedade", declarou.
Erizânia Freitas também adiantou que a prefeitura trabalha em projeto pioneiro de construção de uma casa especializada para pessoas em situação de rua. "Já temos a área e recurso para a construção. Agora, estamos na fase de elaboração do projeto", explicou a secretária. "Todas as medidas necessárias serão adotadas para a proteção e garantia de direitos aos mais vulneráveis", completou.
Aprovação
A Rosangela, de 46 anos, está acolhida no CAC II da Prefeitura de Goiânia e compareceu ao evento com seu filho de 11 anos. Ela espera conseguir colocar a vacinação em dia, além de corte de cabelo para o filho, e busca um emprego. "É uma iniciativa que nos enche de expectativa e de esperança", disse. O Thiago Moreira, de Santa Catarina, conseguiu uma passagem para retornar à sua terra natal. "Participei ano passado e agora novamente. É muito bom", disse.
Com expectativa de mais de 350 atendimentos, dentre emissão de documentos, inscrição no CadÚnico, assistência jurídica, retificação de nome e gênero. Até às 17h, também ocorre a oferta de vagas de empregos e cursos, cortes de cabelo, testes de HIV e sífilis, banho solidário e agendamento de consultas médicas.
Durante a ação, o programa "Pai Presente" realiza a abertura de processos de reconhecimento de paternidade e exames de DNA e o cartório Antônio do Prado realiza a emissão instantânea de documentos de Registro Civil necessários para solicitar segunda via da carteira de identidade, que também poderá ser feita no local.
Fonte: Com Informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) - Prefeitura de Goiânia