Daniel Vilela participa ao lado do governador Ronaldo Caiado da entrega de casas a custo zero na cidade de Aragoiânia e Varjão
O sonho da casa própria tornou-se realidade para 68 famílias de Aragoiânia e Varjão. Nesta sexta-feira (07/03), o Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), entregou as moradias, que não implicam em nenhum custo para os beneficiários. O investimento total ultrapassa R$ 8,9 milhões, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege). Na ocasião, o vice-governador Daniel Vilela ressaltou a transformação que a casa própria traz para a vida das famílias beneficiadas.
"Este é um momento especial. Nada muda mais a vida de uma pessoa do que conquistar sua casa própria. Isso transforma a dignidade dela, de seus filhos e netos", afirmou o vice-governador durante cerimônia em Aragoiânia. Daniel Vilela enfatizou ainda a qualidade das construções e o compromisso do governo com o bem-estar dos cidadãos.
"Mais de 3 mil casas já foram entregues a custo zero pelo Governo de Goiás a pessoas que vivem em uma condição financeira que não as permite sonhar com a residência própria. São casas lindas, com acabamento de primeira qualidade, o que é exigido pelo governador Ronaldo Caiado. Todas as obras precisam utilizar material de altíssima qualidade para garantir dignidade à população ao receber um bem que o Estado proporciona a ela."
Na sequência, Daniel Vilela acompanhou o governador Ronaldo Caiado nas entregas de outras 34 casas na cidade de Varjão. "Essas moradias são de altíssima qualidade. O governador Ronaldo Caiado pôs fim àquele período em que tudo que era do Estado era de pouca qualidade. Essas casas seguem um padrão de qualidade", disse. Além da habitação, Daniel destacou a amplitude das políticas sociais implementadas pelo Estado. "O Estado de Goiás tem a maior rede de proteção social do Brasil, com gestão da nossa primeira-dama, Gracinha Caiado, que atende desde recém-nascidos até pessoas na melhor idade. É um Estado que atenta e atende as pessoas mais vulneráveis", salientou ao enumerar os programas que têm feito a diferença na vida dos goianos.
O presidente da Agehab, Alexandre Baldy, ressaltou que Goiás é o único estado do país que entrega moradias totalmente gratuitas para famílias de baixa renda. "Não tem boleto, não tem nenhum custo para a entrega da chave às famílias. Goiás é o único estado do Brasil que faz isso. Quero agradecer o apoio do Governo Ronaldo Caiado por todo o investimento."
Os terrenos onde foram construídas as casas foram destinados pelas prefeituras. À frente do Poder Municipal de Aragoiânia, Waldir da Fokus reforçou o impacto positivo das ações do governo estadual. "O governo de Ronaldo Caiado faz a diferença na vida das pessoas ao entregar resultados, não apenas promessas. Daniel não mede esforços e tem contribuído muito com a cidade", disse. "Esse governo está desenvolvendo o Estado de forma igual. Todas as cidades estão recebendo os programas que fazem a diferença para os goianos", disse o prefeito de Varjão, Diogo Guimarães.
Habitação e rede de proteção social As moradias fazem parte de um conjunto mais amplo de políticas sociais do Governo de Goiás, que incluem programas como o Mães de Goiás, o Aprendiz do Futuro e o Aluguel Social, que auxiliam financeiramente famílias em situação de vulnerabilidade. A dona de casa Taísa Barbosa Gonçalves, mãe de três filhos, celebrou a conquista da nova moradia e destacou a importância dos programas sociais para sua família. "É uma grande realização para uma mãe solteira com três filhos. Isso traz estabilidade, pois ajuda a ter o nosso cantinho e, aconteça o que acontecer, teremos nossa casa própria. Esse é o maior sonho de uma mãe: dar uma casa para os filhos."
Ela também ressaltou os benefícios oferecidos pelo Governo de Goiás, que garantem dignidade às famílias. "Com o Mães de Goiás, posso escolher o que preciso nas compras. Meu filho de 16 anos trabalha na Câmara como Aprendiz do Futuro e vai sair pronto para o mercado de trabalho. Através desses benefícios, o governo de Goiás mudou minha vida, trazendo dignidade para mim e minha família."
Já a jovem Raquel Martins Silva, de 20 anos, mãe de três filhos pequenos, relatou o alívio de sair do aluguel e poder oferecer uma vida melhor para as crianças. "Estou muito feliz com essa conquista, pois não teria condições nem de comprar um lote, imagina uma casa como essa."
As casas entregues contam com dois quartos, sala, cozinha e banheiro, além de acabamento completo, garantindo conforto e segurança para os moradores. A ação reforça o compromisso do Governo de Goiás em promover inclusão social e oferecer condições dignas de moradia às famílias que mais precisam.