Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Em artigo no Popular, Glaustin destaca união da bancada goiana para manter empregos da indústria automotiva

Deputado federal articulou inclusão de emenda para prorrogar até 2025 a concessão de benefícios tributários às montadoras de veículos instaladas no Centro-Oeste, como o Grupo Caoa, em Anápolis, e a Mitsubishi, em Catalão

Por Redação em 12/10/2020 às 13:42:42
(Reprodução)

(Reprodução)

O deputado federal Glaustin da Fokus (PSC-GO) publicou nesta sexta-feira um artigo no jornal O Popular para celebrar a aprovação da Medida Provisória 987/2020 pelas duas Casas do Congresso Nacional, com uma emenda de sua autoria para prorrogar até 2025 a concessão de incentivos fiscais às montadoras de veículos instaladas no Centro-Oeste. O texto passou pelo Senado nesta semana e seguiu para sanção presidencial.

"A união multiplica a força. Somos 20 parlamentares federais por Goiás e nem sempre concordamos em tudo, porém, quando a luta é pelos nossos municípios, não existe divergência ideológica que impeça o trabalho conjunto", escreveu Glaustin no jornal. "São milhares de empregos diretos em jogo para anapolinos e catalanos, com o Grupo Caoa e a Mitsubishi, isso sem contar o efeito multiplicador de toda a cadeia produtiva, de forma indireta, em todo o estado."

Editada em junho pelo presidente Jair Bolsonaro, a MP 987 estendia inicialmente o prazo de inscrição de novos projetos no Rota 2030, programa de incentivo à indústria automotiva de todo o Brasil, mas os benefícios só seriam renovados após 2020 para a região Nordeste. Autor da primeira emenda ao texto, Glaustin convenceu o relator da medida na Câmara, deputado federal André de Paula (PSD-PE), a incluir a mudança a favor do Centro-Oeste.

O parlamentar goiano lembrou o reconhecimento do relator pernambucano, em plena tribuna da Câmara, ao trabalho suprapartidário da bancada estadual e do governador Ronaldo Caiado. "Mesmo sendo nordestino, o deputado André nos ajudou a convencer o Brasil de que os efeitos da exclusão seriam, nas palavras dele, "dantescos" para Goiás neste momento de pandemia, em que as dificuldades no setor são internacionais", destacou no artigo.

Glaustin se envolveu na questão logo em seu primeiro mês de mandato, ao apresentar o Projeto de Lei 1132/19, em fevereiro de 2019, para modificar a Lei nº 9.826, que estabeleceu, em 1999, benefícios tributários para que montadoras construíssem fábricas fora do eixo Sul-Sudeste.

Esses incentivos vigorariam até 2010, mas o prazo se ampliou sucessivamente até 2020. Há dois anos, o Congresso Nacional estendeu o regime automotivo do Nordeste para 2025 – sem renovar, entretanto, as mesmas condições ao Centro-Oeste. Com a emenda de Glaustin, a MP 987 corrige essa distorção e possibilita a permanência das montadoras em Anápolis e Catalão.

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários