Campanha Mosaic Jan 2024 728 x 90 1
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

Síndrome M.M.A. em suínos pode ter maior eficácia com associação de anti-inflamatório com antibiótico

Associação de anti-inflamatório com antibiótico é eficaz para tratamento da Síndrome da Metrite Mastite Agalaxia (M.M.A.) em suínos

Por Redação em 21/10/2020 às 21:51:42
(Reprodução)

(Reprodução)

"A Síndrome Metrite Mastite Agalaxia, conhecida como Síndrome M.M.A., acomete as fêmeas de suínos no fim da gestação, durante o parto e no período de lactação, causando muitos prejuízos aos produtores. A mastite costuma vir acompanhada da metrite (infecção do útero). Ambas causam redução na produção de leite, a chamada disgalaxia ou a redução total, chamada de agalaxia. Esse processo aumenta o desafio da oferta de leite para os leitões, comprometendo o seu desenvolvimento", afirma o médico veterinário e coordenador técnico de suínos da Vetoquinol Saúde Animal, André Buzato.

Os suinocultores precisam ficar atentos aos sinais clínicos, como febre, constipação, falta de apetite, e corrimento vaginal, que ocorrem geralmente entre 12 a 72 horas pós-parto. É importante ressaltar que nem todos os casos atingem uma forma tão grave de manifestação, mas em determinadas situações o quadro pode evoluir para uma infecção generalizada (septicemia), podendo levar a fêmea à morte.

"A incidência da Síndtrome M.M.A. pode variar consideravelmente entre 1 a 60%, com média de 15%. Como forma de prevenção e controle, é indicado um rigoroso acompanhamento das condições de manejo e higiene, bem como nutrição adequada e balanceada para as fêmeas. Porém, quando já existe o diagnóstico da síndrome, indicamos como tratamento a associação de anti-inflamatório com antibiótico", recomenda o especialista da Vetoquinol.

Com amplo portfólio, a Vetoquinol Saúde Animal, uma das 10 maiores empresas de saúde animal do mundo, oferece dois produtos de destaque e líderes no mercado que, juntos, proporcionam alta eficácia no tratamento da Síndrome M.M.A, com rapidez. O protocolo conta com a ação de Forcyl, antibiótico injetável em dose única que tem em sua composição a marbofloxacina como princípio ativo. Combinado com alta concentração plasmática e rápida ação, Forcyl evita a resistência do agente bacteriano. André Buzato informa que produto também possui baixo período de carência (apenas nove dias) e é uma solução rápida e eficaz para o suinocultor, de modo que gera menos perdas e gastos para a granja.

Para um resultado ainda mais eficiente no controle da Síndrome M.M.A., os produtores devem completar o tratamento do Tolfedine CS, o primeiro anti-inflamatório não esteroidal à base de ácido tolfenâmico, princípio ativo exclusivo da Vetoquinol no Brasil, que atua como adjuvante no tratamento das enfermidades. "Tolfedine CS tem tripla ação – analgésica, anti-inflamatória e antipirética – e oferece potente tratamento para a Síndrome M.M.A. em uma única dose de ação rápida e prolongada", reforça o gerente técnico de suínos da Vetoquinol Saúde Animal.

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários